No setor supermercadista a competição tem sido cada vez mais acirrada. São tantos players nesse ramo do varejo que ser capaz de se destacar da concorrência não é mais uma questão de fazer apenas o seu negócio deslanchar, mas de sobrevivência.
Uma forma de conseguir sair na frente dos seus concorrentes é justamente acompanhando as tendências do mercado. Neste artigo você encontrará as tendências do setor supermercadista para 2024! Confira e não perca a oportunidade do sucesso colocando as nossas dicas em prática!
Tendências para 2024 no setor supermercadista
Resumidamente, as tendências para 2024 nos supermercados é a implementação de tecnologias de modo que elas facilitem a gestão da loja e a jornada de compras dos consumidores. Apesar disso, a experiência nas lojas físicas continua sendo igualmente importante, já que muitos consumidores ainda preferem esse modo de compras.
Portanto, as lojas que conseguirem oferecer uma experiência híbrida, dando ao consumidor a oportunidade de escolher como ele quer se relacionar com a loja em cada etapa dessa jornada será um diferencial. Além disso, a experiência de compras também ocupará um lugar de destaque, já que uma boa experiência pode ser muito mais eficiente para fidelizar os consumidores do que bons preços. Confira a seguir quais são essas tendências.
Investir em sistemas de automação
Em pleno século 21, com tanta tecnologia que cabe na palma das nossas mãos, não investir em tornar as tarefas do dia a dia mais fáceis utilizando o que há de mais novo no mercado é um grande erro. Isso porque, você estará perdendo tempo com atividades que poderiam ser automatizadas e realizadas mais rapidamente.
Existem empresas especializadas que desenvolveram sistemas de gerenciamento exclusivos para supermercados. Ou seja, você conseguirá realizar diferentes tipos de controle sem precisar gastar muito tempo e reduzindo muito as chances de erros humanos. já que ao invés de perder horas fazendo o controle de estoque, entrada e saída de produtos e o controle financeiro, você terá acesso a essas informações através de poucos cliques.
Uma vez que você seja capaz de economizar tempo com essas tarefas, você terá mais tempo disponível para investir em estudar estratégias para aumentar a visibilidade do seu negócio, atrair mais clientes para o seu supermercado ou mesmo investir no seu desenvolvimento como gestor de um negócio.
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Com o nosso software de Gestão para o Varejo, você tem uma solução completa e eficiente para ajudar a gerenciar o seu negócio. Com uma interface amigável e intuitiva, você terá acesso a recursos que permitem um controle total sobre as suas operações, desde o estoque até as vendas e finanças.
Com o nosso software, é possível automatizar processos, reduzir erros e aumentar a eficiência operacional.
Nossa solução de Gestão para o Varejo é altamente personalizável e pode ser adaptada às necessidades específicas do seu negócio. Seja você um pequeno varejista ou uma grande rede de lojas, nosso software pode ajudá-lo a otimizar suas operações e aumentar a produtividade da sua equipe.
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E-commerce
O e-commerce será outra tendência do setor supermercadista para 2024, aliás, essa provavelmente será a principal tendência do varejo para os próximos anos. Isso porque, cada vez mais os consumidores buscam formas mais fáceis, rápidas e práticas de efetuar as tarefas do dia a dia, como ir ao supermercado.
Portanto, considere a possibilidade de criar uma loja virtual do seu supermercado. Nela o cliente precisa ser capaz de navegar facilmente entre os diferentes setores do supermercado, encontrando facilmente aquilo que ele procura.
Vale ressaltar que, para criar uma loja virtual que funcione e seja capaz de atrair clientes você precisará de uma plataforma especializada em e-commerce, um site com boa navegabilidade, um bom servidor, segurança para a realização de pagamentos e fotos dos produtos. Por isso, antes de investir nessa tendência, é fundamental pesquisar e conhecer mais sobre o assunto.
Ainda falando de e-commerce, você poderá incluir o desenvolvimento de um aplicativo, permitindo ao cliente fazer as compras através dele. Essa medida pode ser ainda mais importante se você possui um público mais jovem, já que essa nova geração opta por resolver praticamente tudo pelo celular.
Omnichannel
A próxima tendência do setor supermercadista para 2024 é o Omnichannel. Esse é um conceito que tem se tornado cada vez mais presente na vida de consumidores pelo mundo e, sem dúvida alguma, veio para ficar.
Omnichannel quer dizer “em todos os canais” e, quando trazemos esse conceito para o mundo varejista, quer dizer que o cliente consegue acessar informações e fazer as compras em diferentes formas. Por exemplo, ele pode comprar pelo aplicativo, pagar pelo produto em qualquer loja da sua rede e retirar o produto na loja que seja mais conveniente para ele.
