Liderança no foodservice: a resposta para a inovação está em você

Liderança no foodservice: a resposta para a inovação está em você

Todos os dias, somos desafiados sobre os caminhos para gerarmos inovação em nossos negócios a fim de nos mantermos interessantes para os clientes e perenes no mercado. Muitas vezes, buscamos freneticamente “coisas” que representem a inovação para incorporarmos ao negócio. Porém, a inovação deve ser parte da cultura, curadoria e, principalmente, atitude como líder.

Mas porque inovar é tão importante? O mercado de alimentação fora do lar por muitos anos padeceu de mesmice, da falta da tecnologia e de processos arcaicos. Nos últimos 20 anos, vivemos um período de evolução. Comer bem está entre as top 5 prioridades das gerações mais jovens. E comer bem não está ligado a sofisticação, mas a origem, composição, qualidade e experiência proporcionada pelas marcas.

No ano de 2019 o segmento de alimentação fora do lar teve a melhor performance em faturamento dos últimos 10 anos, atingindo R$ 215 bilhões de faturamento. Mas 2020 e 2021 devem ficar marcados como os anos de maior reinvenção do setor.

Esses dados contextualizam o macro cenário, mas gostaria de te convidar a colocar a lupa no seu negócio. O que você tem feito em termos de inovação para conectar-se efetivamente com os seus consumidores?

Para apoiar essa reflexão, trago alguns tópicos importantes para que você possa refletir a respeito:

  • Sua marca tem presença digital e dialoga com o seu cliente frequentemente?
  • O cliente consegue acessar o seu negócio em todos os seus canais de venda de maneira fluida e efetivar o seu pedido?
  • Seu negócio transmite transparência sobre a origem e a preparação dos alimentos, evidenciando fortemente a segurança dos alimentos?
  • Em seu cardápio há produtos frescos e sazonais, além de produtos locais, globais e plant based?
  • Sua oferta combina opções do dia a dia às tradições e ocasiões especiais, levando o cliente a “viajar” na descrição?
  • O quanto o seu negócio possui e pratica conceitos de sustentabilidade na operação e no design do restaurante?
  • A contratação de equipe ou funcionários extras é digital?
  • O abastecimento do negócio é feito digitalmente com o uso de plataformas ou aplicativos?
  • O sistema de produção ou venda atual exige menos mão de obra do que há 5 anos?

Poderíamos elencar milhares de perguntas, mas o fato é que para cada uma delas é possível construir um ranking que elucide “onde estou agora e onde desejo estar no futuro”.

Um líder com mindset inovador não tem medo de encarar a realidade e desconstruir sua visão. Ele compreende a necessidade de pivotar o negócio com maturidade, sem vaidades ou amarras. Há uma grande diferença entre manter a essência e a autenticidade de uma empresa e permanecer “parado no tempo”.

Empresas que tomaram a decisão de resistir à inovação foram “atropeladas” por empresas mais inovadoras, foram abandonadas pelos clientes, tragadas pelo novo contexto de mercado ou, simplesmente, sumiram.

A resposta e a decisão estão em você!

Fonte: mercadoeconsumo

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