Delivery no varejo agora é necessidade

Delivery no varejo agora é necessidade

O que antes era visto como tendência, agora é realidade necessária. O serviço de delivery no varejo passou a ser essencial na rotina do comércio e não apenas de alimentos, mas em todos os segmentos.

A pandemia transformou o consumo mundial. Muita gente só teve as entregas em domicílio para recorrer durante os períodos de restrição de funcionamento das atividades econômicas e quarentena. De acordo com o site Statista, o Brasil foi um dos grandes destaques no segmento.

Considerando os países da América Latina, o território brasileiro representou quase metade do mercado em 2020, com 48,77% do faturamento com delivery. À frente de países como o México e Argentina, que apresentaram 27,07% e 11,85% do mercado, respectivamente.

Consumidor quer agilidade

Podemos esperar bons números para 2021 também, mas em contrapartida um consumidor ainda mais exigente. Segundo os dados apresentados na feira NRF 2021, ele quer entrega rápida. Não mais no dia seguinte, e sim no prazo de até duas horas após a compra.

As entregas “same day” normalmente são feitas por motocicletas ou caminhões de menor porte para transportar os produtos de estoques de pronta entrega para a loja. Importante a loja ter os próprios entregadores para fazer as entregas de forma coordenada e agendada, mas caso não seja possível, os aplicativos têm preenchido muito bem essa lacuna.

Das inúmeras vantagens

Depois que as redes sociais e até o WhatsApp se tornaram bons aliados nas vendas, impossível não contar com o serviço de entrega para garantir que todo o processo de compra seja feito com praticidade, sem o deslocamento ao ponto de venda.

Por isso, o varejista precisa considerar essas condições na hora de terceirizar o serviço ou contratar os entregadores próprios da loja. Para que tudo ocorra bem.

As vantagens com o incremento do serviço à loja são inúmeras. Podemos citar o aumento das vendas, a fidelização dos clientes e baixo custo porque não será necessário operacionalizar todo um e-commerce para concluir as vendas. Por essas e muitas outras, o delivery no varejo não é mais apenas tendência, é uma necessidade.

Delivery no supermercado e na farmácia

Mesmo na era pós-pandemia, ainda vamos ver o delivery entre os serviços mais solicitados no mercado varejista. Nos supermercados, especialmente. A comodidade de escolher os produtos de casa e esperar a entrega atrai muitos consumidores a cada dia.

Para isso, a loja vai precisar contar com um gerenciamento de estoque diferenciado. E uma boa logística, mesmo que opte pelos serviços de aplicativo. O mesmo ocorre com o delivery na farmácia, que há alguns anos já seguia como pioneira no setor.

A questão é que agora, com a alta demanda, alguns processos precisaram ser repensados. Os idosos, que representam a maior parte dos consumidores do canal, já estão digitalizados e aprenderam a pesquisar os produtos pelo smartphone e o computador.

Eles também já fazem os próprios pedidos pelos canais digitais. Ou seja, as possibilidades para vender mais oferecendo delivery são enormes! Se você não disponibiliza o serviço de entrega, pode perder a venda para o concorrente do lado.
 
 
Fonte: vitrinedovarejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *