Como motivar as equipes de restaurantes?

Como motivar as equipes de restaurantes?

Saber como motivar equipes é uma das maiores preocupações de qualquer empresa. Isso porque a motivação é, comprovadamente, um dos fatores que mais influenciam na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, nos lucros da empresa.

Em restaurantes, essa realidade não é diferente. O sucesso de um estabelecimento depende, em grande parte, da equipe que o compõe. Cozinheiros, garçons e auxiliares são o coração de qualquer restaurante.

Por isso, contar com funcionários motivados, que se sintam valorizados e importantes dentro do negócio, é essencial para garantir um serviço de qualidade, que satisfaça as exigências dos clientes e ajude a alcançar as metas traçadas pela própria empresa.

CERTIFICADO DIGITAL e-CPF | e-CNPJ | e-Jurídico

Como manter a equipe do seu restaurante motivada?

Compartilhe responsabilidades

Em um restaurante, é comum que as funções sejam bem divididas entre as diferentes áreas e profissionais. Porém, essa separação pode gerar um sentimento de desconexão entre os diferentes níveis hierárquicos da empresa.

Como consequência, a falta de diálogo e interação pode levar a atitudes prejudiciais, em que cada colaborador preocupa-se apenas com as tarefas que dizem respeito estritamente à sua função, baseando-se em um pensamento de “este não é meu trabalho, então não preciso fazê-lo”.

Para evitar esse tipo de cenário, é preciso criar um ambiente de responsabilidade mútua pelo restaurante e pelo objetivo maior da empresa: servir bem o cliente.

Quando a equipe divide responsabilidades, gera-se mais interação e mais integração, fazendo com que todos sintam que seus esforços valem a pena e que podem, de fato, colaborar para o sucesso da empresa.

Busque feedbacks

Um dos segredos para motivar equipes é buscar ouvir o que cada um dos seus membros pensa sobre a empresa, seus colegas e o dia a dia do seu trabalho.

Seja em conversas em grupo, individuais ou por escrito, é importante que o gestor evite assumir uma postura defensiva e disponha-se a ouvir o que os colaboradores têm a dizer e, se for o caso, resolver quaisquer problemas o mais rapidamente possível.

Importante ressaltar que o objetivo não é lavar roupa suja entre a equipe, mas buscar feedbacks que possam dar sugestões e insights para melhorar o ambiente de trabalho, a relação entre os funcionários e, consequentemente, sua motivação.

Promova treinamentos

Capacitar seus funcionários é outra excelente forma de motivar equipes. Quando os colaboradores sentem que a empresa zela por seu desenvolvimento profissional, eles se sentem mais valorizados e tendem a se engajar ainda mais com suas atividades e com os objetivos traçados.

Além disso, profissionais mais bem capacitados exercem melhor suas funções e entregam ao cliente um serviço de melhor qualidade, impactando diretamente na imagem e no sucesso do estabelecimento.

Seja justo

Boa parte do sucesso em motivar equipes passa por um tratamento igualitário de todos os funcionários. Favoritismos e inconsistências ao lidar com diferentes membros do time geram desequilíbrios e alimentam um sentimento de impotência que acaba por desmotivar a equipe e desestruturar o ambiente.

Por isso, cabe ao gestor fazer com que todos se sintam valorizados e saibam que são parte essencial no dia a dia do restaurante, sabendo reconhecer seus esforços e méritos.
 
 
Fonte: lojabrazil

CERTIFICADO DIGITAL e-CPF | e-CNPJ | e-Jurídico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *