A Black Friday, que já fazia muito sucesso nos Estados Unidos, pegou também por aqui. E não apenas no comércio eletrônico, mas também nas lojas físicas. Segundo a consultora de negócios Ariadne Mecate, do Sebrae de São Paulo, este ano deve-se esperar um movimento ainda maior nas lojas de rua e nos shoppings centers, por causa do fim das restrições da pandemia.
Parte do seu sucesso da Black Friday deste ano, que acontece em 25 de novembro, deve-se ao fato de coincidir com o período de pagamento da primeira parcela do décimo-terceiro salário. Com mais dinheiro no bolso, os consumidores vão às compras. O fator que mais chama a atenção dos clientes, no entanto, ainda são as promessas de redução de preço.
Para os empresários que pretendem participar dessa mega promoção nacional, a consultora do Sebrae recomenda planejar a operação com bastante antecedência. A seguir, confira sete atitudes essenciais para alcançar bons resultados nessa empreitada:
1. Defina seus objetivos
É importante ter claro o motivo que pelo qual o empreendedor deseja colocar seu negócio na Black Friday. Não é preciso que existe apenas uma razão.
Definir os objetivos, e deixá-los bem claros para toda a equipe, é o primeiro passo do planejamento. Com base neles, será construída toda a estratégia de marketing e vendas.
2. Que produtos ou serviços irá oferecer?
Para ter resultado, é preciso identificar o que os seus clientes querem. Não adianta fazer uma grande oferta de itens que não interessam muito a eles.
Analise suas vendas na última Black Friday, pesquise na internet, em ferramentas como o Google Trends, em aplicativos de marketplaces que informam os itens mais buscados, e defina o que entrará na promoção.
Procure escolher produtos ou serviços que sirvam como isca para outras vendas: você abre mão de margem no caso deles, mas compensa com a venda de outros itens ou com a receita futura dos novos clientes conquistados nessa data.
3. Prepare o estoque
Definidos os produtos que entrarão na promoção, é hora de garantir que você terá produtos para vender nesse dia.
Pesquise fornecedores, negocie preços, condição de pagamento e prazo de entrega de modo a assegurar que as mercadorias chegarão a tempo nas lojas físicas ou virtuais.
Pode-se optar também por fornecedores que trabalham com o chamado dropshipping, que dispensa a compra por parte do lojista. Você cuida do marketing e das vendas, informa o fornecedor e ele entrega diretamente para o consumidor. Mas atenção: Essa modalidade exige muito cuidado na escolha do fornecedor, porque o que estará em jogo, caso haja problemas na entrega, será a reputação do seu negócio.
4. Planeje a divulgação
Essa é uma das tarefas mais importantes para garantir o sucesso da ação. Não adianta ter produto e preço atraente se o seu cliente não souber disso com antecedência.
Faça o planejamento o quanto antes. Defina que instrumentos de comunicação você irá usar, prepare as peças e inicie a campanha algumas semanas antes da data. Comece dando spoilers: “Vem aí a Black Friday – aqui você vai encontrar descontos de até tanto %”.
Uma tendência que vem ganhando força é fazer lives nas redes sociais mostrando os produtos que estarão na Black Friday.
Outra boa estratégia é estabelecer parcerias com influenciadores, que não precisam ser pessoas famosas, mas alguém que tenha audiência junto ao público que compra os seus produtos.
5. Prepare a equipe
Com base no seu próprio histórico de vendas na Black Friday ou nos dias que antecedem o Natal, veja se será necessário contratar equipe temporária para atender os clientes nessa data.
E treine todos com antecedência, garantindo que tenham as informações importantes sobre os produtos em oferta e saibam tirar as dúvidas dos clientes. Organize a escala de trabalho e decida se a sua loja vai funcionar além do horário habitual nesse dia.
6. Cuide da experiência do cliente
Se você trabalha tanto no comércio físico quanto no eletrônico, saiba que os clientes estão exigindo cada vez mais uma experiência omnichannel. Isto é, para eles, ambas devem estar interligadas. Ele espera poder comprar na loja online e ir buscar na física ou comprar na física e pedir que você faça a entrega para ele. Você oferecerá essa experiência? Estará preparado?
Muita atenção também com o atendimento ao cliente nos diferentes canais de comunicação do seu negócio.
A Black Friday costuma atrair muitos clientes novos. Quanto melhor a experiência que você proporcionar a eles nesse primeiro contato com o seu negócio, maiores as chances de começar a fidelizá-los.
7. Analise os resultados
Terminada a Black Friday, faça uma avaliação cuidadosa do seu trabalho e dos resultados alcançados.
O objetivo aqui não é encontrar culpados por erros, mas aprender com o que deu certo e também com o que deu errado. Assim, no próximo ano, você poderá estar ainda mais bem preparado para aproveitar essa promoção que vem caindo cada vez mais no gosto do brasileiro.
Fonte: revistapegn