5 dicas para aumentar o faturamento no fim do ano

5 dicas para aumentar o faturamento no fim do ano

Todos sabem que a economia fica mais aquecida no fim do ano, mas para tirar maior proveito disso é preciso ser criativo. Fazer diferente, tentar novas abordagens e redobrar os esforços são importantes fatores para se destacar da concorrência no período de festas.

O fim do ano é uma excelente época para aumentar as vendas, pois é um período em que as pessoas, de uma maneira geral, estão predispostas a comprar presentes para seus amigos e familiares.

Para atender a demanda que cresce consideravelmente nesse período, é preciso estar preparado para atender os consumidores da melhor forma. Ou seja, as estratégias de ação de vendas devem ser traçadas com antecedência. O planejamento prévio com estudo de comportamento, interesse e poder de compras dos consumidores irá ajudá-lo a estabelecer o melhor plano de ação para esse período.

Principais estratégias que os empreendedores devem considerar ao fazer o planejamento de vendas de fim de ano

Com o objetivo estabelecido, é possível definir as estratégias a fim de aumentar a produtividade de vendas de fim de ano, como a definição do mix e volume de produtos em estoque, promoção, capacitação da equipe de vendas, dimensionamento da estrutura e formas de comunicação.

Para suprir a demanda ampliada de produtos com as melhores condições de pagamento, o empreendedor deve antecipar os pedidos de compra junto aos fornecedores. A diversidade do mix de produtos também é determinante para muitos segmentos nessa época do ano.

Primeiramente, você deve focar na capacitação da equipe de atendimento e vendas, uma vez que esse processo pode levar algum tempo. Portanto, é essencial contratar colaboradores com antecedência para que a produtividade não seja comprometida. Além disso, os empresários devem prestar atenção na estrutura e back office, pois com o volume maior de vendas, será necessária uma equipe de apoio maior. Outro ponto que merece maior atenção são equipamentos utilizados pela equipe, como máquinas de cartão, computadores, leitores de código de barras etc.

O planejamento da comunicação da empresa a fim de negociar os espaços publicitários também deve ser feito com antecedência. É preciso salientar que os espaços disponíveis para anúncios, como jornais, outdoors, rádio e TV são bem disputados nos últimos dois meses do ano. Por isso, o processo criativo e a negociação dos espaços publicitários devem ser realizados o quanto antes.

As formas de pagamento disponíveis também merecem destaque. Elas são determinantes para o aumento das vendas. Por isso, é fundamental disponibilizar diversas formas de pagamento, como cartões de crédito, linhas de financiamento direto, crédito próprio etc.

Após considerar as principais estratégias para que o planejamento seja eficaz, nós vamos dar algumas dicas para que você venda muito mais no final de 2019.

1. Destaque a equipe de vendas e a vitrine

Para as lojas físicas, é importante que os vendedores estejam destacados. Assim, ao entrarem no estabelecimento, os clientes rapidamente irão identificar quem é o vendedor. Além da equipe de vendas estar devidamente identificada, a vitrine também merece atenção. Para isso, é imprescindível elaborá-la de uma forma que atraia e conquiste o cliente que passa em frente.

2. Varie no mix de produtos

É essencial que a empresa ofereça um mix de produtos que atenda às necessidades do consumidor. Além disso, é importante investir na grade completa desses produtos. O que isso quer dizer? Imagine um cliente que gostou de um determinado produto, mas o prefere em outra cor. Caso você não tenha o item desejado pelo consumidor, é provável que ele saia frustrado do seu negócio e termine as compras em outra loja.

3. Ofereça combos promocionais e produtos correlacionados

Como a maioria dos consumidores está propensa a gastar nessa época do ano, oferecer combos promocionais é uma ótima maneira de aumentar o valor da venda. Lembre-se também que embalagens vistosas deixam os produtos mais chamativos. Oferecer produtos correlacionados é uma estratégia similar aos combos promocionais. A correlação de produtos permite que as vendas sejam aumentadas, uma vez que o cliente enxerga vantagem em adquirir produtos que satisfaçam todas as suas necessidades.

4. Ofereça um ambiente saudável ao seu público

Oferecer um ambiente propício às vendas é essencial para aumentar o fluxo de caixa. Por isso, é importante que o ambiente esteja bem decorado. Além disso, a disposição dos produtos deve ser feita de uma maneira que facilite a vida do cliente e do vendedor. Para isso, você pode utilizar a psicologia das cores e a criatividade para melhor o ambiente.

5. Invista na comunicação

Como falamos, a comunicação com o público é uma das principais estratégias de vendas. Para isso, você deve fazer uma análise do consumidor a fim de encontrar a melhor forma de se conectar com os consumidores. Na hora de oferecer um produto, é fundamental que o vendedor não deixe o cliente desconfortável. É imprescindível abordá-lo de forma tranquila, mostrando como o produto poderá ajudá-lo de acordo com suas necessidades.

As redes sociais também podem ser utilizadas como estratégia de divulgação do estabelecimento e, principalmente, na fidelização dos clientes. Portanto, investir em conteúdos relevantes pode ajudar o seu cliente a tomar uma decisão de compra mais assertiva, facilitando suas vendas!

Em resumo, traçar estratégias de produto, promoção, equipe, estrutura e crédito com antecedência podem fazer com que o faturamento no fim de ano aumente, uma vez que o planejamento pode ser elaborado de uma maneira mais assertiva.
 
 
Fonte: SEBRAE

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