Como fidelizar clientes em restaurantes de maneira eficaz?

Como fidelizar clientes em restaurantes de maneira eficaz?

Seja qual for sua área de atuação, a fidelização da clientela tem um peso muito importante para o seu negócio.

Clientes fidelizados consomem com mais frequência, dão feedbacks mais sinceros, ajudam você a se destacar da concorrência e se transformam num porta voz da sua marca e/ou estabelecimento.

É como diz a frase de Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual”.

Hoje vamos listar alguns pontos para que você consiga fidelizar clientes em restaurantes com mais eficácia.

5 dicas de como fidelizar clientes

Conheça seu público-alvo e direcione seus esforços para ele

Restaurantes também têm uma audiência segmentada.

Por isso, descubra qual é a sua e foque em oferecer o que sua clientela busca.

Para isso, algumas perguntas podem ajudar: quem são seus melhores clientes?

Onde estão?

O que procuram em um restaurante?

O que esperam dos seus produtos e serviços?

Por exemplo: se você possui um restaurante com preços mais altos, sabe que provavelmente seu público procura algo mais sofisticado.

Se trabalha com uma alimentação mais básica, já sabe que poderá usar preços mais baixos como chamariz.

Crie programas de incentivo e ofertas para atrair sua audiência mais fiel

Se você tem clientes que já são fiéis, retribua com formas de bonificação, como descontos especiais e ofertas exclusivas; além de auxiliar na fidelização, também ajudará a atrair novas pessoas por essa possibilidade de ganho.

Outra saída é fazer promoções com os pratos mais pedidos, combos e ofertas de sobremesas.

Cartões fidelidade e parceria com outros estabelecimentos cujo público-alvo é semelhante também são ótimas ideias.

Tudo isso estimulará seu cliente a voltar.

Tenha um atendimento nota 10

Um bom atendimento é a soma de alguns fatores: equipe bem preparada, processos bem estruturados, criação de experiências únicas…

E muito disso nasce com treinamento.

Por isso, invista em treinar seu time para que ele saiba como atender o cliente e criar uma experiência inesquecível.

Mas também é preciso investir na qualidade e apresentação dos seus produtos, para que causem uma boa impressão.

E, por fim, a cereja do bolo: situações únicas pedem certa dose de improviso.

Quando algo não sai da forma que deveria, procure contornar o problema com o atendimento: ofereça um desconto ou oferta especial e sirva um sincero pedido de desculpas acompanhado de um sorriso no rosto.

Comunique-se com seus clientes e divulgue seu restaurante

Diz o ditado que “quem tem boca vai a Roma”.

E, hoje, com as formas mais facilitadas de comunicação, isso é cada vez mais verdade.

As redes sociais, por exemplo, são uma maneira de se comunicar, divulgar seu estabelecimento e ao mesmo tempo criar engajamento em seus clientes.

Use o perfil do seu restaurante nas redes sociais para comunicar, por exemplo, o que está no cardápio, quais são as promoções e ofertas, qual é o horário de funcionamento…

Use-as também para responder às dúvidas da clientela.

Se tiver os contatos dos clientes – principalmente WhatsApp ou e-mail -, experimente enviar descontos especiais para os mais fiéis.

Faça pesquisas de satisfação e busque depoimentos e feedbacks

Peça sempre para seus clientes fazerem críticas ou darem sugestões sobre seu estabelecimento.

Você pode usar formulários em papel ou online, divulgar um e-mail de SAC ou ter uma área no seu site ou rede sociais para comunicação. E não se esqueça de respondê-los o mais rapidamente possível.

Mas não esteja só aberto a escutá-los: analise suas críticas, veja se fazem sentido e trabalhe para mudar seu estabelecimento para melhor.
 
 
Fonte: lojabrazil

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