Com clientes cada vez mais conectados, é importantíssimo que você considere a possibilidade de implementar essa estratégia na sua loja. É preciso ressaltar que para que o omnichannel funcione da forma adequada, você precisará ter sistemas de automação que sejam integrados, sendo capazes de acessar todas as informações em diferentes plataformas e locais.
Caso contrário, as chances de frustrar os seus clientes poderá ser grande, resultando em insatisfação com os serviços. Assim, ao invés de fidelizar os clientes, você irá afastá-los da sua marca.
Alimentação saudável
Outra tendência do setor supermercadista para 2024 é a alimentação saudável, principalmente produtos orgânicos. Essa provavelmente é outra consequência dos tempos de pandemia, já que ficando em casa, as pessoas procuraram desenvolver novas habilidades, e cozinhar foi uma das principais.
Assim, as pessoas aprenderam a fazer pão caseiro, massa fresca, bolos, tortas e muito mais. O resultado foi que elas diminuíram a quantidade de alimentos processados e ultraprocessados. Portanto, se você investir em alimentos saudáveis, provavelmente vai atrair uma grande quantidade de clientes.
Para que essa estratégia funcione, é necessário que você tenha um setor de produtos saudáveis no seu supermercado e que você seja capaz de oferecer uma boa diversidade de itens e marcas. Por isso, ao planejar o layout da sua loja, inclua esses itens e crie um local especial para exibi-los.
Além disso, você deverá incluir essa informação e planejar estratégias de marketing que sejam voltadas para esses produtos e seus consumidores. Somente assim você garantirá que a sua marca seja vista como uma defensora da alimentação saudável.
Melhore a experiência de compras com o marketing sensorial
Outra tendência do setor supermercadista para 2024 é ser capaz de oferecer uma experiência de compra diferenciada para o seu cliente. Os consumidores brasileiros valorizam muito a experiência que eles têm em uma loja e isso influencia muito se retornarão ao estabelecimento ou não.
Clientes que são bem atendidos, que podem fazer as compras em um ambiente agradável e que têm pessoas atenciosas, cordiais e que estão dispostas a resolver qualquer problema que surja, serão clientes fiéis à sua marca. Inclusive, uma das formas de entender como os consumidores percebem o supermercado vale a pena investigar qual é o NPS do seu supermercado.
O marketing sensorial pode te ajudar, e muito, melhorar o ambiente de compras e a experiência do consumidor. Elas visam despertar e aguçar os sentidos dos clientes. Isso pode ser feito com a implementação de uma rádio interna personalizada, com a playlist perfeita para o seu público-alvo.
Ou então garantindo uma boa iluminação dos corredores, geladeiras e freezers. Ainda, você pode oferecer degustação de produtos, deixando o cliente experimentar novas marcas e produtos que você vende. Assim, eles tenderão a comprar o item que acabaram de degustar e até mesmo a comprar marcas que geralmente não compram.
Também é importante manter o ambiente sempre limpo e organizado, já que ninguém gosta de fazer compras em um local sujo, cheio de caixas e com produtos fora do lugar. Portanto, oriente os funcionários a fazerem visitas periodicamente aos corredores, garantindo que tudo esteja em ordem.
Claro, quando falamos de marketing sensorial não podemos deixar de falar da música ambiente. Ela te ajuda a deixar o ambiente de compras mais agradável, trazendo emoções para os consumidores, principalmente com as playlists sazonais.
Além disso, o treinamento dos funcionários, principalmente dos operadores de caixa, poderá ser um diferencial. Lembre-se que por mais que o preço dos produtos seja importante para atrair novos clientes, sem um bom atendimento e um bom ambiente, as chances do cliente retornar ao seu supermercado podem ser pequenas.
Invista em marketing digital e marque presença na internet
Se investir em marketing digital era considerado um diferencial do seu negócio, hoje em dia é algo básico, que toda empresa deve se planejar para fazer. Além disso, as pessoas começaram a buscar empresas com as quais elas pudessem se identificar. Ou seja, que tivessem uma personalidade parecida com as delas, que fossem capazes de levar informações relevantes e úteis para o seu dia-a-dia.
Dito isso, é evidente que uma das formas de marketing digital que mais tem feito sucesso nesse relacionamento entre pessoas e empresas são as redes sociais, principalmente o Instagram. Afinal, as redes permitem uma proximidade que antes não era imaginada.
