Inauguração de loja: 15 ideias criativas para o grande dia

Inauguração de loja: 15 ideias criativas para o grande dia

Como a primeira impressão que o cliente terá da sua loja e da sua marca são importantíssimas para que você construa um bom relacionamento e que seja duradouro. Neste caso, o melhor caminho consiste em criar um planejamento detalhado que passa por diferentes etapas de organização.

Ou seja, você precisará avaliar desde o orçamento até a estrutura do espaço para receber os convidados e realização das ações planejadas. Também é preciso ficar de olho na qualidade do produto que será oferecido e o ambiente que você quer proporcionar durante a inauguração, já que esses são pontos essenciais para o sucesso da sua inauguração.

Está perdido e não sabe como planejar a inauguração da sua loja para? Quer que esse momento seja um sucesso, mas tem medo de fazer algo errado? Calma, que a gente te ajuda. Neste artigo trazemos um guia completo sobre o assunto para você não errar. Não perca mais tempo e confira as nossas sugestões.

Confira 15 ideias para inauguração de loja

Muitos profissionais do setor do varejo costumam ficar ansiosos com o dia da inauguração de uma nova loja, o que é absolutamente normal, dado todo o trabalho necessário para conseguir reparar a loja para começar a funcionar. Com moderação, essa ansiedade não trará grandes problemas, mas se exacerbada poderá comprometer esse momento tão importante.

Lembre-se que você possui uma equipe bem treinada e na qual você confia. Isso vai deixar os seus funcionários felizes e os consumidores satisfeitos. E, no mais, você também precisa aproveitar para saborear essa vitória, afinal de contas, não é nada fácil empreender e você está apenas começando essa jornada.

Por isso, um dos pontos mais importantes é confiar no plano estratégico traçado até então para garantir foco de todos no que realmente se destaca: a qualidade do produto, a estrutura bem planejada e o atendimento baseado nas preferências do público-alvo. Com tudo isso posto em prática, também fica muito mais simples contornar qualquer imprevisto que possa acontecer em uma data tão importante e esperada.

1. Data da inauguração

De nada adianta se esforçar no planejamento de marketing se você não escolher bem a data para a inauguração da loja. Por isso, a nossa primeira dica é justamente sobre isso. Por exemplo, se você escolher uma data que tenha algum outro evento importante para o círculo de pessoas convidadas, ou mesmo que concorrentes estejam planejando fazer algum evento.

Como até mesmo os outros lançamentos no mesmo shopping ou um mega saldão de uma loja renomada podem atrapalhar é preciso ficar antenado no que estará acontecendo na sua região. Para evitar esse tipo de problema, faça uma pesquisa detalhada sobre a sua concorrência.

Claro que essa pesquisa deve envolver não apenas datas de eventos, mas também estratégias de marketing utilizadas, já que saber como eles fidelizam e se relacionam com os consumidores é um ponto de partida essencial. E, esse conhecimento permitirá que você saia na frente e faça algo diferenciado já na inauguração da loja, ganhando uma identidade original e ainda despontando com ações capazes de impactar e surpreender os consumidores.

Lembre-se que, dependendo do tamanho do evento que você for fazer, a escolha da data deve ser feita com antecedência. Afinal, se você precisa de snacks para oferecer aos clientes, pessoas conhecidas participando do evento, ou contratar uma banda, a data precisa ser boa para todos.

2. Ações alinhadas

As ideias das campanhas de marketing relacionadas a inauguração de um novo negócio devem evidenciar as qualidades que a empresa deseja destacar. Ou seja, do ponto de vista do cliente porque ele deve escolher comprar na sua loja e não na concorrência.

Desta forma, é importante saber que qualquer brinde ou campanha de varejo escolhida precisa ser condizente com a solução entregue e com a identidade da sua marca. Assim, você ajuda o cliente a lembrar qual é o propósito da sua marca.

