A importância da iluminação no PDV

A importância da iluminação no PDV

O arquiteto Alexandro Ramos dá dicas sobre iluminação, desde a fachada até o interior da loja, abordando a parte técnica e “entendendo de que maneira àquela luz dará os caminhos de compra, induzindo o cliente a ver possibilidades de consumo”, afirma o arquiteto. E, ainda: conta o que há de mais moderno no segmento.

Qual é a importância da iluminação para que o ponto de venda atraia o consumidor e faça vendas?

Através da iluminação é possível criar uma atmosfera de compra, destacando produtos, evidenciando cores e texturas. A luz conduz o cliente a caminhar pelos departamentos, demarcando áreas e dividindo coleções.

Em um projeto de varejo, em qual momento o trabalho de iluminação inicia?

O projeto de iluminação é parte do desenvolvimento estratégico da marca e deve ter seus primeiros traços já nos estudos preliminares. Evoluindo posteriormente para um projeto técnico baseado em cálculos de luz e eficiência. Deve-se pensar principalmente em temperatura de cor, fachos e intensidades de luz.

Conte sobre o processo deste trabalho de iluminação desde a fachada até interior da loja, incluindo provadores

A começar pela fachada, a luz valoriza a forma arquitetônica do edifício, suas texturas, efeito luz e sombra, tomando devidos cuidados quando houver Vitrine. Daí precisamos pensar de uma maneira diferente, valorizando essa “janela”, com um balé de luzes capaz de chamar o cliente para dentro da loja. A identidade visual da marca é o fator preponderante para esse estudo de luz. O primeiro impacto é importantíssimo e traduz logo de cara o que a marca é realmente.

A partir deste ponto, além da parte técnica que é a função principal da iluminação, precisamos estar atentos ao que diz respeito à quesitos sensoriais, entendendo de que maneira àquela luz dará os caminhos de compra, induzindo o cliente a ver possibilidades de consumo. Os focos, os perfis de luzes e todos os artifícios devem ser levados em conta, até que encontre o formato ideal desse layout de luz.

O provador tem papel fundamental na decisão final de compra. Essa luz deve ser equilibrada, com poucos pontos de foco além do IRC (Índice de Reprodução de Cor) alto para ter fidelidade nas cores dos produtos. Assim a venda está praticamente garantida.

O varejo hoje já tem consciência da importância de uma iluminação adequada?

O Varejo passou por essa transição já faz algum tempo. Os investimentos atuais na compra de bons sistemas de iluminação, por grande parte da rede varejista é significativo e mostra como é importante um bom projeto luminotécnico. Os escritórios especializados em projetos de RETAIL, tiveram um papel fundamental no desenvolvimento do nosso mercado, demonstrando, através de resultados aplicados, que uma boa iluminação é capaz de aumentar as vendas.

O que existe de mais moderno hoje em iluminação de varejo (lâmpadas, como fazer a iluminação, serviços etc)?

O mercado e produtos passam por reformulação e evolução constantes. Neste momento, questões como dimerização de temperatura de cor é uma tendência que veremos em alguns anos com maior aplicação, principalmente em áreas como provadores, tendo seu efeito relacionado com as coleções de moda. Também vale citar a nova linha de LEDs capazes de efetuar a fotossíntese, para jardins em ambientes internos e sem luz natural. Vale ressaltar a alta procura e consumo por LEDS com IRC 90, capazes de demonstrar as cores de forma muito mais real e viva.
 
 
Fonte: portaldovarejo

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