Por exemplo, você pode fazer publicações contando sobre uma novidade que o seu supermercado terá e imediatamente ficar sabendo o que o seu público pensa a respeito dela. Isso porque, os comentários e reações dos seus seguidores podem dizer o quanto eles estão felizes, ansiosos ou descontentes com a notícia.
Além disso, redes como o Instagram permitem a realização de pequenas pesquisas de satisfação do cliente através das enquetes. Sem falar que, utilizando as caixas de perguntas você também consegue identificar as principais dores dos seus seguidores. Portanto, saberá exatamente como as campanhas publicitárias devem ser trabalhadas de modo que você consiga atrair a atenção dos seus clientes.
Claro que essa não é a única forma de se fazer marketing digital, também é possível investir em anúncios pagos no Google Ads e nas redes sociais. Essa estratégia de marketing é bastante certeira, já que é possível escolher o perfil e a localização das pessoas que verão esses anúncios.
Aposte no atendimento personalizado
Outra tendência do setor supermercadista para 2024 é oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes. Isso mesmo que você leu, oferecer um atendimento sob medida para cada um dos seus clientes poderá ser um grande diferencial do seu estabelecimento e uma forma de ter clientes fiéis rapidamente.
Isso porque, tudo o que as pessoas procuram quando vão às compras é um bom atendimento e bons preços. Muitas vezes, elas até preferem pagar um pouco mais apenas para ter um atendimento melhor.
Uma das formas de conseguir oferecer atendimento personalizado para os seus clientes é investir em tecnologia, mais precisamente, em inteligência artificial. Assim, através desses sistemas você conseguirá, por exemplo, identificar quais as preferências dos seus clientes e oferecer promoções personalizadas, de acordo com o que eles compram. Confira o nosso e-book gratuito Inovação para supermercado: como sair na frente de seus concorrentes?.
Outra forma de se fazer isso é através do treinamento dos seus funcionários para oferecer sempre o melhor atendimento. Cargos como operadores de caixa, repositores, atendentes do açougue e da padaria, e seguranças, que têm constante contato com os clientes, devem estar muito bem treinados. Educação, cordialidade, atenção e pró-atividade são características que devem ser levadas em consideração tanto na hora da contratação desses profissionais, quanto durante os treinamentos.
Use a tecnologia disponível a seu favor
A tecnologia veio para ficar, certo? E os avanços estão ocorrendo cada vez mais rapidamente que fica até difícil se manter por dentro de todas as tendências. Mas, se tem uma ferramenta que chegou com o pé na porta foi a inteligência artificial (IA).
Ela já vem sendo utilizada há algum tempo, mesmo que você não saiba. Então, que tal se inteirar sobre como ela funciona e quais benefícios ela poderá trazer para o setor supermercado. Assim, você poderá se destacar e sair na frente da concorrência.
Os sistemas de IA têm a capacidade de identificar padrões de comportamento dos clientes, tanto individualmente quanto em conjunto. Com essas informações você poderá tomar decisões gerenciais mais acertadas e oferecer aos consumidores produtos e serviços que sejam mais atrativos.
Por exemplo, quando um cliente participa do programa de fidelidade do supermercado, todas as suas compras, incluindo os produtos adquiridos e as quantidades, são registradas. Ao analisar essas informações ao longo do tempo, é possível determinar quais produtos esse cliente consome com maior frequência e a intervalos específicos.
Mas, mais do que isso, a IA vai te ajudar a entender quando mudanças nos padrões de compras começarem a ocorrer. Vamos supor que os consumidores passem a escolher a opção mais barata de determinados produtos, provavelmente a IA perceberá isso mais fácil do que você e os seus funcionários.
Isso abre a porta para a oferta de promoções exclusivas e personalizadas, baseadas nas preferências de compra desse cliente. Em outras palavras, se o cliente costuma comprar iogurte de morango a cada duas semanas, o supermercado pode criar ofertas especiais, exclusivas para ele, durante esse período.
Aposte nas vendas pelas redes sociais
Uma coisa é certa, as redes sociais vieram para ficar e eles têm marcado cada vez mais presença na vida das pessoas e das empresas. Se há alguns anos o marketing digital era um diferencial de uma marca, hoje ele é considerado essencial para todas as empresas do varejo, inclusive os supermercados.
Afinal, desta forma você consegue se conectar com os consumidores, criando uma proximidade que não era possível com as propagandas de televisão ou encartes. Isso acontece porque as redes permitem uma comunicação mais direta e aberta com os seguidores.
