Com a concorrência cada vez maior e mais qualificada no setor de Food Service, entregar bons produtos e ter um serviço de qualidade não é mais o suficiente para conquistar e fidelizar clientes. Por isso, é fundamental ter uma boa estratégia de marketing e divulgação para que a empresa conquiste relevância e se destaque no mercado.
Ao contrário do que muitos ainda pensam, a estratégia de marketing não é uma despesa, mas sim um investimento que traz resultados mensuráveis para o seu negócio. Entretanto, para que esses resultados realmente apareçam, é preciso planejar. Para engajar o público, criar autoridade de marca e atrair novos consumidores, sua estratégia de divulgação deve ser pensada como uma ação contínua, que vai fazer parte da rotina do seu negócio.
O primeiro passo nesse processo de planejamento é entender qual é o perfil do seu cliente ideal e saber como eles se comportam. Só assim vai ser possível desenvolver ações que te ajudem a atrair e engajar consumidores que fazem sentido para o seu negócio.
Já tem essa informação? Então é hora do colocar a mão na massa e desenvolver suas ações de marketing. Para te ajudar, listamos abaixo algumas das estratégias de marketing mais interessantes para o setor de Food Service.
Invista em ações para fidelização de clientes
Um programa de fidelidade é uma ação contínua formatada para recompensar clientes pela frequência. Essa iniciativa tem o objetivo de construir um relacionamento de longo prazo com o público. Dessa forma, encorajá-lo a voltar a fazer compras ou fechar negócio de forma recorrente.
Além de ser mais barato e estratégico atrair um consumidor que já foi conquistado, o cliente fidelizado tende a falar sobre a sua boa experiência e colaborar para promover o negócio de maneira orgânica.
Mas então, qual é o caminho para criar um programa de fidelização de clientes que traga resultados?
Muitos negócios ainda vêem no Cartão Fidelidade a única alternativa de programa de fidelização. E eles até têm valor, mas deixam a desejar em vários pontos importantes. Além de não permitirem mensurar corretamente o resultado das ações, somente os cartões não são suficientes para lembrar o cliente que você existe e convencê-lo a voltar.
Um bom programa de fidelidade analisa não somente quantas vezes um cliente voltou, mas também traz informações sobre como ele se comporta. Com isso, fica muito mais fácil para que o administrador do negócio entenda qual é o valor de cada clientes e em quais fregueses vale a pena investir. Seja dando um desconto especial, um brinde ou criando qualquer ação personalizada.
Pode parecer complicado para pequenos e médios negócios terem esse nível de conhecimento sobre o comportamento dos clientes, mas existem soluções adequadas a todos os mercados.
Muitas delas, além possibilitarem o rastreamento, permitem automatizar essas ações. Ou seja, é possível criar programas de fidelidade personalizados e com segmentação de público de forma automatizada. Independente do tamanho do seu negócio.
Personalize as promoções de acordo com cada cliente
A tecnologia e o mercado digital criaram clientes que valorizam cada vez a experiência de compra e serviço personalizadas. Independente do canal de compra, os consumidores querem se sentir únicos.
Sendo assim, trabalhar com promoções personalizadas pode ser uma boa pedida para fidelizar o público e aumentar o faturamento do seu restaurante tanto no atendimento presencial, quanto no delivery. Para fazer isso, você pode oferecer um voucher de desconto no prato favorito de um cliente que está ausente. Ou então, oferecer um desconto no menu kids especialmente para uma família que tem filhos pequenos.
Entretanto, essa estratégia depende muito de como você se relaciona atualmente com seus clientes, já que para personalizar, é preciso conhecê-los e ter acesso a dados de cadastro do público que frequenta seu negócio.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio também é uma forma simples e eficiente de divulgar seu negócio entre os consumidores que estão na sua região, funcionando como uma estratégia de geomarketing.
O recurso é gratuito e, ao cadastrar os dados do seu estabelecimento (localização, horários de funcionamento, contatos…), sua empresa fica marcada no mapa do Google.
Ao fazer esse cadastro, aumentam suas chances de aparecer com destaque nas buscas de potenciais clientes da sua região, já que a localização é um dos principais critérios de classificação.
Marketing de Relacionamento
Enquanto o marketing tradicional é focado em convencer o cliente de algo, o marketing de relacionamento têm como objetivo a construção de uma ligação de longo prazo com o público.
Além de te ajudar a conquistar clientes mais leais e melhorar a reputação do seu negócio, o marketing de relacionamento é um caminho para expandir o meio de promoção mais eficiente que existe: a divulgação boca-a-boca.
A lógica é simples: clientes encantados com o seu produto ou serviço vão te recomendar. E essa recomendação tem muito mais poder de convencimento do que qualquer propaganda que você faça sobre você mesmo.
Tenha em mente que as ideias do marketing de relacionamento devem ser parte integrante da cultura da empresa, já que a construção de relacionamento com o público se dá em toda a jornada de compra. Sendo assim, oferecer um bom atendimento e entregar produtos de qualidade são os primeiros passos.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas do marketing digital e tem o objetivo de atrair um público altamente qualificado por meio da produção e divulgação de materiais relevantes para o público.
Esses conteúdos podem ser artigos, vídeos ou infográficos publicados no seu site, blog ou redes sociais. O importante é que eles façam parte do universo do seu negócio e também sejam assuntos de interesse do seu público-alvo.
Em negócios de Food Service, vale oferecer receitas, dicas de combinação de pratos, curiosidades sobre a origem da gastronomia… Assim, quando as pessoas fizerem buscas sobre esses assuntos, podem chegar até a página ou site do seu negócio.
Fonte: wifire