1) Esteja preparado
Entre as dicas para a Black Friday, a primeira pode parecer simples, mas vai fazer toda a diferença se for bem executada. Não adianta esperar melhores vendas se você não estiver preparado. Tudo precisa estar funcionando bem, para que não haja frustração para o consumidor. Por isso, vale revisar e ampliar o estoque, além de preparar bem a logística, ponto fundamental para converter o seu cliente para novos negócios.
2) Desconto pra valer
Com o passar dos anos, os clientes ficaram mais conscientes e têm o hábito de acompanhar os preços dos produtos por um bom tempo, antes da Black Friday. A missão é facilitada pelos buscadores que comparam e mostram as melhores ofertas. Por isso, se o desconto não for bom e competitivo, as chances de vendas vão diminuir bastante e você pode deixar a data passar com um resultado bem abaixo do esperado.
3) Anuncie online
Outra dica para a Black Friday é fazer uma boa campanha de divulgação dos seus produtos ou serviços com antecedência. A Black Friday deste ano será no dia 27 de novembro. Portanto, vale começar pelo menos 30 dias antes, apresentando aquilo que você acredita que possa ser o carro chefe de vendas. Isso vai aumentar as chances de que o consumidor recorde do seu produto na hora de realizar a compra.
4) Turbine as redes sociais
Para reforçar a sua presença digital, também é preciso uma boa campanha nas redes sociais. Não é só postar. É preciso uma estratégia de convencimento, passo a passo, até levar o consumidor à decisão final. Boas imagens do produto ou serviço, especialmente em vídeo, podem ajudar na missão. As redes sociais devem estar preparadas com conteúdo exclusivo e de qualidade para chamar a atenção dos consumidores.
5) Produtos em alta
Uma dica para a Black Friday é pesquisar os produtos que estão em alta, ou seja, aqueles que as pessoas mais buscam neste período. Uma análise bem feita pode ajudar no seu planejamento e fazer com que o desempenho do seu negócio possa ter um ganho significativo da data. Também dá para apostar em produtos que sejam relacionados aos mais procurados, como acessórios, por exemplo. Quem está disposto a comprar um determinado produto, normalmente leva em conta as ofertas de outros que tenham ligação com a sua escolha.
6) Prepare o seu SAC
Muita gente se prepara para as vendas, mas esquece de um ponto que é fundamental. O pós-venda. A Black Friday é uma oportunidade de fidelizar os clientes, por isso, o atendimento precisa ser impecável, seja para tirar as dúvidas antes da compra solucionar algum problema que o cliente tenha na sua experiência comercial. Por isso, as respostas precisam ser ágeis e as mais diretas possíveis. Não tem nada que irrita mais um consumidor que que a sensação de ser enrolado. Se houver problema, principalmente com a entrega, ele precisa ser corrigido o quanto antes. Caso contrário, é possível que o cliente encerre relacionamento com o seu negócio.
7) Dê opções de pagamento
Nas vendas online, praticamente todos aceitam pagamento por meio de cartão de crédito. Mas parou para pensar que muita gente não tem cartão e precisa de outras opções? Por isso, é preciso levar em conta a possibilidade de pagamento por meio de boletos bancários, diversidade de pagamentos em mais parcelas, de acordo com o valor da compra, além do débito em conta. Outra sugestão é a possibilidade de que mais de um cartão seja utilizado na compra, devido aos limites de crédito impostos pelas operadoras de crédito.
Fonte: Terra