Lidar com pessoas nem sempre é fácil, por isso é essencial que o gestor saiba como administrar bem as pessoas que estão sob sua liderança.
Um bom líder impacta diretamente na motivação da equipe e nos resultados da empresa. Quer conferir 5 dicas para te ajudar a ser um bom líder? Continue lendo!
Líderes que inspiram
Um líder que tem jogo de cintura, além de manter um bom clima organizacional e alcançar as metas estipuladas, inspira o time.
Confira 5 dicas que vão auxiliar você a liderar pessoas, estabelecendo uma boa relação até mesmo com colaboradores mais difíceis.
1. Deixe as regras claras
Esclareça quais são as regras da empresa, se algum colaborador se negar a seguir orientações, imponha-se.
Sem grosseria ou autoritarismo, deixe claro que ele faz parte de um grupo com regras a serem seguidas, caso contrário medidas serão tomadas.
2. Defina os limites e incentive
Estipule até que ponto vai a autonomia dos funcionários e em que situações eles têm abertura para participar das decisões.
Quando os colaboradores são produtivos e comprometidos, pode-se desenvolver estratégias para incentivá-los e reconhecê-los.
Mas, se além de ser uma pessoa difícil, eles não contribuírem para que a empresa obtenha resultados, pense sempre na equipe e procure manter um ambiente saudável e agradável para todos.
3. Feedbacks podem fazer toda diferença
Esse cuidado ajuda o colaborador no sentido de entender o que tem feito de positivo e o que precisa ser melhorado.
Mas atenção! Tenha cuidado quando o retorno for negativo. Procure saber o que está acontecendo e tente entender o contexto do colaborador antes de passar o feedback.
4. Use sempre a sinceridade
A sinceridade é muito importante, pois ela permite que você converse com seu time de forma aberta a respeito de qualquer assunto.
Por exemplo: se a relação com determinado colaborador não vai bem, evitar de falar o que está acontecendo pode ser pior.
Afinal, ele pode pensar que está tudo bem e que suas atitudes não são um problema para a equipe e nem para a empresa.
5. Enalteça os pontos positivos das pessoas
Para a eficiência de uma liderança, a inteligência emocional pode facilitar o relacionamento entre todos e o dia a dia no ambiente de trabalho.
Por exemplo, ao invés de considerar que todo funcionário é complicado, identifique seus pontos positivos e foque neles. Isso não significa esquecer suas atitudes negativas.
A estratégia está ligada à ideia de que, quando alguém recebe reconhecimento por algo, a tendência é querer continuar a ser reconhecido.
Fonte: Gazin