Como montar um calendário de datas importantes para a sua loja?

Como montar um calendário de datas importantes para a sua loja?

Aproveitar datas comemorativas e transformá-las em oportunidade de vendas é essencial. Principalmente no varejo, que precisa estar se reinventando e se destacando a todo momento.

O mercado muda muito rápido, é preciso acompanhar e estar pronto para oferecer o melhor aos seus clientes.
Por isso, é essencial estar atento ao calendário do novo ano. E, claro, separar as datas importantes para o seu público.

Mas, se você não sabe como montar o calendário para a sua loja, continue lendo.

Conheça o seu público

Não apenas para montar um calendário, conhecer o seu público é essencial para a sua loja. Sendo assim, o primeiro passo é descobrir quem são os seus maiores consumidores.

– Qual é o estilo de vida dessas pessoas?
– Como conheceram a sua loja (amigos, internet, etc)?
– Quais produtos vendem mais? Por que (presentes, etc)?

Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer para encontrar o perfil de clientes ideais.

Com as informações em mente, fica mais fácil definir o que é relevante ou não para quem frequenta a sua loja.

Separe as datas mais interessantes

Agora que você já conhece o seu público, basta analisar as datas do ano e separar as que se encaixam no seu nicho. Se a maioria do seu público são jovens, não deixe passar datas como carnaval e Dia dos Namorados, por exemplo.

Já se é um público mais familiar, datas como Dia das Crianças, Dia dos Pais e Dia das Mães não podem faltar.

E claro, não esqueça de datas “secundárias”, ou seja, que costumam passar despercebidas. Elas podem ser, muitas vezes, a solução para aquele mês mais parado.

Algumas datas secundárias:

– Dia dos professores;
– Dia do livro;
– Início de estações (outono, verão, primavera e inverno);
– Dia dos avós.

São muitas outras, fique de olho no calendário!

Pense em como linkar com os seus produtos

Essa talvez seja a parte mais desafiadora de montar o seu calendário, unir os seus produtos/serviços à data.

Alguns exemplos clássicos:

– Promoção dos setores de moda, beleza, eletrônicos, móveis e eletrodomésticos para o Dia das Mães e Dia dos Pais;

– Descontos especiais em brinquedos e eletrônicos no Dia das Crianças;

– Condições exclusivas em artigos de informática e móveis para estudo em época de volta às aulas;

Esses são alguns exemplos clássicos, mas aqui o que vale é usar a criatividade sem perder a data de vista!

Esteja pronto em todas as datas!

Agora que você já sabe como montar um calendário, precisa estar pronto para suprir as demandas.

Em datas especiais as vendas aumentam e você precisa de um estoque que dê conta de atender todo mundo, né?

Fonte: Gazin

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