Campanha Black Friday 2022 nas redes sociais: como ter bons resultados?

Campanha Black Friday 2022 nas redes sociais: como ter bons resultados?

Nos últimos dois anos, a Black Friday teve que acontecer durante uma pandemia, o que fez surgir diversas estratégias digitais novas.

Algumas delas já existiam e ganharam ainda mais força, fazendo até o comportamento de compra do consumidor mudar um pouco.

Sendo assim, para a sua campanha da Black Friday de 2022, pode ser muito bom conhecer essas novas estratégias e saber como implementá-las no seu negócio daqui há pouco tempo.

E para saber sobre como elas funcionam, é só continuar lendo abaixo!

Live commerce

Essa estratégia consiste em realizar uma live com seus seguidores onde você poderá mostrar melhor seus produtos e oferecer descontos para quem comprar na hora.

Só para ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela AlixPartner, cerca de US$66 bilhões foram gerados a partir das vendas ao vivo do live commerce.

E essa estratégia tem tanto impacto que já foi usada por grandes empresas.

A partir dela, você consegue humanizar mais suas vendas, gerar engajamento com o público e até pode convidar influencers para aumentar ainda mais seu impacto!

Vídeos curtos

Outra estratégia que pode ser utilizada na sua campanha de Black Friday é a criação de vídeos curtos.

O poder dos vídeos vêm sendo cada vez mais evidente. A partir deles, conseguimos nos comunicar melhor com o público e também fazer uma boa demonstração dos produtos.

E com o surgimento do TikTok, a famosa rede social das dancinhas, os vídeos curtos ganharam mais poder.

Esse formato de conteúdo é simples de ser consumido e consegue passar uma mensagem que fica na mente do consumidor.

Segundo uma pesquisa feita pela Brightcove, cerca de 46% das pessoas realizaram uma compra depois de ver vídeos do produto nas redes sociais!

Sendo assim, se você quer vender muito nessa Black, invista em vídeos curtos durante a sua campanha!

Mídia paga e mídia orgânica

Ainda na linha das estratégias multicanais também temos as ações de mídia paga e orgânica que são muito utilizadas nas campanhas da Black Friday

Aqui podemos ver muitas empresas utilizando a mídia paga nas redes sociais, onde é possível patrocinar diversas promoções para elas alcançarem mais pessoas.

Porém, como o público também está interessado nas compras físicas, é interessante apostar nesse modelo para conseguir fechar vendas.

Omnichannel no meio online

Por fim, outra estratégia muito utilizada durante as campanhas da Black Friday é a utilização de diferentes canais online para divulgar as promoções e realizar vendas.

O omnichannel fez muitas empresas perceberem a importância de manter a sua imagem igual nos diferentes pontos de contato que o cliente possui com ela.

Sendo assim, é importante investir na comunicação que sua marca possui e manter todas elas alinhadas para trazer mais segurança ao cliente.

Boas práticas para campanha Black Friday nas redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais que as empresas usam para divulgar suas promoções na Black Friday.

A partir delas seus clientes poderão saber sobre a Black no seu negócio e assim já se preparar para fazer as compras.

Veja abaixo como criar boas estratégias nas redes sociais para potencializar sua campanha de Black Friday!

Faça um bom planejamento

Construa um planejamento, com cronograma de publicações, baseado em suas estatísticas e indicadores, para otimizar as postagens em cada mídia social utilizada.

Retargeting e remarketing também merecem ser planejados durante uma campanha Black Friday, pois muitos processos de compra são reabertos nesta data.

E sempre aposte na verdade. Algumas empresas aproveitam a data para tentar promover seus produtos, mas sem oferecer descontos reais. O consumidor não é ingênuo e, se percebe a mentira, o tiro pode sair pela culatra.

Estabeleça um orçamento para a campanha

Defina um orçamento para investir nas mídias sociais e na frequência e quantidade das publicações patrocinadas.

Inclua também as contratações, parcerias com influencers e ferramentas necessárias para impulsionar a campanha.

Crie conteúdos criativos que o público se identifique

É importante conhecer as dores do seu público e oferecer soluções inteligentes para suas necessidades.

Não adianta apresentar um produto com o qual seu cliente não se identifica e, portanto, não tem o desejo de comprar.

Apresente soluções reais para as necessidades e desejos do seu público e comunique isso da forma adequada.

Invista em uma linguagem que humanize a marca e a aproxime do consumidor, criando um senso de identificação.

Engaje os consumidores com as promoções

Quanto mais próxima for a linguagem das campanhas da usada pelo público, mais chances você terá de melhorar a sua taxa de engajamento.

Para isso, você pode usar recursos como memes, emojis, gifs, enquetes e convidar o público a interagir.

Uma enquete perguntando o que as pessoas gostariam de comprar na Black Friday, por exemplo, é uma ótima ferramenta para engajar os consumidores, prepará-los para a campanha e saber exatamente o que irá atraí-los.

Invista em mídia e alcance o público qualificado

Segmente seu público para criar estratégias de comunicação para cada perfil de cliente e impulsionar posts relacionados.

Integrar a comunicação do Facebook Ads ou Instagram Ads com outras mídias também é importante para alcançar um público qualificado.

Aposte em outras ferramentas para otimizar a comunicação das mídias sociais, como os anúncios pagos no

Google e e-mails marketing, sempre direcionados de acordo com o público-alvo.

Trabalhe com influenciadores digitais

Parcerias com influenciadores digitais são uma boa opção para criar engajamento e estimular a tomada de decisão de compra.

Segundo um estudo do Ibope, 50% dos internautas brasileiros costumam adquirir produtos e serviços indicados por influenciadores.

Invista na comunicação visual

Atualize as fotos de perfil e capa das company pages da empresa nas redes sociais, de acordo com a identidade escolhida para a campanha Black Friday.

O importante é informar ao seu público que sua empresa aderiu às promoções da data e direcioná-los à decisão de compra. Do mesmo modo, atualize os banners do site e inclua a Black Friday como um item do menu.

Faça vídeos demonstrativos dos seus produtos

Os conteúdos em vídeo contam com maior engajamento dos internautas, e não é à toa que redes como o TikTok crescem exponencialmente.

E a demonstração de produtos em vídeos incentiva a tomada de decisão pela compra, pois ajuda o consumidor a entender o seu produto, além de humanizar mais a sua marca!

Fonte: mlabs

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