O Dia dos Pais está entre as datas comemorativas mais relevantes para o comércio. É celebrado no segundo domingo de agosto e representa uma das melhores oportunidades de aumento de vendas para os empreendedores do varejo. Os consumidores se programam para realizar compras e presentear as pessoas que amam.
Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em 2022 as vendas na semana do Dia dos Pais, tiveram alta de 11,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O levantamento também apontou que houve aumento de 9,2% nas vendas em lojas físicas e 33% nos e-commerce.
A época é ideal para desenvolver campanhas segmentadas, montar estratégias e obter resultados comerciais positivos. No entanto, para alcançar o sucesso nas vendas, é indispensável traçar um planejamento e posicionar-se de forma efetiva frente aos concorrentes, que também aproveitarão essa data.
É importante planejar todos os detalhes e priorizar a qualidade do atendimento. Continue lendo esse artigo e confira algumas dicas que separamos para ajudar na realização de negócios para sua empresa!
Prepare sua loja para o aumento na demanda
Antes de darmos dicas de como vender mais no Dia dos Pais, é importante lembrar que sua empresa precisa estar preparada para atender os clientes. Uma das dicas que pode ajudar é fazer uma análise do estoque com base nas últimas datas comemorativas, verificar o aumento nas vendas, avaliar se a equipe de atendimento foi suficiente para suprir a demanda, entre outros pontos, e criar uma projeção para 2023.
Um bom planejamento pode ajudar a se preparar e entender o que é preciso fazer: adquirir maior estoque, um sistema mais eficiente ou contratar mais pessoas para a equipe, por exemplo.
A dica vale para todo tipo de loja! Caso a sua seja online e está no ar há mais de um ano, vale verificar o histórico de pedidos das datas anteriores para usar como referência.
Confira agora, 6 dicas para vender mais no Dia dos Pais
Tenha foco nos filhos
Identificar o público-alvo, como ele se comporta e o que gosta de consumir vai ajudar sua empresa a criar opções de presentes alinhados com os desejos do presenteado. O Dia é dos Pais, mas todas as ações nessa data devem ser pensadas nos filhos como alvo, afinal, são eles quem vão às compras.
Escolha os melhores canais de venda
Sabemos que a internet se tornou uma grande propulsora de vendas. Muitas pessoas preferem pesquisar antes ou mesmo, efetuar as vendas por canais digitais. Mesmo que você tenha uma loja física, vale a pena investir na divulgação digital da sua empresa. É claro que, para criar um e-commerce é necessário tempo, planejamento e recursos. Mas lembre-se que existem outras opções muito mais acessíveis, algumas inclusive gratuitas, que podem ser utilizadas. As redes sociais são uma delas, além de terem se tornado um dos canais de vendas mais utilizados hoje.
Há também como aproveitar o potencial do marketplace e ampliar a abrangência do negócio, expondo os produtos para o máximo possível de clientes. Se você já possui e-commerce, invista em campanhas, conteúdo de ótima qualidade e promoções. É importante frisar que, como as compras de Dia dos Pais têm data certa para entrega, os atrasos são intoleráveis por clientes. A dica é que sejam monitorados os pedidos constantemente, com muita atenção e agilidade. Cumpra com os prazos prometidos e caso algum problema aconteça com a entrega, comunique o consumidor rapidamente.
Na internet, é preciso saber para quem você vai vender! O seu consumidor precisa se sentir representado pelos produtos oferecidos. Caso trabalhe com tráfego pago, tome cuidado para segmentar o público e a região desejada, para ter o máximo de aproveitamento dos recursos utilizados e reflexos positivos nas vendas.
Ofereça um atendimento personalizado e facilite a escolha
Muitas vezes o cliente não sabe o que comprar ou não deseja presentear o pai com o que quer ganhar. Escolher um presente nem sempre é uma tarefa fácil, por isso, ofereça um atendimento personalizado, converse com o cliente e tente tirar o máximo de informações sobre o presenteado. Ofereça as opções disponíveis na loja e o ajude no momento da indecisão.
Em lojas online, a dica é criar um espaço exclusivo para a data, ou criar catálogo de produtos que possa agradar os filhos.
Faça vitrines com a temática da data
A vitrine é uma das formas de atrair o consumidor para a loja. Caso você não tenha um mostruário com peças bonitas e que mostre que seu estabelecimento possui opções de presentes para os pais, dificilmente o cliente, principalmente o novo, entrará nela. Seja mais criativo e original.
Nas redes sociais, faça postagens com layouts que remetam à data. Estes canais ajudam a estimular o consumo e perfis no Instagram e Facebook, funcionam como vitrines para os produtos que você deseja comercializar. Vale apostar também em um catálogo de WhatsApp elaborado para data.
Ofereça vale presente
Outra opção para consumidores indecisos, é disponibilizar o vale-presente. Dessa forma, o filho ou pessoa que vai presentear, ficará mais tranquilo ao saber que a escolha ficará por conta do presenteado.
Não esqueça que cada pessoa tem um potencial de compra e um valor que deseja investir no presente. Não estipule valores engessados, deixe que o cliente decida o quanto quer gastar.
Crie oportunidades atrativas
Indiferente da sua área de atuação ou se possui loja física ou online, muitas ações podem ser feitas para trazer benefícios aos clientes e aumentar as vendas do seu negócio. Confira algumas ideias:
– Ofereça descontos ou vantagens para quem comprar em sua loja;
– Dê brindes a cada compra, seja com a entrega gratuita de outro produto, ou frete grátis;
– Crie combos e kits com preços acessíveis. O cliente comprará mais de um produto, ajudando no aumento das vendas;
– “Compre um leve outro”: essa é outra forma de chamar atenção dos consumidores, já que muitas vezes, o gosto pode ser bastante parecido entre pais e filhos;
– Descontos progressivos: crie uma porcentagem atrativa de desconto para a compra da segunda unidade, terceira e assim por diante. Essa é uma ótima estratégia de vendas e traz muitas vantagens ao cliente, já que além do presente, poderá comprar algo para si com valor especial;
– Sorteio de Dia dos Pais: clientes adoram ganhar mimos e a ideia de realizar sorteios para quem compra na loja, pode ser uma boa opção. Campanhas nas redes sociais (curta, marque amigos e compartilhe no stories) também podem trazer um bom resultado por conta da ampla divulgação da marca que isso pode gerar;
– Serviços de entregas: o delivery foi bastante impulsionado pela pandemia e com a grande adesão após as restrições, foi incorporado aos hábitos de compra. Investir em um serviço de entregas pode ser um diferencial interessante para lojas físicas;
– Venda produtos personalizados: caso sua empresa trabalhe com a personalização de produtos, ofereça diversas possibilidades aos clientes, mas tente ser criativo e disponibilize opções diferentes do que as tradicionais. Em empresas que não trabalhem com isso, a criação de um cartão personalizado com o nome do presenteado, pode ser um diferencial;
Entregar embalagens personalizadas, cartões de presente e disponibilizar diversas formas de pagamento, também podem ser diferenciais para alavancar as vendas.
Não esqueça que muitos filhos procuram presentes tradicionais, como gravatas, meias e canetas. Se possível, ofereça esses produtos ou estabeleça parcerias com outros estabelecimentos comerciais. Lembre-se também da importância de ter presença digital para obter sucesso nas vendas do Dia dos Pais.
Fonte: sebrae