5 Dicas para aumentar o lucro do seu Restaurante

5 Dicas para aumentar o lucro do seu Restaurante

Aumentar o lucro, com certeza é a principal meta de proprietários de restaurantes. Afinal, é isso que garante a saúde financeira do empreendimento. Além disso, com mais lucro, é possível investir em melhorias e no crescimento do estabelecimento.

Pequenas estratégias possuem o poder de influenciar a decisão de compra do cliente. A seguir, destacamos 5 dicas simples que podem auxiliar no aumento do lucro de seu restaurante.

1 Fazer promoções

Não há dúvidas de que promoções ajudam a aumentar o volume de vendas do seu restaurante. A tendência de um cliente comprar um item ou mais promocionais é muito alta.

As promoções podem ser temporais, como em datas comemorativas. Porém, é possível inovar pensando em soluções estratégicas, como por exemplo: outubro rosa – beneficiando as mulheres, novembro azul – para homens, descontos progressivos – onde quanto mais compra mais desconto terá, ou seja, além das promoções comuns, pensar em novas possibilidades para atrair os clientes.

Outra dica importante, é dar preferência para promoções que valorizem a fidelidade do cliente ou o aumento de saídas dos pratos. Preocupar-se em como divulgar essas promoções utilizando as redes sociais, devido ao alcance ser muito maior, é essencial.

Também podem ser criadas promoções permanentes, como combos e kits. Dessa forma, o cliente é impulsionado a comprar mais, aumentando o ticket médio e o lucro. Fazer o cliente pagar um valor extra para receber uma maior porção de algum produto, diferente do que originalmente seria pedido.

Instigar o consumidor a querer estar em seu estabelecimento ou conhecer seus produtos é o principal. Talvez seja necessário oferecer algumas vantagens de preço para os clientes, sem tirar do seu lucro, pelo contrário, com o intuito de aumentá-lo. Você pode pensar na precificação de itens para um combo, oferecendo algum desconto para a compra do kit completo.

Todos os processos dentro do restaurante devem ser entendidos como um ciclo, já que todos os procedimentos devem estar acontecendo ao mesmo tempo, para promover o aumento de vendas e consequentemente sua lucratividade. Além disso, as técnicas para oferecimento de promoções e preços podem e devem ser utilizadas tanto para atendimento interno quanto delivery.

2 Divulgação nas redes sociais e internet

O trabalho de conteúdo, redes sociais e internet, é hoje a melhor das estratégias. As redes sociais e a internet são as principais formas de atrair clientes e prospectar vendas, além de, proporcionar uma capacidade maior no alcance de diversos consumidores.

É preciso entregar conteúdo de qualidade para os futuros clientes. Como o segmento de alimentação é bastante diversificado, pode-se abranger uma variedade de publicações:

• Ensinar receitas;
• Fotos reais dos seus produtos;
• Mostrar os bastidores;
• História do estabelecimento;
• Apresentar a equipe;
• Falar sobre os ingredientes;
• Divulgar fornecedores parceiros;
• Dicas de higienização dos alimentos;
• Dicas de segurança alimentar.

Enquanto você ganha reputação nos buscadores, é necessário treinar sua equipe para que ajudem a divulgar o estabelecimento, com o intuito de aumentar as vendas. E, no mundo digital, quanto mais presença melhor.

3 Cardápio de encher os olhos

O cardápio deve cumprir com o objetivo de ajudar a comunicar. Quando um cliente vai fazer o pedido quer saber o que é o prato, sua composição e o preço. Seja em sua versão impressa ou digital, o cardápio é uma ferramenta indispensável no processo de vendas.

Para criar um cardápio separado por sequência, os pratos geralmente são ordenados por continuidade, como:

• Aperitivo;
• Entrada;
• Prato principal;
• Carnes;
• Sobremesas;
• Bebidas.

As imagens adicionadas ajudam a ilustrar o que está sendo oferecido e precisam ser de boa qualidade representando se não fielmente, porém, o mais próximo daquilo que é vendido efetivamente. As fotos têm uma capacidade enorme de influenciar o pedido final do cliente.

Com toda a certeza, discriminar todos os ingredientes leva tempo, porém é de extrema importância, já que existem pessoas com restrições alimentares, intolerâncias ou alérgicas a determinados alimentos. As descrições dos produtos também fazem toda a diferença em relação as vendas.

4 Pratos mais acessíveis e menos opções

Os pratos mais caros podem ser usados para destacar os mais acessíveis, colocando-os sempre no início do cardápio e os mais em conta do meio para o fim. Assim, cria-se uma percepção de compra mais vantajosa para o cliente.

Quando o cliente tem muitas opções para escolher, pode acabar desistindo de comprar. Com excesso de opções, ele se sente paralisado e pressionado. Sendo assim, ter uma quantidade menor de pratos no cardápio pode ajudá-lo a comprar mais e com agilidade.

5 Delivery

As vendas por delivery cresceram consideravelmente nos últimos meses. Disponibilizar meios para que as refeições sejam em casa, tornou-se a principal ferramenta de bares e restaurantes para superar as dificuldades. Por isso, ter um canal de vendas digital é essencial para o seu delivery lucrar mais.

No delivery, a entrega deve ser bem planejada, não é apenas a qualidade dos alimentos que deve ser considerada, mas também a dinâmica de entrega, treinamento da equipe, embalagem, temperatura dos alimentos, comunicação com os clientes etc., é uma experiência em que os restaurantes ou bares têm a obrigação de torná-la a mais agradável possível, com a intenção de fidelizar clientes.

Uma das principais vantagens do delivery precisa ser a eficiência em relação as entregas. No delivery as entregas são feitas por pessoas comuns, que utilizam seus próprios meios de transporte como locomoção e têm as mesmas preocupações que os demais consumidores na prevenção ao contágio do novo coronavírus.

A COVID-19 tem feito grandes mudanças e adaptações na indústria de restaurantes. O ano de 2020 nos mostrou que, por meio de adaptação e inovação, a indústria pode permanecer resiliente mesmo durante uma pandemia.

Essas são pequenas estratégias, porém, com grandes perspectivas no aumento do lucro do seu restaurante.

Essas são dicas simples, porém fundamentais.
 
 
Fonte: lojabrazil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *