Atividade física leve também traz benefícios à saúde

Atividade física leve também traz benefícios à saúde

A dica é manter o corpo em movimento, mesmo que com atividade física leve. Confira o que pode ser feito para melhorar a sua saúde!

Qualquer atividade física realizada constantemente, mesmo que leve, traz benefícios para a saúde. Quando aliada à boa alimentação e sono de qualidade, o resultado é certo: bem-estar e qualidade de vida. Caminhada, musculação com pouco peso, hidroginástica, natação, bicicleta ergométrica e dança são excelentes opções para quem quer começar a se exercitar.

De acordo com o médico especialista em medicina do esporte, Álvaro Chamecki, pequenas mudanças na rotina podem trazer um impacto bastante positivo. “Comece devagar. Afinal, pequenos passos podem promover grandes transformações. E procure sempre orientação de um profissional. Mesmo que de forma leve, é preciso estar bem orientado para iniciar a prática de qualquer atividade”, recomenda.

De acordo com o especialista, a prática constante de exercícios melhora os parâmetros clínicos de forma geral. A prática também melhora o sistema cardiorrespiratório e a qualidade do sono, reduz o estresse e aumenta a sensação de bem-estar.

Veja os benefícios da atividade física leve:

Melhora a saúde cardiovascular

Movimentar-se traz benefícios ao metabolismo. A prática regular diminui os depósitos de gordura no sangue, reduzindo a pressão arterial e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. O médico cooperado recomenda agendar consulta prévia com especialista em cardiologia para ter certeza de que está apto para iniciar qualquer atividade.

Alivia o estresse e a ansiedade

A atividade física libera endorfinas, neurotransmissores que trazem a sensação de relaxamento e bem-estar para o corpo e para a mente. Essas substâncias ajudam a reduzir a ansiedade e o estresse, além de melhorar o humor.

Ajuda a prevenir doenças crônicas

O sedentarismo é um fator de risco para diversas doenças como diabetes, obesidade e hipertensão arterial. O exercício físico, mesmo que leve, previne essas doenças, melhora a qualidade de vida e amplia as chances de longevidade.

É essencial para a qualidade de vida dos idosos

“Na terceira idade, além de ajudar a manter a saúde cardiovascular e controlar o peso, a atividade física melhora a flexibilidade e a mobilidade – reduzindo o risco de quedas, fraturas e lesões. Além disso, ajuda a melhorar a saúde mental, reduz o risco de depressão e ansiedade, muito comuns em idosos, e permite que eles tenham mais autonomia”, afirma o especialista.

Fonte: revistaampla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *