O novo ano começa e é necessário planejar. Todo empreendedor busca sucesso e mais resultados, mas nem todos estão preparados para alcançar o que desejam.
Para tanto, é necessário ter metas definidas e um plano de ação elaborado para alcançá-las. E é nesse momento que o planejamento estratégico entra em cena. Alguns estudos indicam que a falta de planejamento é uma das principais razões que contribuem para a mortalidade dos negócios.
Mas, com o planejamento estratégico, o empreendedor é capaz de realizar uma análise prévia e ampla dos fatores externos e internos da empresa, para estabelecer objetivos e estratégias para que estes sejam alcançados. Ele também é fundamental para trazer ao gestor uma análise sobre a situação atual do negócio e como prospectar para um futuro melhor.
Apesar de muito se falar em planejamento estratégico, há ainda muitas dúvidas sobre a importância de implantá-lo e sobre as formas de criá-lo. Para esclarecer mais sobre o assunto e te ajudar a organizar as metas do seu negócio para 2023, vamos explicar o que é planejamento estratégico e como e por que adotá-lo na sua empresa.
O que é planejamento estratégico
O planejamento estratégico é o conjunto de mecanismos que uma empresa utiliza para definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a conquista do sucesso. Em outras palavras, ele serve para criar estratégias direcionadas ao alcance dos resultados almejados.
Por que adotar o planejamento estratégico na sua empresa
O planejamento estratégico torna possível a verificação e prevenção de problemas, a definição de metas mais assertivas, o monitoramento da equipe e claro, a definição de estratégias voltadas à realidade e objetivos do seu negócio. É através dele que as empresas têm possibilidade de crescer no mercado.
Entre os benefícios de adotar o planejamento estratégico no seu negócio, podemos citar o aumento da produtividade, otimização de tempo, recursos e processos, inteligência na tomada de decisões, aumento da carteira de clientes, competitividade, alcance de metas, entre outros.
O planejamento estratégico serve para qualquer tipo de empresa, independentemente do porte, incluindo empreendedores que pretendem abrir um novo negócio e desejam que ele já inicie de forma estruturada.
Planejamento estratégico, tático e operacional
O planejamento pode ser dividido em três blocos: planejamento estratégico, tático e operacional. conheça cada um deles:
Planejamento estratégico
É referente às decisões tomadas no nível estratégico da empresa, que dizem respeito à organização como um todo. Aqui são tomadas as decisões de maior impacto de um negócio e a longo prazo, geralmente pela direção.
Planejamento tático
É o responsável por criar metas e condições a médio prazo, para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas. Aqui são tomadas as decisões para concretizar as decisões estratégicas relacionadas às diferentes áreas da empresa.
Planejamento operacional
É de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático e estratégico. Neste nível acontece de fato a execução ou materialização das decisões.
Como fazer o planejamento estratégico 2023
Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico e conheceu alguns dos benefícios de implantá-lo no seu negócio, vamos mostrar alguns passos para implantá-lo na sua empresa:
1. O que você deseja para sua empresa em 2023?
O primeiro passo para traçar estratégias, é saber o que você deseja atingir. Coloque no papel tudo que você almeja, para depois ver as possibilidades de realizar e ações para que isso se torne real. Trace objetivos desejados que sejam coerentes com a filosofia da sua empresa.
2. Estude seu produto/serviço
Todo empreendedor precisa saber do propósito da empresa, mas mais que isso, precisa conhecer e ter domínio total sobre o produto ou serviço que vende. É necessário conhecer os diferenciais deles, os benefícios que podem trazer aos clientes, os motivos que vão levar as pessoas a consumi-lo. Saiba analisar as vantagens do seu produto, assim, você terá um norte no planejamento e na definição das ações, já que é o seu produto que move sua empresa.
3. Conheça seu cliente
Saiba como os clientes estão interagindo com você e como melhor alcançá-los. Analise o comportamento do consumidor, defina seu perfil de compra para avaliar se a capacidade dele está sendo explorada ao máximo ou não, considere a definição do seu mercado-alvo, identifique o seu segmento de clientes, entenda as dores que eles possuem e conheça ao máximo seu cliente.
4. Tenha a filosofia da empresa bem definida
Identifique qual é a missão do seu empreendimento, por qual motivo ele foi criado, quais são os diferenciais que ele oferece. Você precisa saber por que você vende tal produto ou oferece tal serviço. Esse é um passo fundamental para conseguir traçar um planejamento, e principalmente, estipular metas para 2023.
5. Faça uma análise estratégica do seu negócio
Uma etapa bastante simples, mas muito importante para traçar um planejamento, é saber quais são suas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. Tenha uma visão ampla ao ambiente interno da sua empresa, mas um olhar bastante criterioso do ambiente externo. A análise estratégica deve ser baseada dentro e fora do seu negócio. Faça uma análise da concorrência e defina qual é a posição atual do seu negócio no mercado.
Assim, você terá um norte de ações que não deram certo, de pontos que precisam ser melhorados e dos benefícios que o seu negócio tem frente ao mercado competitivo.
6. Defina o plano de ação
O plano de ação tem por objetivo definir os desdobramentos da estratégia em ações com monitoramento. Por meio dele, você deve planejar tudo o que deve ser executado, criar uma metodologia, elaborar um cronograma e indicar os responsáveis para dar andamento a cada etapa.
7. Estabeleça indicadores
É muito importante se basear em informações reais para realizar todas as etapas citadas anteriormente. Ter dados como norte na definição de estratégias, traz muito mais assertividade e inteligência na tomada de decisões. Além disso, ajudam a identificar os gargalos para que sejam corrigidos rapidamente, bem como as oportunidades, para aproveitá-las da melhor forma possível.
Os indicadores são grandes aliados nessa jornada, pois servem para medir a diferença entre a meta e a situação atual do empreendimento. Eles também possibilitam uma visão geral sobre a carteira de clientes e um olhar mais amplo do negócio, com a análise de desempenho da equipe comercial e de todos os setores da empresa.
A falta de dedicação ao planejamento pode levar uma empresa a resultados negativos. Neste caso, o planejamento estratégico serve como um guia para alcançar os objetivos estabelecidos em uma projeção futura da empresa. Mas, é importante ressaltar que para que a implantação dê certo, é necessário que o gestor seja favorável à implantação de mudanças, a estruturar o pensamento sobre o que deseja para o futuro da empresa e principalmente, reconhecer a importância do planejamento estratégico e tomar ações para tirá-lo do papel.
Fonte: sebrae