Lembre-se de que tudo funciona de maneira milimetricamente estratégica e, por isso, ter ativações que criem memórias positivas é fundamental. O marketing sensorial, nesse caso, se mostra como uma excelente opção. Isso porque as expectativas para um lançamento de marca costumam ser bastante altas. Confira a seguir mais sobre essa importante estratégia do varejo.

3. Marketing sensorial

O ramo varejista é bastante competitivo e os players do mercado vendem produtos semelhantes, da mesma marca. Então, o que vai diferenciar você da concorrência é justamente o preço dos produtos e a experiência de compras que você é capaz de oferecer.

Portanto, desde a inauguração da sua loja você pode optar por sair do lugar comum através da implementação de estratégias de marketing sensorial. As ações nesse ramo de marketing tem como objetivo despertar os cinco sentidos dos consumidores em busca de empatia e fidelização. O mais importante é que ao oferecer uma experiência singular, a marca se fortalece na jornada de compra e aumenta as chances de crescimento.

Muitas vezes as ações do marketing sensorial podem passar despercebidas pela maioria dos clientes, mas isso não é algo ruim, apenas indica que a ação feita é sutil mas está influenciando o comportamento do consumidor de forma inconsciente. Veja, a seguir, algumas sugestões de ações que você pode usar na inauguração da sua loja:

– Realidade aumentada que permite transportar o consumidor para um ambiente que ele experimente o produto em sua realidade;

– Organizar os produtos de maneira que chame a atenção do cliente, como separação por cores, tipos, tamanhos;

– Dispensador de aromas, conferindo um cheiro característico para a loja, ainda se você trabalhar no ramo de alimentos ele poderá impulsionar a venda dos produtos;

– Totens com produtos para que o público possa tocá-lo em situações personalizadas;

– Música ambiente para oferecer uma atmosfera agradável, aumentar as chances de identificação do cliente com a marca e para reforçar a mensagem da sua marca;

– Iluminação para destacar alguns produtos ou ponto da loja.

4. Customer experience

A empresa que não compreende que a decisão está nas mãos do consumidor, certamente, acaba perdendo dinheiro no mercado. De fato, entregar a melhor experiência no primeiro contato que o cliente tem com a sua marca é decisivo para que aquela compra não seja única. Assim, você garante que o cliente se lembra da sua marca, compartilhe a boa experiência com os amigos e parentes, e volte para uma nova compra.

Estratégias vazias podem até render um certo burburinho em um primeiro momento, e resultar em um aumento momentâneo de vendas, mas de nada adianta se o consumidor não for fidelizado, não é mesmo? Sem falar que, trabalhar a fidelização de clientes é mais barato do que conquistar novos. Por isso, não espere para implementar as estratégias de customer experience, já inaugure a sua loja fazendo isso.

Dessa forma, a estratégia de customer experience deve ser usada como uma forma de englobar diversos pilares que estabelecem o relacionamento entre a sua marca e o seu cliente.

O processo gira em torno de não apenas criar experiências pontuais inesquecíveis, mas também demonstrar toda a seriedade envolvida no trabalho realizado. Dentro desse contexto, estão reunidas estratégias de atração na jornada do cliente, distribuição de pontos de contato com a empresa e ambientes repletos de características particulares que geram interação.

5. Garanta um bom atendimento

Oferecer um bom atendimento para os clientes desde a inauguração da loja é algo que você deve priorizar. Afinal, a sua equipe de vendas é o rosto e a principal representante da sua marca. É ela que falará com o cliente, tentará entender qual o problema dele e como resolvê-lo.

Por isso, é fundamental ter uma equipe pronta para ajudar, que tenha um bom conhecimento de como a loja funciona e dos produtos. Ainda, para que a sua equipe fique ainda mais motivada, você deve estipular metas individuais e coletivas e criar premiações. E, claro, não se esqueça de que treinar a sua equipe é fundamental, tanto para utilizar os softwares de controle de estoque, entrada e saída de caixa, como também em técnicas de vendas.

Vale a pena destacar que, se o cliente for mal atendimento, ainda mais na inauguração da loja, você estará começando o seu negócio com o pé esquerdo. Afinal, a primeira impressão não será nada boa.

