Como fortalecer o relacionamento com o seu público

Como fortalecer o relacionamento com o seu público

“Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

A frase acima é de Philip Kotler (guru do marketing) e explica claramente a importância de se ter um bom relacionamento com seus consumidores. Construir uma relação forte com seu cliente é importante não apenas para que ele volte a comprar com você, mas também para que ele traga mais pessoas para sua loja.

Sabendo disso, apresentamos a seguir seis maneiras para fortalecer o elo entre sua marca e o seu público. São elas:

1. Conheça muito bem seu cliente

Quando você começa a namorar a alguém, quer conhecer bem a pessoa para que possam se conectar e se comunicar melhor, certo? Com seu cliente, essa lógica também se aplica. É importante que você conheça muito bem seus clientes para poder oferecer a eles justamente o que eles buscam e o que ele gostam. Mostrando que você sabe quem são seus clientes e o que eles precisam, sua loja vai conquistando-os e fortalecendo o elo entre vocês.

2. Promova uma comunicação direcionada

A comunicação é a chave de qualquer relacionamento. Seja seu amigo, sua mãe, seu cônjuge ou seu cliente. Sem diálogo, sem informações, não há como construir uma relação forte e duradoura. Por isso, entender como o seu cliente se informa, quais canais ele utiliza – e estar presente lá – é um grande passo para se aproximar de seu público e fortalecer o vínculo com ele.

3. Ofereça conteúdo qualificado

O cliente atual é digital. Mesmo que ele não compre na internet, ele sempre vai procurar na web informações sobre o produto que deseja comprar, antes mesmo de ir até sua loja. Por isso, é importante que a sua marca ofereça esse conteúdo que ele busca. Para isso, você pode produzir um guia com dicas de utilização, um texto falando dos benefícios que seus produtos trazem ou mesmo vídeos mostrando como funcionam.

4. Ofereça um atendimento personalizado

Voltando ao exemplo dos namorados, a pessoa amada sempre quer que o outro lhe trate como alguém especial, quer se sentir única. O seu cliente também! Mostrar que você o conhece bem, sabe do que ele gosta e oferecer um atendimento direcionado ao perfil e às necessidades dele vai fortalecer o relacionamento entre vocês. Não fale com seu cliente de forma genérica, fale diretamente para ele.

5. Disponibilize serviços adicionais

Você pode oferecer diversos tipos de serviços para facilitar a vida do cliente. Dessa forma, ele vai se sentir grato à sua loja e, consequentemente, vai fazer com que valorize mais a sua marca. Você pode oferecer estacionamento gratuito, pagamento facilitado, garantia estendida ou mesmo um cafezinho durante o atendimento. Todos esses serviços contribuem para fortalecer a relação com o público.

6. Cuide do cliente depois que ele sai da loja

Quando você sai da casa de seus pais, a relação com eles termina? Não… Você continua se comunicando com eles, conversando com eles, entendendo o que eles estão passando, do que estão precisando. O mesmo deve acontecer entre sua loja e seu público. Não é porque o cliente saiu da loja com um produto na mão que você deve achar que a missão está cumprida. Realizar um pós-venda eficiente é fundamental para fortalecer o relacionamento com seu público.

E lembre sempre que um relacionamento não é construído de um dia para o outro – leva tempo! Por isso, invista na construção de um elo forte com seu público. Mesmo que alguns dos consumidores ainda não comprem com você, manter uma relação com eles vai contribuir para que, no futuro, eles virem os seus clientes mais fiéis.
 
 
Fonte: Gazin

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