Você já se perguntou por que alguns bares fazem sucesso enquanto outros fecham pouco tempo depois da inauguração?
Oferecer produtos de qualidade e um atendimento satisfatório é bom, mas, em um mercado concorrido como é o de bares e restaurantes, isso já não é mais suficiente.
Por isso, além de promover seu negócio da maneira correta e medir seus resultados com frequência, uma maneira de se diferenciar é por meio de promoções.
Pode parecer complicado de fazer, mas não é! Alguns exemplos de promoção funcionam, inclusive, para todos os tipos bares e restaurantes e não têm necessidade de alto investimento.
Para você se inspirar, trazemos 5 ideias de promoções para bares neste post!
5 ideias de promoções para bares
Programa de fidelização
Para estimular os clientes a voltarem para o seu bar, aposte nos programas de fidelização.
Pode ser o tradicional cartão, que deve ser preenchido para ganhar em troca um prêmio, ou algo mais moderno, como por meio de aplicativos.
O importante é estimular seus clientes a consumirem no seu bar, oferecendo algo em troca dessa fidelidade.
E, além da fidelização, essa tática pode ser usada na aquisição de novos clientes.
É só fazer uma promoção do tipo “indique seu amigo e ganhe um chope”, por exemplo.
Desconto para aniversariantes
O desconto para aniversariantes é um clássico das promoções de bares.
Oferecer um drink, entrada gratuita, sobremesa ou outro brinde para a pessoa no dia do aniversário dela é uma forma de atrair gente para o seu bar.
Isso porque provavelmente essas pessoas levarão amigos e consumirão outros produtos, movimentando o seu estabelecimento.
O desconto, aliás, pode ser compartilhado com os amigos de quem faz aniversário.
Você pode envolver o acompanhante dando a ele um bônus de 10% na conta ou uma sobremesa, por exemplo.
Promoções em datas comemorativas
Que tal aproveitar datas comemorativas como Dia dos Namorados, Dia dos Pais e outras que têm relação com o universo dos bares, como o Dia da Cerveja, para aumentar seu faturamento?
Embora não seja uma estratégia de fidelização, essa é uma boa maneira de estimular as pessoas a falarem sobre o seu bar.
Para funcionar, no entanto, não vale fazer a promoção só uma vez por ano.
O melhor é montar um calendário anual com as datas que fazem sentido para o seu negócio, para não perder o momento.
Bebidas em dobro
Quem não gosta de uma promoção “dois por um”?
Esse tipo de promoção incentiva o marketing boca a boca e vai movimentar seu bar.
No entanto, tome cuidado, porque sua margem pode cair.
A dica, então, é incentivar os clientes a convidarem amigos para fazerem o pedido junto.
Definir que a primeira bebida seja a mesma que aquela que vem de brinde também facilita a operação.
Happy hour
O happy hour é outro clássico das promoções para bares.
Especialmente se o seu bar estiver perto de áreas comerciais e empresariais, procure fazer promoções entre quartas e sextas, em horários como das 18h às 21h.
O chope ou drink em dobro do qual já falamos pode ser uma boa opção para atrair quem está saindo do trabalho e procura um local para relaxar.
Onde divulgar suas promoções
Não adianta montar uma promoção interessante se a clientela não ficar sabendo, certo?
Por isso, depois de criar sua oferta, é hora de divulgá-la nos canais ideais.
Redes sociais
Dentre os mais conhecidos, estão as redes sociais.
Facebook e Instagram são as mais importantes.
Como o alcance orgânico das postagens tem diminuído, especialmente no Facebook, você pode investir nos anúncios geolocalizados para atingir as pessoas que estão na mesma região do seu bar.
É um investimento pequeno que costuma dar bom retorno!
Google Meu Negócio
Sabe quando uma pessoa digita o nome de um bar no Google e tem como resultado o endereço, o horário de funcionamento, dentre outras informações?
Isso se faz por meio do Google Meu Negócio.
Mesmo que você não tenha um site, cadastrar-se no Google Meu Negócio é o mínimo que você pode fazer pela sua empresa na internet.
Lá você pode postar fotos, divulgar suas promoções etc.
Email e blog
Outros canais que pode investir são Email Marketing, para divulgar suas promoções direto na caixa de entrada dos interessados, e blog, para tornar-se referência no seu mercado de atuação.
Só é importante, no caso do email, enviar mensagens somente para quem demonstrou interesse.
Assim, você não corre o risco de parar na caixa de spam.
Fonte: lojabrazil