Como você pode tomar as rédeas do seu dia antes mesmo do café da manhã? Todos nós já ouvimos falar sobre os incontáveis benefícios de acordar cedo e ter um início extremamente produtivo. Mas, se você é uma pessoa com hábitos noturnos por natureza, como treinar o corpo para conseguir acordar cedo sem se sentir cansado o tempo todo?
Jeff Sanders conhece muito o assunto: ele é apresentador do podcast “Miracle”, que vai ao ar às 5 horas da manhã, e autor do livro “The 5 a.m. Miracle: Dominate Your Day Before Breakfast” (“O Milagre das 5: Domine seu Dia Antes do Café da Manhã”, em tradução livre”). Sanders tem alguns ótimos conselhos sobre como aproveitar melhor essas primeiras horas do dia e adquirir hábitos positivos para aumentar a produtividade. “A boa notícia é que este é um horário arbitrário, que eu inventei. Não é uma imposição. A razão pelo qual eu o escolhi é que, há seis anos, eu tinha um trabalho em período integral, um negócio que estava crescendo em paralelo e ainda treinava para uma maratona. Eu tinha um dia cheio”, lembra. “O único momento que eu tinha para treinar era antes do trabalho. Então, o horário das 5h da manhã fazia sentido.”
Sanders explica que, em pouco tempo, descobriu o “poder das manhãs”, algo que pode ser aplicado aos exercícios físicos, aos projetos profissionais, aos hábitos saudáveis e a qualquer outra coisa. “Uma vez que eu percebi que acordar mais cedo me dava a oportunidade de fazer tudo que eu precisava, eu comecei a querer isso. Para mim funcionou às 5h, mas as pessoas devem escolher um horário que funcione para elas”, diz. “Para a maioria das pessoas, o início da manhã é um bom momento porque elas estão alertas, o cérebro está funcionando bem. Além do mais é um período tranquilo, quando o resto do mundo ainda está dormindo ou se preparando para o trabalho. Você pode fazer muitas coisas boas no início da manhã. E, quando você domina o seu dia logo cedo, consequentemente o restante dele será muito mais fácil.”
O especialista tem alguns truques para ajudar as pessoas a realmente conseguirem levantar cedo – e não ficarem adiando o alarme. Segundo ele, todo o processo começa na noite anterior. “Se você quer acordar às 5h, deve estar na cama mais ou menos às 21h. Para muita gente pode parecer cedo, mas a realidade é que se você quer ter um horário ideal para acordar, você precisa planejar o número de horas de sono. E, para isso, você também precisa garantir que vai conseguir parar o seu trabalho e tudo aquilo que tem de fazer para estar na cama no horário previsto.”
Sanders garante que, se a rotina noturna estiver estabelecida, as horas matinais serão muito mais fáceis. “Todo o processo começa com a tentativa de amarrar o seu dia, ter um limite noturno rigoroso, se preparar para dormir e realmente estar na cama. Se você seguir estes passos simples, vai dormir bem e acordar renovado na manhã seguinte, sem a necessidade de colocar vários alarmes. Você simplesmente sai de casa, animado e pronto para dar andamento ao seu dia. A rotina noturna realmente é um fator chave.”
Para corroborar sua tese, Sanders conta que, há alguns anos, descobriu que, assim como a maioria das pessoas, ele não é bom em metas anuais. “Percebi que deveria estabelecer metas para o curto prazo”, diz. “Eu criei um sistema que chamo de sistema trimestral, que é basicamente um modo muito simples de dizer que, em vez de um objetivo de 12 meses, eu tenho objetivos de 12 semanas, 3 meses ou 90 dias. Basicamente, isso significa estabelecer um deadline no curto prazo para tudo o que você vai planejar. Não planeje nada muito sério além disso, porque é muito difícil prever como a vida estará com antecedência.”
Sander diz que, desta maneira, ele sabe que as metas traçadas são realmente apenas para os próximos meses. Fora isso, ele tem ideia das coisas que poderia buscar, mas elas não estão no cronograma, ou seja, não estão garantidas, são apenas ideias para depois. “Assim, eu posso focar exclusivamente nos poucos objetivos que eu tenho no momento. Ao fazer isso, eu percebo um progresso muito maior. Eu posso prever meu cronograma de um modo muito eficiente. Eu vi uma melhora significativa na conquista dos meus objetivos, porque eu não estou pensando com tanta antecedência, e, portanto, não me sinto culpado quando não consigo alcançar determinadas coisas. Eu realmente foco apenas naquilo que interessa naquele momento.”
Outro ponto que Sanders destaca são o que ele chama de “hábitos âncora”, considerados por ele elementos chave para o cotidiano. “São hábitos essenciais que tendem a acontecer, você fazendo ou não as coisas corretamente no seu dia. Podem ser, por exemplo, o simples atos de acordar, ir para o trabalho e fazer atividade física. Essas três coisas tendem a acontecer para a maioria das pessoas, na maioria das vezes. Um hábito âncora é algo que já está acontecendo. A questão é: se eu quero adicionar um novo hábito a minha rotina, ou se eu quero mudar ou melhorar algo que já faz parte dela, e eu vou baseá-lo naquilo que eu já estou fazendo.”
Ele exemplifica dizendo que, se você quer incluir a ioga no seu dia a dia, você precisa pensar da seguinte forma: “Eu já estou indo caminhar mesmo. Eu vou apenas fazer um pouco de ioga depois”. Ou, se você quer beber mais água, inclua o hábito logo após levantar da cama, todas as manhãs. Ou seja, esses hábitos extras podem ser encaixados nas coisas essenciais que você já faz. “Eu acho que é uma boa maneira de melhorar a vida sem ter que mudá-la completamente. Vamos fazer pequenas mudanças, que serão fáceis de realizar porque eu já tenho uma rotina estabelecida, que funciona.”
Fonte: Forbes