Os 7 erros mais comuns na hora de vender

Os 7 erros mais comuns na hora de vender

Você já pensou que um comportamento mal planejado pode estar comprometendo suas vendas? Cada colaborador tem seu jeito próprio de conduzir a relação com o cliente e fechar uma venda com ele — mas certos vendedores cometem verdadeiras gafes na hora de convencer o consumidor a comprar um produto! Para conhecer os erros mais comuns na hora de vender (e fugir deles), acompanhe nosso artigo de hoje!

O primeiro dos erros mais comuns na hora de vender: o vendedor-recepcionista

Não é difícil encontrar aquele tipo de vendedor que mal espera o cliente chegar à porta da loja para abordá-lo e conduzi-lo, a qualquer custo, para “dar uma olhadinha”. Essa estratégia, que à primeira vista pode parecer muito educada e gentil, na verdade joga contra o fechamento da venda.

Esse, de fato, está entre os erros mais comuns na hora de vender. Os vendedores devem saber dar espaço aos clientes que chegam à loja. O primeiro passo no processo de compra é justamente passar pela loja, observar as vitrines e, caso haja interesse da parte do consumidor, ele entra para conferir os produtos e preços. Não há problema algum em o vendedor querer ser gentil e oferecer auxílio ao cliente, mas não é adequado ficar sobre ele o tempo todo.

O papel da equipe de vendas é se manter no campo de visão do possível comprador, pronta para auxiliá-lo caso seja requisitada.

O vendedor-vidente

Outro da lista dos erros mais comuns na hora de vender é aquele vendedor que tenta adivinhar o desejo do cliente antes mesmo de ele se pronunciar. Na tentativa constante de agrada-lo e apresentar os produtos da loja, o vendedor pode acabar soando inconveniente e espantando aquele comprador.

Isso porque, sem deixar o cliente dizer o que quer, fica impossível saber o que ele realmente almeja comprar, e assim gera frustração e quebra de confiança durante a venda.

O vendedor tagarela

Assim como é negativo não saber ouvir o seu comprador potencial, também é fatal não parar de falar. O vendedor que não ouve o cliente e se preocupa em atender ao seu gosto acaba falando em demasia, o que, além de irritar o consumidor, diminui as chances de fechar a venda satisfatoriamente.

O vendedor-comprador

Como numa ação consequencial, o vendedor que não ouve o seu cliente não conhece os seus desejos, não lhe oferece a atenção adequada, fala em excesso e assim acaba oferecendo produtos que não têm nada a ver com o gosto desse comprador.

É uma gafe incalculável oferecer ao seu consumidor produtos que atendem ao gosto do vendedor, e não desse cliente. Quando isso acontece, fica claro para quem está comprando que ele não está sendo ouvido e que o vendedor não está lhe oferecendo a atenção necessária.

O vendedor que subestima

Especialmente nas lojas de grife e de artigos de luxo, há atendentes que apostam na soberba e desdenham de clientes que vestem roupas simples ou que ele julgue como incapaz de pagar pelas peças da loja. No universo das vendas, isso é absolutamente fatal. Ao receber um cliente, não deve haver pré-julgamentos da parte do vendedor. A sua função é ouvir o consumidor, ajudá-lo a encontrar o que procura e levá-lo a fechar a compra, sempre buscando demonstrar simpatia e atenção pelo que ele diz.

O vendedor desinformado

É no vendedor que o cliente buscará auxílio caso tenha dúvidas sobre os produtos em si, sobre preços, condições de pagamento da loja e tudo o mais. É frustrante para esse comprador notar que o vendedor não é capaz de responder às suas dúvidas.

É claro que o vendedor não terá todas as respostas na ponta da língua, e muitas vezes ouvirá perguntas que não correspondem a sua função. Porém, é preciso ter a habilidade de conduzir a situação, buscando sempre ser prestativo e empático, e assim se dispor a buscar a pessoa que possa tirar a dúvida do seu cliente.

O vendedor impaciente

Tão chato quanto um vendedor que não sabe responder às dúvidas dos clientes é aquele vendedor que não quer fazê-lo. A função do time de vendas é demonstrar educação e simpatia, além de servir como uma consultoria para o cliente. Por isso, nada de impaciência, ou isso prejudicará todas as vendas.
 
 
Fonte: Pollo

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