4 diferenças entre vender via redes sociais e e-commerce

4 diferenças entre vender via redes sociais e e-commerce

Seja por meio das redes sociais ou com uma loja virtual, ter presença online é fundamental não só para o crescimento do seu negócio, mas para ele se manter — afinal, as pessoas são bombardeadas com inúmeras opções de compras dos seus concorrentes.

Caso ainda esteja estudando se vai investir em vender via redes sociais ou por meio de um e-commerce, chegou a hora de aprender a diferença entre cada um e os seus principais benefícios.

Aprenda a vender por e-commerce

Lojas virtuais são altamente recomendadas para negócios que já estão mais consolidados no mercado. Isso porque os clientes que chegam para comprar em um e-commerce costumam estar atrás de um produto específico — eles viram um anúncio ou já conhecem o seu negócio.

Entenda que, por serem um negócio mais robotizado, ou seja, não haver uma interação natural entre vendedor e cliente, apenas a exposição do produto, e-commerces precisam passar a sensação de confiança, de atenção a sites fraudulentos. E isso é bem difícil: apenas marcas muito consolidadas no mercado conseguem fazê-lo sem uma ajuda das redes sociais.

Saiba como vender via redes sociais

O princípio básico de qualquer rede social é a interação. E vender via rede social é basicamente isso. As plataformas mais famosas, como Facebook, Instagram e WhatsApp contam com suportes específicos para empresas e comerciantes as usarem como método de venda.

Diferentemente do e-commerce, vender pela rede social proporciona a oportunidade de interagir com clientes, oferecendo soluções para eles. Quem deseja comprar consegue avaliar melhor o seu produto — por meio das opiniões de outras pessoas que já fizeram a compra. Isso leva à confiança necessária para comprar via redes sociais, como citado anteriormente.

4 maiores diferenças entre vender via redes sociais e e-commerce

Tipos de clientes

Explicamos que ao vender via redes sociais e via e-commerce há diferentes tipos de clientes.

Enquanto nas redes sociais é possível fazer anúncios e oferecer seu produto para pessoas de todo o mundo, os e-commerce costumam contar com clientes mais fiéis. O ponto ideal é que o seu negócio tenha os dois. Assim você consegue ofertar o seu produto para um público maior e ser eficaz em plataformas diferentes.

Uma solução para isso é anunciar nas redes sociais para oferecer seu produto a uma vasta pluralidade de pessoas e direcioná-las para a sua loja virtual por meio de links no ato da compra.

Relacionamento com os clientes

A interação e-commerce e clientes costuma ser bastante limitada. Ela geralmente acontece quando a pessoa já comprou em sua loja e forneceu um e-mail ou telefone que serve como canal de comunicação.

As redes sociais, no entanto, oferecem inúmeros métodos para isso, seja nos comentários das publicações ou na caixa de mensagem, o que ajuda bastante na hora da venda.

Métodos de compras

Vender via redes sociais tem como ponto forte a interação; já o e-commerce ganha na praticidade e na grande oferta de métodos de pagamento — boletos, cartão de créditos e outros mais —, que costumam ser limitados nas redes sociais. Por isso, como citado anteriormente, uma boa dica é direcionar o seu cliente, no momento da compra, para a sua loja virtual.

Formas de apresentar seu produto

Outro ponto bastante importante para o e-commerce são as fotos que a sua loja publica. Elas precisam ser diferentes das que você colocou em anúncio nas redes sociais, que exigem fotografias mais naturais; no seu site, porém, é possível colocar opção de zoom e fazer uma “vitrine” mais elaborada.
 
 
Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *