Backup em nuvem: 5 motivos para usar na sua empresa

Backup em nuvem: 5 motivos para usar na sua empresa

Você provavelmente já ouviu falar no termo “salvar na nuvem”. Essa expressão já é usada há alguns anos e utilizada ao salvar fotos, documentos, vídeos, programas e qualquer outro tipo de informação de maneira supersegura por meio da internet. Além disso, outra característica bastante marcante de trabalhar com arquivos dessa maneira é o backup em nuvem.

Quando você salva algum arquivo na nuvem, ele vai para um local chamado datacenter, que são instalações seguras — física e digitalmente. Quando a informação está salva lá, você consegue fazer o download do arquivo em qualquer lugar, seja em celular, computador ou tablet, desde que tenha internet.

Diferenças entre backup em nuvem e local

O backup em nuvem ainda não é uma realidade para todas as pessoas. Muitos ainda optam por usar mídias físicas, como pendrive ou um HD para salvar os dados, e é preciso ficar atento para qual atende melhor às suas necessidades.

Armazenamento local

Salvar os seus arquivos em uma mídia física tem, sim, os seus benefícios. Além de poder acessá-los de maneira mais rápida (já que não depende da velocidade da internet), você não precisa estar online para fazer o backup.

No entanto, está bem longe de ser o método mais seguro. Isso porque problemas em aparelhos eletrônicos não são uma novidade, e é possível acordar um dia para descobrir que seu HD queimou e que você perdeu alguma informação que estava somente lá.

Além disso, são comuns os casos de pessoas que esqueceram de salvar uma informação nova no HD e acabaram perdendo-a no dia seguinte. O upload de dados precisa ser diário.

Armazenamento na nuvem

Embora dependa da internet, salvar seus arquivos na nuvem é, hoje, a maneira mais segura para não perder dados. Um bom serviço tende a ser bastante seguro, tanto física quanto digitalmente — prevenindo contra ataques de hackers.

Além disso, é muito mais acessível, já que você pode upar ou baixar um arquivo novo de qualquer lugar em qualquer aparelho.

A importância de um backup em nuvem

Se na sua empresa você nunca tiver perdido algum dado por defeito de máquina, acredite, foi sorte, e é bem provável que em algum momento essa perda vá acontecer — se você não tiver um backup na nuvem. Dados corrompidos, roubos e problemas eletrônicos acontecem diariamente, e é muito importante estar prevenido para não perder tudo e ter que quase fechar (ou até fechar) a sua empresa, como já aconteceu em alguns casos.

Vantagens do backup em nuvem

Economia

Um HD externo de boa qualidade e com um espaço de 1 terabyte custa, em média, R$ 250. O serviço, embora possa ser útil em um primeiro momento, como explicado anteriormente, não estará lhe entregando 100% de segurança. Além disso, um serviço de hospedagem com um mesmo espaço disponível pode custar apenas R$ 19,90 e ser muito mais seguro.

Praticidade

Sua empresa lida com um grande volume de informações? Esqueça aquele pendrive que fica passando por todos os computadores o dia inteiro. Upe o arquivo na nuvem e deixe que outra pessoa baixe no mesmo instante em outro computador.

Melhorar o armazenamento

Um terabyte já não é mais o suficiente para sua empresa? Aumente para 2, 10 ou quanto precisar — e sem esquentar a cabeça. Ao aumentar o espaço do armazenamento, você não precisará gastar horas e horas trocando de um HD para outro e correndo o risco de corromper dados e ainda atrapalhar o serviço do dia.

Centralização

Sem precisar ficar passando o pendrive o dia todo de computador para computador, todos têm acesso simultâneo às informações ao usar o backup em nuvem.

Segurança

Um bom serviço de backup na nuvem conta com segurança para proteger não somente o servidor, mas também as informações que você upou. Dessa forma, eles costumam fazer um backup do seu próprio serviço de backup — uma ajuda para se alguma coisa acontecer.
 
 
Fonte: Terra Empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *