Descubra como utilizar o Whatsapp Marketing para restaurantes

Descubra como utilizar o Whatsapp Marketing para restaurantes

A cada nova tecnologia que surge, novas possibilidades de negócio aparecem logo em seguida. Por isso, independentemente de qual seja o seu ramo de atuação, é preciso ficar atento às novidades e como elas podem ser utilizadas a favor do seu estabelecimento.

É o caso do uso das redes sociais, mais notoriamente Facebook e Instagram, para a divulgação de restaurantes. Amplamente utilizadas, essas ferramentas são ideais para alcançar potenciais clientes e, a custos baixos, realizar ações com o objetivo de atrair público e aumentar as vendas.

Na esteira dessas mídias, o WhatsApp marketing para restaurantes surge como nova forma de falar diretamente com o público, de forma mais próxima e direcionada.

O que é WhatsApp marketing?

WhatsApp marketing são estratégias de comunicação, venda e relacionamento por meio do app de mensagens para o envio de informações, promoções, para responder perguntas e, dependendo do modelo de negócio, recebimento de pedidos dos clientes.

Como é altamente disseminado – são mais de 120 milhões de usuários no Brasil -, ações de marketing via WhatsApp conseguem alcançar boa parte da base de clientes, em uma linha de comunicação direta e objetiva.

Quais as vantagens de utilizar o WhatsApp marketing para restaurantes?

Baixo custo

Considerando que se trata de um aplicativo gratuito e que roda em basicamente qualquer smartphone, o WhatsApp marketing para restaurantes é uma estratégia com custo bastante reduzido quando comparada a outras formas de divulgação.

Agilidade

Com o WhatsApp Business, versão gratuita voltada para negócios, é possível se relacionar com clientes em tempo real e de forma mais otimizada.

Isso porque o app permite uma série de facilidades, como a configuração de respostas automáticas e a segmentação da base de clientes em categorias e listas separadas de acordo com o seu interesse.

Além disso, assim como acontece quando buscamos por algum estabelecimento no Google, o cliente tem acesso às principais informações do restaurante, como horário de funcionamento, endereço etc.

De acordo com o Sebrae, mais de 70% das Micro e Pequenas Empresas do Brasil utilizam o WhatsApp em seus negócios.

Conteúdo multimídia

Em tempos memes e gifs, o WhatsApp marketing para restaurantes é uma verdadeira mão na roda, pois permite o envio de basicamente qualquer tipo de mídia, como áudios, imagens, vídeos, gifs e textos para os clientes.

Mensuração de resultados

Por meio do WhatsApp Business, você tem acesso a métricas básicas que permitem avaliar o desempenho das suas ações de marketing no aplicativo, como número de pessoas que receberam e que abriram uma mensagem.

Essa é uma ferramenta muito útil para que você possa avaliar qual conteúdo tem mais aceitação junto ao seu público e qual gera mais engajamento.

Como utilizar o WhatsApp marketing para atrair clientes?

Envie alertas relevantes

A maneira mais óbvia como restaurantes podem se beneficiar do WhatsApp marketing é por meio do envio de alertas aos clientes. As mensagens podem conter promoções, ofertas especiais, descrever os pratos do dia ou divulgar o menu da semana, por exemplo.

Preste atenção ao conteúdo

O WhatsApp permite uma comunicação muito mais direta e objetiva, muitas vezes sequer sem nenhuma palavra. No entanto, isso não significa que você deva descuidar da qualidade do conteúdo que você compartilha.

Busque entender quem são seus clientes e a linguagem que melhor se adapta a eles. Se seu estabelecimento atende majoritariamente o público jovem, talvez conteúdos bem humorados funcionem bem. Porém, caso o foco seja um público mais velho e refinado, textos e vídeos bem produzidos podem ser a melhor alternativa.

Independentemente de quem sejam seus clientes, tenha em mente que o conteúdo enviado deve se relacionar com o perfil da clientela e manter um padrão de qualidade (imagens bem produzidas, textos sem erros de digitação ou extensos demais etc).

Fidelize seus clientes

O WhatsApp marketing para restaurantes permite que você mantenha contato diretamente com o cliente. Por isso, além de listas de transmissão para o disparo de mensagens gerais, invista também em mensagens individuais, lembrando, por exemplo, do aniversário do cliente.

Isso demonstra atenção do restaurante e faz com que os clientes se sintam valorizados, aumentando as chances de fidelização.

Responda às interações

O WhatsApp não deve ser visto como uma via de apenas um sentido. Da mesma forma que você contacta seus clientes, eles também entrarão em contato com você por meio do aplicativo. De fato, muitas pessoas se sentem mais à vontade em escrever do que ter que telefonar para o local e utilizarão o número para tirar dúvidas, fazer pedidos etc.

Por isso, garanta que você tenha o tempo e a estrutura para atender os clientes que mandem mensagens. Como dissemos, você pode configurar respostas automáticas no WhatsApp Business, mas é importante que você leia as interações e dê satisfação ao seu cliente.

Nesse sentido, você também pode utilizar o app para pedir feedbacks à clientela e utilizar as críticas e elogios recebidos para melhorar o serviço prestado.

Cuidados que você precisa tomar ao utilizar o WhatsApp marketing como ferramenta

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens que utiliza o número pessoal dos clientes. Por isso, antes de enviar qualquer tipo de conteúdo, peça que eles confirmem se aceitam ou não receber mensagens promocionais.

Caso a resposta seja negativa, exclua a pessoa imediatamente da lista e não insista. Se o cliente topar receber seus conteúdos, não abuse e procure enviar mensagens apenas em horário comercial.

E atenção: a partir de dezembro de 2019, o WhatApp (empresa que pertence ao Facebook) vai processar quem violar as normas relativas ao envio abusivo de mensagens em massa – tanto na versão pessoal quanto na empresarial.

Por fim, para que suas ações sejam mais efetivas, evite o envio de conteúdos que sejam pesados ou extensos demais. Textos e áudios muito longos ou vídeos muito pesados correm um risco maior de serem rejeitados pelo público. Foque em mensagens objetivas e leves, que não tomem muito tempo do cliente nem consomem muitos dados.
 
 
Fonte: lojabrazil

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