4 fatores essenciais para o sucesso de uma loja de materiais de construção

4 fatores essenciais para o sucesso de uma loja de materiais de construção

O sucesso em uma loja de material de construção está relacionado tanto à diversidade de seus produtos quanto às estratégias que a gestão executa para atrair o cliente. Para que as ações de vendas sejam aplicadas com eficiência, existem alguns fatores que precisam de atenção.

Separamos 4 deles adiante, com dicas que podem contribuir para o êxito no gerenciamento desse tipo de negócio. Acompanhe!

1. Organizar os produtos

A falta de organização do material normalmente prejudica as vendas. O problema pode transparecer na falta de produto, quando não há um sistema de reposição eficiente. Também ocorre devido à má organização: a equipe não descobre a tempo o que é necessário repor.

Ainda pode ocorrer um transtorno devido à má comunicação e à inexistência de um acompanhamento no almoxarifado. Por exemplo, quando não se dá baixa em um produto que já foi vendido, frustrando o consumidor que vier procurá-lo.

Isso prejudica não só aquela venda específica, mas potenciais negócios no futuro — já que aquele consumidor provavelmente não vai mais retornar. Portanto, é essencial organizar os itens comercializados pela sua loja de material de construção.

2. Implementar um sistema de controle do estoque

Para não ter o problema citado acima, a dica é adotar uma tecnologia que ajude no controle — como um sistema de gestão com módulo para acompanhamento de estoque. Também é recomendado implantar metodologias de organização que auxilie na gestão do estoque, como:

– Primeira que Entra, Primeiro que Sai (PEPS);

– Primeiro que Vence, Primeiro que Sai (PVPS).

Nesses modelos, você evita que a mercadoria vença ou fique encalhada por muito tempo, gerando custo. O segundo tende a ser mais eficiente na prevenção de perda, pois produtos comprados ao mesmo tempo podem ter datas de vencimento diferentes. Nesse caso, os que estão mais próximos de expirar são priorizados nas vendas.

3. Fazer uma boa parceria

Fechar uma parceria com outra empresa pode ajudar seu negócio a levar o produto a outras regiões — inclusive o mercado internacional. Para tanto, invista em um processo de captação de potenciais parceiros. Lembre-se de avaliar atentamente cada fornecedor, distribuidor e transportador logístico.

Nessa análise, é preciso ir além da checagem do preço. Fatores como comprometimento com prazo de entrega, sinergia entre equipes e entrega de diferenciais também são importantes. Na hora de buscar um parceiro, é indicado pensar em um relacionamento de médio a longo prazo.

4. Prestar um bom atendimento

Um bom atendimento não só auxilia nas vendas, como contribui para reter o cliente. Realize um treinamento de equipe, para que ela conheça a fundo cada produto e saiba responder qualquer dúvida do consumidor — além de tratá-lo com cordialidade.

Busque também uma ferramenta que forneça suporte ao atendimento. Por exemplo, um sistema Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Essa ferramenta agrupa informações que ajudam na interação com o comprador. Ela permite entender qual é a sua necessidade ao procurar a empresa.

Uma loja de material de construção que deseja obter sucesso precisa concentrar seu esforço em oferecer um bom atendimento. Mas isso só é possível se os demais departamentos fornecerem o suporte necessário. É essencial manter o estoque atualizado, entregar a encomenda no tempo certo, preparar dados sobre o consumidor, entre outros processos.
 
 
Fonte: Santander

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