Como vender mais nas redes sociais?

Como vender mais nas redes sociais?

Ter uma presença digital robusta é o objetivo que toda a empresa deve perseguir. Ou seja, além de um site, blog ou loja virtual que apresente os seus produtos e serviços, é preciso entender como os consumidores acessam a sua informação e buscam o que você oferece. Desde o surgimento das redes sociais, na década passada, houve uma mudança radical no perfil dos consumidores. E uma dúvida para os empresários: afinal, como vender nas redes sociais?

Hoje, estima-se que pouco mais de quatro entre dez brasileiros utilizam as redes sociais para compras. É um número maior do que a média mundial. É só pensar os brasileiros passam mais ou menos de 3 horas por dia navegando por esses sites. Ou seja, há boas oportunidades a serem exploradas aí.

Vamos mostrar algumas possibilidades para mostrar como vender nas redes sociais a partir da disponibilização de um conteúdo de qualidade, que seja integrado entre as diversas plataformas. Para isso, é importante criar uma identidade visual em que o seu negócio possa rapidamente ser reconhecido, seja em qual plataforma for.

Como vender nas redes sociais?

1) Estratégia

Antes de chegar lá, é preciso montar uma boa estratégia, que envolve a produção de um bom conteúdo, de preferência exclusivo. É a partir dele que você vai chegar até as pessoas e fazer que entre milhões de ofertas e distrações, ele note o seu produto ou serviço. O conteúdo pode ser em texto, fotos, vídeos ou tudo junto e misturado. O importante é que esse conteúdo seja pertinente e tenha apelo tanto visual como na mensagem que ele passa.

2) Relacionamento

As redes sociais foram criadas para estreitar o relacionamento entre as pessoas. As empresas perceberam isso e passaram a atuar fortemente nesse setor. Porém, quando falamos em relacionamento, precisamos lembrar que isso deve se dar em duas vias. Não adianta nada produzir um conteúdo maravilhoso se você deixar a pessoa do outro lado falando sozinha. Nas redes sociais, o atendimento deve ser igual ou melhor do que aquele oferecido no comércio tradicional. Uma pessoa bem atendida, tende a voltar. Caso contrário, vai amplificar as críticas ao seu negócio e o resultado pode ser destastroso. Estreitar o relacionamento é uma boa maneira de como vender nas redes sociais com inteligência.

3) Vídeos em alta

Você sabia que o Youtube é a rede social preferida pelos brasileiros? Portanto, vale a pena criar um canal no serviço e atrair os consumidores por meio de vídeos demonstrativos ou mesmo tutoriais. Quantas vezes a gente não resolveu um problema em casa, que parece sem solução, por meio de um desses vídeos. Quem trabalha com serviços tem um campo enorme a explorar nesse setor. Não se esqueça de otimizar os seus títulos e descrições, para aparecer em destaque nas buscas. Vale para o Google e para o próprio Youtube.

4) Facebook

No Facebook, as duas principais maneiras para melhorar as vendas é integrar o seu e-commerce com o Facebook e utilizar o Facebook Ads, que impulsiona as suas publicações por meio do pagamento de anúncios, que passam a ser inseridos na rede social. Os resultados costumam ser bem atraentes.

5) Instagram

O Instagram, que começou como um site para quem gosta de fotografia, incorporou novos formatos – os stories e lives cada vez mais ganham força – e passou a ser uma ótima plataforma de vendas. O seu uso é feito majoritariamente a partir do celular e, por isso, as compras por impulso sobressaem. É uma rede com apelo visual e, assim sendo, o material deve ser bem caprichado. As hashtags ajudam os usuários a encontrar os seus produtos, serviços e também promoções pontuais. Nessa rede, também há a possibilidade de posts patrocinados.

6) WhatsApp

Nos últimos anos, o WhatsApp ganhou o posto de “queridinho” dos brasileiros. O aplicativo virou uma espécie de faz tudo e as pessoas resolvem boa parte dos seus problemas diários por meio dele. São recados, trocas de informações, áudios, e também comércio. Muitas empresas criam listas para oferecer produtos e serviços e os resultados costumam ser bons. Isso porque para participar de uma delas, o cliente deixou anteriormente o seu número de maneira espontânea. Por exemplo, ele foi em uma loja, comprou uma blusa, e deixou o telefone para receber novas ofertas desse comerciante. O aplicativo também é bastante eficiente quando o cliente quer tirar uma dúvida ou saber se um determinado produto está disponível.
 
 
Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *