Divulgação local: Dicas para fazer sua loja ser conhecida na sua região

Divulgação local: Dicas para fazer sua loja ser conhecida na sua região

O que você precisa saber:

  • Divulgação local é uma das melhores maneiras de conseguir uma clientela fiel ao seu negócio;
  • A proximidade com o cliente e a relação de confiança construída são as maiores vantagens de ser conhecido na região do seu negócio;
  • Participar de eventos e fazer parcerias com outros negócios são algumas das melhores maneiras de divulgar seu negócio para a vizinhança.

Se você tem um negócio, é importante prestar atenção à divulgação na área onde ele está localizado. Essa é a melhor maneira de garantir que seus vizinhos se tornem seus clientes e divulguem seu trabalho para conhecidos, tornando seu pequeno negócio conhecido na região, te ajudando a se destacar da concorrência e, principalmente, aumentando suas vendas.

Sabemos que fazer a divulgação local do seu negócio e torná-lo conhecido em sua região pode ser complicado, mas garantimos que não é impossível: para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para você colocar em prática, conquistar seus vizinhos e torna-los seus clientes.

Por que é importante que meu negócio seja conhecido na minha região?

Ter seus vizinhos e pessoas que moram na região do seu negócio como clientes é uma maneira de garantir uma clientela próxima, que sabe o que você oferece, sabe da qualidade dos seus produtos e serviços e pensará em você antes de procurar serviços e produtos em outra área.

Além disso, a proximidade com o cliente, o fato de que não será necessário se mover grandes distâncias para ir até você, a familiaridade, já que você é alguém que vive naquela região, e a confiança no produto ou serviço são grandes vantagens para quem compra.

Por isso, é muito importante que sua vizinhança e pessoas da região saibam da existência do seu negócio.

O que fazer para tornar meu negócio conhecido na minha região?

Existem algumas estratégias que você pode seguir para garantir que seu negócio seja conhecido na sua região. Nós separamos algumas delas aqui para que você possa colocá-las em prática.

1- Crie panfletos

Panfletos são ótimos materiais de divulgação: eles, além de funcionarem como anúncios locais, são baratos para fazer, podem ser distribuídos em diversas regiões e atingem diversos públicos, de crianças a pessoas da terceira idade.

Crie um panfleto com as informações fundamentais sobre seu negócio — o que é vendido, onde está localizado e informações de contato, por exemplo —, envie para a impressão e comece a distribuir nas ruas. Para tornar o panfleto ainda melhor e conseguir com que você saiba qual é o alcance deles, vale incluir um desconto especial para quem apresentá-lo na hora da compra.

2- Participe e promova eventos locais

Seja numa tarde de brincadeiras destinada às crianças na pracinha do bairro, uma festa junina organizada pela comunidade ou uma festa de escola, marcar presença nos eventos da região é fundamental para se tornar conhecido e criar engajamento com a comunidade.

Para participar deles, é importante caprichar no seu estande, ter panfletos e materiais de divulgação e oferecer uma variedade de produtos ou serviços para que o público conheça durante o evento.

Outra dica aqeui é promover seus próprios eventos e convidar outros negócios para participar: se você tem um salão de beleza, pode promover uma feira de beleza e convidar pessoas que trabalham como manicure e pedicure e quem vende cosméticos para participar; se tem uma adega, que tal promover uma festa e convidar quem trabalha com alimentação na região para fornecer a comida?

3- Faça parcerias locais

Você provavelmente oferece um serviço ou produto que pode ser complementado com os oferecidos por outro negócio da região. Procurar essas lojas que já existem e já tem um público e propor parcerias para elas é uma ótima maneira de fazer sua divulgação local.

Essa parceria pode ser um desconto especial para quem comprar na outra loja ou um brinde, por exemplo. O importante aqui é garantir que seu negócio seja conhecido pelos clientes do outro e vice-versa; assim, todos saem ganhando.

4- Premie quem te indicar para outras pessoas

Quem não gosta de brindes, não é mesmo? Se você quer ter uma clientela fiel e ainda promover a divulgação boca a boca — quando seus clientes te indicam para conhecidos — é importante incentivar isso.

Oferecendo brindes e descontos para quem indicar seus produtos e serviços para outras pessoas. Assim, você faz com que as indicações se tornem um hábito e conquista ainda mais clientes enquanto mantém os antigos.

5- Entre em contato a mídia local e as redes sociais da região

Seu bairro provavelmente tem um perfil no Instagram ou no Facebook dedicado a publicar as últimas notícias e novidades da região, ou até mesmo algum veículo de mídia local, como um jornal ou revista. Procurar quem cuida desses perfis e perguntar como funciona a promoção de negócios locais é uma ótima maneira de divulgar o seu negócio.

Assim, é possível fechar parcerias e até mesmo oferecer descontos para quem comprar com você e disser que te encontrou pelos perfis onde seu negócio foi divulgado. Para isso, é fundamental explicar a promoção no post de divulgação.

Fonte: programa avançar

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