6. Layout de loja

A visão do layout da loja também é decisiva no fechamento de uma compra. Esse efeito em uma inauguração, no entanto, costuma ser multiplicado, pois se refere ao conceito e a imagem que a marca deseja passar. A experiência agradável, em uma situação como essa, começa na vitrine, passando pelos provadores (no caso das lojas de roupas), os espaços de tirar dúvidas, até o momento do pagamento.

Dito isso, é evidente que o passo a passo dentro da loja faz diferença e diz muito sobre o posicionamento de um negócio. O ideal é que você deixe alguns dos itens mais interessantes próximos da entrada da loja, como uma espécie de convite para que o cliente entre na loja, e não se esqueça de estruturar bem os setores e ter cuidado com a iluminação.

Aqui fica uma dica importante quanto ao posicionamento dos produtos. Deixar algumas peças interessantes na entrada da loja, de modo que o cliente que está passando as veja, é importante. Mas, conforme o tempo passar e você entender quais são os produtos mais procurados, exiba-os (ou pelo menos parte deles) no fundo da loja. Assim, você estimula o cliente a andar mais pela loja para conhecer os demais produtos e, quem sabe, se interessar por algo.

Outro ponto importante que você deve ter cuidado é com a quantidade de pessoas na loja. Geralmente, as inaugurações tendem a atrair um grande número de pessoas, principalmente quando há descontos e distribuição de brindes envolvidas. Por isso, você pode planejar o espaço para o dia de inauguração deixando mais espaço para a circulação de pessoas. Pode até não parecer à primeira vista, mas faz maravilhas em longo prazo.

7. Divulgação da inauguração

Para uma inauguração de loja de sucesso, é preciso que as pessoas compareçam ao evento, concorda? Nesse sentido, definir como será feita a divulgação do evento é um importante passo a ser considerado, especialmente para alcançar as pessoas que de fato terão interesse em seu negócio.

A possibilidade de conhecer melhor o seu público poderá ser um grande diferencial para a sua empresa no futuro. Afinal, uma vez que você entenda quais são os canais mais utilizados por eles, ficará mais fácil conversar com eles no futuro. As redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para se comunicar com o seu cliente. Portanto, traçar uma estratégia para as publicações, de modo que o cronograma atenda às suas necessidades e possa alcançar um número maior de pessoas, é essencial.

Entre as ações a serem adotadas, aproveite os diferenciais do Facebook. Por meio de uma fanpage, você tem a possibilidade de apresentar dicas sobre o seu nicho de atuação tornando-se autoridade no assunto, além de fazer postagens relacionadas à sua inauguração. Esse canal ainda disponibiliza a oportunidade de criar um evento, com as descrições da programação, data, hora e local, além de poder aplicar a identidade visual do negócio para já fixar o valor de sua marca.

Outra rede bastante interessante para utilizar é o Instagram. Por lá você pode fazer publicações utilizando as hashtags, ou mesmo utilizar outras funcionalidades que essa rede oferece, como stories, reels, caixinha de perguntas e enquetes. Estimular a interação e o engajamento dos seguidores poderá ajudar a sua inauguração a ser um sucesso e a conseguir conquistar os clientes para o futuro.

8. Sirva um coquetel para convidados

No dia da inauguração da loja, é preciso realizar uma programação especial, não é verdade? Para aqueles que forem prestigiar o seu negócio, o ideal é servir um coquetel, de forma que seu público se sinta lisonjeado de participar desse evento.

A decoração deve estar alinhada à sua proposta. Se a intenção for fazer uma inauguração mais sofisticada, é preciso que ela seja mais sóbria. Além disso, deve ser pensada especificamente em seu público, interesses e gostos, mas sem deixar de lado a identidade da sua marca.

