Pagamentos digitais: varejo deve ficar atento a 5 tendências para 2022

Pagamentos digitais: varejo deve ficar atento a 5 tendências para 2022

Os pagamentos digitais devem dobrar na América Latina nos próximos oito anos. A estimativa é da consultoria PwC. Com foco nesse cenário, a empresa divulgou, neste mês, cinco tendências de pagamentos sem dinheiro em espécie.
Para o varejo, estar atento a essas inovações pode ser um diferencial para aumentar o sucesso nas vendas.

Atualmente, os países latinos fazem, por ano, 73 bilhões de compras com pagamentos digitais. Em 2025, esse número deve passar para 111 bilhões e chegar em 165 bilhões até 2030.

Pagamentos digitais

Além das carteiras digitais, QR Code, WhatsApp, open banking e pagamentos por voz são as opções. Em comum, essas ferramentas são aliadas do lojista na promoção da experiência do cliente. Confira detalhes de cada recurso:

1. Código de resposta rápida

O “quick response code” ou QR Code é uma evolução do código de barras e possui alta capacidade de armazenamento de dados. Dessa forma, é uma ferramenta que apoia a unificação da jornada do cliente, entre o on e o off-line.

De acordo com a consultoria Juniper Research, a modalidade deve ser usada por mais de 2 bilhões pessoas até 2025. Conforme a pesquisa Panorama Mobile Time, as transações por QR Code aumentaram 48% em apenas seis meses de 2020.

Hoje, essa tecnologia, desenvolvida nos anos 1990, permite que sejam inclusas informações que não caberiam na etiqueta de um produto. Por meio dela, também é possível oferecer acesso a catálogos e cardápios digitais.

2. PIX

Essa forma de pagamento instantâneo movimentou quase R$ 4 trilhões no país no primeiro ano de funcionamento. Nesse período, entre novembro de 2020 e outubro de 2021, alcançou mais de 1,6 bilhão de transações.

3. Super aplicativos

O WhatsApp é um dos modelos mais populares de aplicativos com habilitação de pagamentos. Com mais de 120 milhões de brasileiros em sua base de dados, seu uso foi potencializado com a pandemia.

Atualmente, o aplicativo de bate-papo representa 21,2% das vendas do setor varejista. Desde maio, a ferramenta conta com o WhatsApp Pay, que facilita os pagamentos entre pessoas físicas. Em breve, deve ser ampliado para pessoas jurídicas.

4. Carteiras digitais

Os aplicativos que armazenam informações de pagamentos foram responsáveis por 17% das transações eletrônicas no Brasil em 2020. O serviço deve crescer ainda mais com a adoção do Open Banking pelo Banco Central.

O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que, na prática, facilita o acesso das pessoas ao sistema bancário. De acordo com o Banco Central, cerca de 16,3 milhões de brasileiros não têm conta em banco em janeiro deste ano.

5. Pagamento por voz

É outro tipo de biometria que deve se tornar cada vez mais viável, especialmente com a chegada da tecnologia 5G. O Banco do Brasil, por exemplo, já conta com o recurso. Estima-se que as compras por voz movimentem 40 bilhões de dólares no mundo em 2022.
 
 
Fonte: vitrinedovarejo

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