Loja física segue na preferência do consumidor

Loja física segue na preferência do consumidor

É visível que o varejo online se despontou durante a pandemia. E conquistou novos públicos que adiavam esse contato direto com a tecnologia e com a modalidade de compra. Acontece que o consumidor não abriu mão da loja física, que continua caindo na preferência de mais da metade dos brasileiros.

O levantamento Consumer Insights, feito pela Kantar, mostra muito bem essa realidade. Dos consumidores brasileiros pesquisados, 51% confirmaram que preferem fazer suas compras na loja física mesmo durante a pandemia de Covid-19.

Além disso, o shopper ainda sinaliza algumas dificuldades para ter acesso 100% ao e-commerce. Seja por marketplace, redes sociais ou até mesmo o WhatsApp, plataforma com maior nível de aceitação entre os entrevistados.

Loja física x e-commerce

Mesmo com os 350 mil novos lares que passaram a optar pelo canal online no terceiro trimestre de 2020 em relação ao segundo, como consta no estudo da Kantar, entre os desafios que persistem estão: a sensação de insegurança e a falta de um vendedor.

Para 44% dos brasileiros, não ter a figura de um vendedor ou um atendente da loja para tirar dúvidas é uma barreira. Além disso, 33% dizem não confiar em fornecer dados para compras online.

Outras 19% não encontram o sortimento esperado. Por fim, 16% se preocupam com o atraso nas entregas e não têm esperanças de que esse aspecto irá melhorar rapidamente. Pontos que que acabam favorecendo a confiabilidade do varejo público.

Digital e físico, por que não?!

Para manter essa preferência do consumidor pela loja física, é preciso evolução nos processos, ou seja, melhorar o que você já faz muito bem dentro da loja. Um dos quesitos valorizados nas compras presenciais é o atendimento. Muitos consumidores prezam por esse contato e sentem-se confortáveis e seguros quando são acolhidos, ou seja, bem atendidos.

Então, mantenha sua equipe motivada e por dentro de tudo que acontece na sua loja para, justamente, transmitir essa segurança ao consumidor. Um processo falho na hora do atendimento resultado na desistência de uma compra.

A capacitação dos vendedores é necessária para não deixar nenhum ruído de comunicação entre a loja e o cliente. Além de proporcionar a fidelização deste público. Nem sempre é preciso investir tanta grana no processo de desenvolvimento dos funcionários. Aqui mesmo no Portal Vitrine do Varejo falamos de dicas práticas para ajudar o lojista a planejar o desenvolvimento de seu pessoal. Confira aqui.

Comprar o produto e já levar para a casa é outro fator que coloca a loja física em evidência. Pode não parecer tão relevante, mas tem consumidor que prefere assim. Nada de espera ou de pagar por fretes quando a compra é feita online. Diante desse forte apelo, tenha sempre o mix certo para atender seu público-alvo e explore a loja para destacar os produtos, seja por meio de gôndolas organizadas ou exposições adequadas para chamar atenção do cliente.
 
 
Fonte: vitrinedovarejo

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