Desta forma, você conseguirá fazer com que os seus convidados se sintam mais à vontade e tenham a oportunidade de conhecer todo o espaço de forma mais espontânea. Justamente por isso, o mais indicado é que as mesas de alimentos e bebidas estejam em locais estratégicos, tanto para facilitar o trânsito interno de pessoas, como para estimular os convidados a conhecerem cada cantinho da loja.

Mas afinal, o que oferecer? Canapés e patês, os chamados finger food (que você come com uma bocada só e sem precisar de talheres) são comidas ideais para um evento como esse. Se desejar também servir doces, opte por aqueles com frutas e chocolates, uma vez que são mais fáceis de serem manuseados. Lembre-se: seus convidados conhecerão o seu espaço e estarão em pé, conversando uns com os outros. Por essa razão, a experiência deve ser priorizada a todo momento.

9. Crie uma ação social

Hoje, os consumidores têm buscado cada vez mais por marcas que estão engajadas em causas sociais, que se preocupam com o bem-estar da população e se posicionam frente a assuntos relevantes de determinada época. Nesse sentido, para engajar o seu público e também ter a oportunidade de ajudar a sua comunidade, ações sociais são bem-vindas na inauguração.

Para isso, estude o seu orçamento e entenda o que pode ser feito para promover essa questão. Normalmente, as lojas destinam parte de suas vendas do dia de abertura para alguma ONG ou projeto que exerça um papel importante em sua região.

O ideal é contar com valores bem estabelecidos. Assim, a empresa tem a oportunidade de buscar por organizações que se encaixem em sua cultura, o que traz uma aproximação maior de sua marca com os mais diversos setores da sociedade.

10. Ofereça brindes aos frequentadores

Oferecer brindes em um negócio traz grandes vantagens para a empresa. Entre eles, traz maior visibilidade, além de tornar o relacionamento com o cliente mais próximo. Destaca-se, ainda, o reconhecimento de sua marca, especialmente se o item for de grande utilidade em seu dia a dia.

A valorização ao público e aos clientes que foram até a inauguração também é um benefício a ser considerado, pois demonstra que todos eles são importantes para o crescimento de sua empresa e gera uma cumplicidade entre as duas partes.

Mas afinal, quais brindes oferecer? Cupons de desconto para as primeiras compras, por exemplo, aumentará as oportunidades de vendas, além de contribuir para o marketing boca a boca (quando o próprio cliente se encarrega de divulgar o seu negócio devido ao bom atendimento oferecido).

Outra opção são os brindes personalizados com a sua marca também. Assim, o consumidor poderá lembrar da sua marca por longos períodos. Por isso, o mais importante é que esses sejam itens úteis. Dentre os itens mais comuns, podemos mencionar: squeeze, canecas, bolsas, chaveiros, canetas, lápis, blocos de notas, agendas, camisetas, dentre outros.

Lembre-se sempre de seguir com a identidade visual do seu negócio, uma vez que essa estratégia traz amplas possibilidades para fixar a sua marca.

11. Crie promoções exclusivas para a inauguração

Novamente, existe a necessidade de analisar o seu orçamento para criar promoções exclusivas para o dia da inauguração. Tenha um objetivo claro para esses descontos, ofereça valor ao cliente, além de ficar atento ao calendário (caso a sua abertura seja próxima a períodos sazonais, poderá utilizar esse fator ao seu favor).

Uma boa dica é também criar programas de fidelidade para aqueles que fizerem as primeiras compras. Entre as estratégias a serem adotadas, oferecer um percentual de desconto nas próximas compras, ou até mesmo estimular novas aquisições por parte de seu cliente oferecendo outros itens para as demais vezes que forem até o seu espaço.

Não se esqueça de divulgar todas essas oportunidades! Afinal, é preciso que o cliente tenha o entendimento de quais serão as vantagens oferecidas a quem for até ao seu espaço no dia da inauguração.

12. Registre a inauguração

Por fim, não deixe de registrar a inauguração. O ideal é que algum de seus colaboradores esteja preparado especificamente para essa estratégia, uma vez que você precisará dar atenção aos convidados. Nesse caso, a ferramenta stories do Instagram será uma importante aliada. Faça vídeos, fotos e pegue depoimentos de alguns de seus clientes abordando a percepção que eles tiveram sobre aquele espaço.