Sem falar que, as pessoas seguem um determinado perfil porque elas gostam do conteúdo. Por isso, no varejo é fundamental produzir conteúdos de qualidade e que sejam realmente úteis para as pessoas, ao invés de ficar apenas divulgando as promoções e a marca.
Com a nova tendência do setor supermercadista, para 2024 ter bons conteúdos se tornou algo ainda mais importante. Isso porque, muitos consumidores são levados a adquirir produtos apenas por causa de uma live que eles viram, ou então uma divulgação no perfil de uma marca.
Neste caso, o consumidor vai até o perfil de interesse, clica no link disponível na bio do perfil e é redirecionado para o site da empresa. Desta forma, o varejista consegue aumentar as chances de fechar uma compra, já que se a pessoa chegou até ali é porque ela tem intenção de comprar o produto, ou seja, o lead é bom.
Compartilhamento do estoque e ativação de gatilhos mentais
Você, enquanto consumidor, já deve ter reparado que alguns e-commerce mostram a quantidade de itens disponível no estoque enquanto você está fazendo a busca pelos produtos. Mais provável ainda é que você foi levado a fechar uma compra porque a quantidade daquele produto era baixa e você ficou com medo de ficar sem.
Ou então, teve a possibilidade de pedir para a loja te notificar quanto o produto estivesse disponível, deixando o seu email de contato. E, mais comumente, soube que um determinado item estava esgotado e foi apresentado a produtos similares no site.
Pois, essa é uma estratégia que já vinha sendo implementada com sucesso em outras áreas do varejo, mas que agora parece que também conquistou o setor supermercadista. Inclusive, algumas redes grandes já implementaram essa tecnologia na sua loja virtual.
Portanto, a próxima tendência do setor supermercado para 2024 que falaremos é a gestão do estoque integrada com a sua loja virtual. Essa é uma estratégia que pode te ajudar a fechar vendas, por exemplo, quando o cliente vê que o produto está acabando, e a evitar insatisfações na entrega, já que o cliente não ficará esperando pelo produto que pediu.
Outra opção que você pode dar ao cliente é a possibilidade de escolha de produtos semelhantes caso algum dos itens tenha esgotado após ele ter efetuado o pedido. Assim, se eles escolherem o molho de tomate da marca X, mas este acabou, será enviado o molho de tomate da marca Y, que tenha características e preços similares.
Envolva o cliente na tomada de decisões
A última tendência do setor supermercadista para 2024 que falaremos é para envolver o cliente na tomada de decisões. Claro que você não precisa perguntar para ele cada uma das decisões administrativas da sua empresa, mas pode deixá-lo escolher pequenas coisas.
Essas pequenas decisões dão ao consumidor a sensação de estar sendo ouvido e de fazer parte da organização. Desta forma, você nutre um relacionamento mais próximo com o consumidor, que passará a confiar mais na sua marca e se tornará um cliente fiel.
Por exemplo, você pode deixar que ele escolha os produtos que estarão em promoção durante os períodos promocionais. Ou então criar um programa de fidelidade em que alguns produtos estejam consideravelmente mais baratos na semana, e ele escolhe qual das promoções ele quer aproveitar.
Fique de olho no comportamento do consumidor
As mudanças no comportamento dos consumidores é algo absolutamente natural e espero. Para analisar como era o padrão de consumo há algumas décadas e como ele é hoje. Além disso, se você comparar diferentes países, estados e até mesmo cidades perceberá que cada local tem as suas diferenças.
Entretanto, algumas dessas tendências conseguem alcançar um grande número de pessoas. E, ficar atento a essas mudanças e tendências é essencial para conseguir adaptar o seu negócio com o foco de não perder clientes e ainda conquistar novos. Isso sem falar que te ajudará a tomar decisões gerenciais mais acertadas e a planejar campanhas de maior sucesso.
Para isso, uma das primeiras coisas às quais você deve ficar atento em 2024 é com relação aos sentimentos dos consumidores. Isso porque, eles desempenharão um papel crucial nas decisões de compra.
Esses sentimentos incluem o choque com o avanço tecnológico, que tem causado apreensão devido às mudanças rápidas ocasionadas, deixando algumas pessoas desconfortáveis. O esgotamento devido à sobrecarga de informações em tempo real, também é um sentimento que poderá estar presente.
Além disso, consumidores que possuem um otimismo realista em busca de soluções práticas para desafios também frequentarão o seu supermercado. Finalmente, o encantamento gerado por experiências novas e significativas também pode fazer com que os clientes gostem de experimentar coisas novas na loja.
Fonte: listenx