Dicas práticas para vender mais em tempos de crise

Dicas práticas para vender mais em tempos de crise

Sem espaço para perder tempo, precisamos vender. Eu preciso. Você precisa.

Então, leia, anote e ponha em práticas as dicas abaixo.

ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

Você pode ter os melhores produtos ou serviços para oferecer ao seu cliente. Porém, se na hora da compra seu cliente tiver uma experiência RUIM no atendimento, certamente, ele não voltará e, pior, não será fidelizado. Um mau atendimento pode acontecer por diversos fatores.

Entre eles estão:

– Funcionário (atendente) desatento e sem visão do negócio. Vende por causa do salário e não por paixão pelo negócio;
– Falar que iria fazer e não fazer;
– Deixar o cliente esperando na linha ou para resposta no Whatsapp;
– Oferecer um telefone para Delivery e não atender;
– Prometer entregar num determinado horário e não entregar;
– Entregador em péssimas condições físicas (que não representa a imagem da empresa);
– Preço fora do combinado.

Diante destes fatores acima relacionados, como podemos melhorar nosso atendimento? Como fidelizar nosso cliente fazendo dele um vendedor automático?

Gere uma experiência, “UAU”!

Se você fizer a mesma coisa que seus concorrentes fazem, você está fadado ao fracasso. Você precisa criar uma experiência no seu cliente. Precisa encher os olhos dele de lágrimas por ter conhecido seu produto ou serviço. Ele precisa ser surpreendido. Precisa falar, UAU!

Maravilha, mas COMO?

Entregue mais e melhor, SEMPRE. O que você pode oferecer a ele a mais do que ele pediu? Pode enviar um brinde? Pode falar que a entrega será feita amanhã e sair com ela hoje – e comunicá-lo? Poderia fazer um acompanhamento de entrega pelo WhatsApp dizendo: seu pedido está a caminho!

Hoje, se você se colocar no lugar do seu cliente e comprar seu produto ou serviço, responda de verdade, qual o tipo de experiência você teria?

Você compraria de você mesmo? Você falaria, “UAUUU”!

Conecte – se com quem já comprou

Eu sempre falo que grande parte das empresas jogam fora, diariamente, rios de dinheiro. Como?

– Não colhendo nenhum dado do seu cliente;
– Tendo dados dos clientes e não fazer NADA com eles.

Se você não colhe dados, você precisa começar imediatamente. Não, não estou falando para saber data do casamento, se tem filhos, isso ou aquilo. Estou falando do telefone (WhatsApp), nome e o que comprou, quanto ele gastou e, se possível, qual a periodicidade que ele compra.

Só com estes dados já conseguimos gerar informações suficientes para apresentar para ele propostas irresistíveis.

Se você já colhe dados mas não faz nada com eles, você não tem clientes. Você tem compradores infiéis. Você não tem relacionamento nenhum com eles e eles trocarão a sua empresa pelo primeiro preço mais baixo que encontrarem. Você não os encanta, você não os bajula, nem um brindezinho você oferece. Não sabe quem ele é, por isso, ele não terá problema algum em trocar a sua empresa pelo primeiro concorrente que apresentar o mínimo de diferencial (agrado – experiência).

Tenho os dados, então, o que fazer?

a) Prepare, lendo e relendo, uma mensagem poderosa (COPY), acompanhada de uma oferta irresistível, que fale com ele. Não adianta mandar uma mensagem com 20 produtos e nenhum ser um produto que ele compraria, nem o preço que se encaixaria no bolso dele. Você precisa se aproximar e dizer: Hey, amigo cliente, estou aqui e quero te ajudar no que você precisar.

b) Neste tempo de Coronavírus, você pode, por exemplo, se oferecer como alguém que entende o que ele tem passado – estando em casa em quarentena – e quer se por a disposição para ajudá-lo.

Exemplo de PetShop:

– Olá Maurício, tudo bem? Aqui é o Rodrigo da PetLife – PetShop. Rapaz, não tem sido fácil estes últimos dias, mas sei que vamos passar por tudo isso e nos tornaremos muito melhores. Bem, sei que você e sua esposa tem um lindo Golden Retriever e não queremos que você se preocupe quanto ao que ele necessitar. Você comprou há 1 mês atrás a ração QuikDog 15Kg – Especial Raça Grandes. Espero que seu Golden tenha ficado feliz. Maurício, estou pondo a disposição nosso Delivery que fará a entrega do que precisar. Inclusive, estamos ajudando nossos clientes com horários bastante flexíveis. Você também poderá fazer uma programação da ração com dia e horário programados e entregaremos conforme combinado. Fico a sua disposição. Que sua família tenha paz neste momento. Forte abraço.

Algumas coisas exclusivas:

– Vamos manter o preço da sua última compra – mesmo que o preço tenha subido no nosso fornecedor;

– Vamos fazer uma entrega programada e flexível;

– Queremos colaborar com nossos governantes e com a sua saúde. A entrega será feita com a mais impecável higiene, utilizando máscara e álcool gel;

– Você poderá pagar em até 3 vezes no cartão ou transferência.

Se você já tem uma base de clientes, neste tempo difícil que todo mundo está enfrentando, você precisa fazer uma força tarefa de todo time para que entrem em contato com toda base, através de telefone, WhatsApp – preferência ligando e Redes Sociais, com foco no Instagram (Stories). Hoje, todo mundo é VENDEDOR.

Existe uma base de clientes chaves, aqueles que são nossos indicadores, vendedores. Estes precisamos cuidar com muito carinho neste tempo. Entre em contato com eles, disponibilize seus produtos ou serviços, Esteja perto, nem se for para saber como ele está. Peça para que estes clientes chave, te indiquem para outros amigos – sem medo.

Ter um script base do que falar é importante para o fechamento. Ligar por ligar ou enviar mensagem sem uma lógica construída, não fechará negócios.

Utilize com força as Redes Sociais

Não tenha medo de pedir para seu cliente marcar você num post, num storie. Faça um storie no seu Instagram marcando o nome dele. Peça para que ele compartilhe no dele e que faça indicação. A força das redes rociais precisa, neste momento, ser um impulsionador das suas vendas.

Fonte: SEBRAE

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