Além disso, é possível aproveitar as funcionalidades que o Instagram oferece, como enquetes e “jogos” de pergunta e resposta que vão estimular a curiosidade de seus seguidores. É preciso mostrar-se presente para que aqueles que não foram à inauguração sintam-se motivados a conhecerem o seu estabelecimento. Afinal, esse é apenas o início de uma história de sucesso.

13. Festa tem que ter música

Quer que a inauguração da sua loja seja um verdadeiro sucesso? Então você não pode se esquecer da música. Você já deve ter percebido como a música pode influenciar o humor das pessoas e transformar um ambiente, não é mesmo? Então chegou o momento de aplicar isso ao seu comércio.

Além disso, a inauguração é um momento de felicidade, é um daqueles dias em que todos devem estar felizes, afinal, você provavelmente está realizando um sonho de ter um negócio próprio. Por isso, capriche na escolha da trilha sonora para a inauguração da loja.

Um dos principais erros que você pode cometer com a música na sua loja é sintonizar em uma rádio qualquer. Desse jeito você corre um grande risco de ter músicas que não combinam com a sua marca e nem com o perfil do público que você espera alcançar. O mesmo é válido para deixar a escolha das músicas sob a responsabilidade dos vendedores ou mesmo sua. Sendo assim, o ideal é criar uma playlist exclusiva para esse momento.

14. Faça um evento de inauguração

Muitas empresas optam por fazer um evento de inauguração da loja. Ele é geralmente pensado para um número menor de pessoas, e uma forma de agradecer quem esteve diretamente envolvido na abertura da empresa e na preparação da loja para inauguração.

Além disso, não importa se você já tem outras lojas e está inaugurando outra unidade, ou se essa é a sua única loja. O evento de inauguração pode ser uma oportunidade de convidar fornecedores e outras empresas parceiras, bem como potenciais parceiros.

O planejamento do evento inclui decidir qual será o local em que a festa acontecerá, podendo ser na loja ou em outro local. O próximo passo é determinar quem serão os convidados e qual será o tamanho da festa.

A recomendação é que você pense bem nos convidados para não exagerar no tamanho do evento, e nem esquecer de convidar parceiros importantes. Lembre-se, esse é um negócio, portanto pense estrategicamente quem será convidado, pois isso poderá influenciar parcerias no futuro. Celebrar com a sua família pode ser importante, mas neste momento, a menos que eles estejam diretamente envolvidos na loja, eles não devem ser prioridade.

O próximo passo será determinar se você fará uma festa temática ou não. Por exemplo, uma loja de produtos esportivos pode ter toda a decoração voltada para esse tema. Caso não queira investir em decoração temática, pode fazer uma festa com traje esporte fino, para ser algo mais informal, combinando com o clima que a loja terá.

Mas, uma coisa é certa, você não pode esquecer de incluir o logo da loja na decoração. Afinal, o evento é para celebrar a inauguração da loja, portanto, ela precisa estar presente no evento. E não se esqueça de preparar brindes e lembrancinhas da festa de inauguração. Isso ajudará as pessoas que comparecerem ao evento a se lembrarem da sua marca.

Como você já percebeu, a música tem um papel importantíssimo para a experiência do cliente, e isso deve ficar claro desde a inauguração da loja.

15. Aposte no buzz marketing

Como você bem sabe, a inauguração de uma loja é um evento emocionante que pode definir o tom para o sucesso futuro do seu negócio. Uma abordagem estratégica e inovadora é essencial para atrair clientes e criar uma base sólida de fãs desde o primeiro dia. Por isso, nossa sugestão é que você aposte no buzz marketing.

Esse ramo do marketing, também conhecido como marketing boca a boca, baseia-se na ideia de que as recomendações pessoais e a empolgação do público são mais convincentes do que a publicidade tradicional. Ou seja, essa é a arte de criar entusiasmo e zumbido em torno do seu negócio, permitindo que os próprios clientes se tornem os defensores e propagadores da sua marca.

