Os 4 maiores erros em gestão de estoque que você deve evitar

Os 4 maiores erros em gestão de estoque que você deve evitar

O estoque é patrimônio, por isso é primordial que você realize um planejamento de longo prazo e evite cometer alguns erros na gestão de estoque.

Uma boa administração desse setor permite que você tenha melhores resultados, dispondo sempre dos produtos que sua clientela necessita, fidelizando-a para sua loja.

Para te ajudar, realizamos uma pesquisa e identificamos quais são os erros mais comuns. Analise quais deles você possa estar cometendo e confira nossas dicas para não cair nessas armadilhas

1. Ruptura

Ruptura é a falta do produto. A ruptura é um dos maiores vilões do varejo, pois quando ela ocorre o cliente fica insatisfeito e acaba por visitar outra loja para procurar o produto. Resultado: grandes chances de perder o cliente para a concorrência!

Além do risco de perder o cliente, a loja perde a venda caso o cliente não opte por um produto substituto. Algumas pesquisas mostram que se não houvesse ruptura, o varejista aumentaria seu faturamento em cerca de 10%. Quem trabalha no varejo sabe a relevância desse número, que pode ser a diferença entre lucro ou prejuízo no final do mês.

2. Comprar produtos em excesso

A realização de compras não pode ser impulsiva, tampouco baseada somente em preço. É preciso que o setor comercial compre de forma coerente, atendendo a demanda, levando em consideração datas especiais e produtos sazonais, pois, caso contrário, as mercadorias se acumularão, dificultando o controle e aumentando os custos de gestão.

Realçamos a importância do apoio de um bom software de gestão, para não cometer erros banais ocasionados por euforia ou falta de informações adequadas ao processos de compra. É preciso ter uma visão do negócio como um todo!

3. Ignorar a importância do inventário para a gestão de estoque

São muitos os benefícios de se fazer regularmente o inventário. A disponibilidade de informações sólidas acerca de quantidades e valores dos produtos, orientam o setor de compras sobre quais deles deve-se focar em vender a fim de reduzir excessos de estoque.

Constatamos que a falta desses cuidados corresponde, no final do mês, a uma fatia da margem de lucro dos varejistas.

A implantação de rotinas visando a prevenção de perdas e melhoria do desempenho do comercial, transforma o inventário em rotina essencial, cuja execução pode ser simples e ágil.

4. Deixar de utilizar sistemas de informação para ajudar na gestão de estoque

Um bom software deve centralizar as informações que garantam a gestão da empresa.

Se sua empresa ainda não possui um sistema de gestão, busque se adequar e investir em tecnologias que melhorem o seu desempenho. Os custos ao se implantar um software são irrisórios se comparados aos benefícios advindos da diminuição de erros operacionais e de gestão. Só a gestão de estoque eficiente já traz retorno a esse investimento.
 
 
Fonte: infovarejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *