5 Dicas para negociar bem

5 Dicas para negociar bem

Negociar é um ato que faz parte da vida, mas no caso de um empresário é uma ação crucial para o sucesso. Se é o seu caso, siga estas 5 dicas para negociar bem e ter êxito nos seus negócios.

Embora voltadas para o universo empresarial, algumas destas dicas são também úteis para o cotidiano.

Conhecer com quem vai negociar

Embora haja estratégias comuns, a negociação deve ser adequada às pessoas. Antes de começar a negociar, certifique-se de que sabe com que tipo de pessoa ou entidade está a lidar, de forma a adaptar a sua estratégia de negociação.

Afaste as emoções

Sobretudo num contexto profissional, o sucesso da negociação está intrinsecamente ligado a uma maior racionalização. Não deixe que as emoções falem mais alto durante o processo. Mesmo em situações em que o interlocutor se demonstre irritado, tente manter a calma e puxar de novos argumentos.

Escolher o momento certo

Por muito bem que saiba negociar na sua atividade, nem todos os momentos serão propícios a fazê-lo. Saiba reconhecer se um determinado momento é o ideal para iniciar o processo de negociação. Se avançar num momento impróprio, é insucesso garantido, já que os seus argumentos poderão nem ser ouvidos.

Negociar com a pessoa certa

Mais importante ainda do que o momento para negociar, importa escolher a pessoa certa para o fazer. Não adianta perder tempo a tentar vender um serviço a uma empresa se o está a tentar fazer à pessoa responsável pelos recursos humanos. O alvo da sua negociação deve ser definido previamente, para evitar desperdício de tempo com reuniões de onde não tirará qualquer proveito.

Esteja disponível para colaborar

Para negociar bem, deve negociar para ambas e as partes e não apenas para si. Ainda que o seu objetivo seja o lucro, opte por uma abordagem proativa de colaboração. Se estiver atento às necessidades da outra parte, se souber adequar a sua proposta ao que o interlocutor precisa, ambas as partes sairão a ganhar. E além de ganhar este processo de negociação, ganha um cliente para o futuro.

Fonte: Economias

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