Falando assim, fica mais fácil de entender porque o buzz marketing pode ser uma excelente opção para a inauguração da sua loja. Mas, vamos falar um pouco mais como ele pode te ajudar:

– Conexão emocional com o cliente: ele te ajuda a estabelecer uma conexão emocional com os clientes desde o início. Isso pode ser feito criando-se uma experiência memorável durante a inauguração, mas também o boca-a-boca pode aumentar essa conexão, já que as pessoas tendem a confiar mais em uma recomendação do que na publicidade;

– Custo-benefício: quando comparada com outras estratégias de marketing, o buzz marketing, o buzz marketing é mais econômico. Afinal, com ele você pode alcançar um grande número de pessoas sem gastar muito em publicidade tradicional;

– Alcance exponencial: O buzz marketing pode se espalhar de forma exponencial. Um cliente satisfeito pode alcançar centenas ou milhares de pessoas com sua recomendação, ampliando seu alcance. E isso fica ainda mais evidente em tempos de redes sociais.

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Por que a inauguração de uma loja é tão importante?

A inauguração de uma loja é um fator determinante no relacionamento com o cliente no varejo. Isso porque a primeira impressão precisa ser a melhor possível para gerar um relacionamento de confiança, atrair interesse e fazer a diferença em seu mercado de atuação.

Diante disso, investir em uma estratégia segmentada de inauguração se mostra como um fator decisivo para se destacar também da concorrência. Sem contar a possibilidade de colocar a marca na rotina dos futuros compradores e agregar valor ao produto oferecido.

O mais importante, nesse caso, está em conhecer bem o setor de atuação da loja para identificar quais ações serão mais impactantes. Por exemplo, se o seu negócio é um supermercado, montar um plano de ação segmentado se torna ainda mais importante, já que pode ser um comércio de bairro que precisa movimentar a rotina da região.

O que o planejamento para a inauguração deve ter?

O grande diferencial na hora de impactar o mercado desde o primeiro momento de atuação é fazer um bom planejamento. Para isso, você precisa ter conhecimento apurado de duas questões: o público-alvo e o mercado de atuação. O motivo é que quanto mais direcionado for a sua comunicação com os consumidores, mais fácil vai ser conquistar a tão esperada fidelização.

Sendo assim, comece com uma pesquisa detalhada sobre o perfil dos potenciais clientes, as ações dos concorrentes e, especialmente, as brechas deixadas no setor para criar um atendimento cada vez mais personalizado. Inclusive, essas informações serão importantes não apenas na inauguração da loja, mas durante os próximos meses e até mesmo anos.

Logo depois, avalie como despertar a curiosidade das pessoas no entorno do local onde a loja será inaugurada. Aqui, vale desde uma promoção relâmpago de mercadorias, brindes, programas de fidelização e até mesmo influenciadores.

Outra opção é fazer parcerias com outras lojas do varejo. Por exemplo, se você vai inaugurar uma loja de roupas, então pode fazer uma parceria com uma loja de sapatos. Assim, você conseguirá divulgar a sua loja para outras pessoas, ao mesmo tempo em que ajuda na divulgação da loja parceira.

Como fazer a inauguração de loja virtual?

A inauguração da loja virtual entra no mesmo molde da loja física com campanha de pré-vendas nas redes sociais e onde mais o estudo de público indicar. Nesse caso, como as informações no ambiente online são extremamente rápidas, torna-se indispensável investir ainda mais divulgação do negócio para conseguir alcançar o maior número de pessoas possível

Assim, uma boa dica é criar um blog ou uma página específica que fale sobre os benefícios do seu negócio. Outro ponto que pode ser levado em consideração é o fato de integrar os dois espaços de vendas com promoções estendidas em que o consumidor ganha desconto na venda online ao comparecer na inauguração da loja física e vice-versa.

 

 

Fonte: listenx

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