Marketing digital para restaurantes: do básico ao avançado

Marketing digital para restaurantes: do básico ao avançado

O comportamento do consumidor mudou com as novas tecnologias, e isso exigiu uma série de mudanças e adaptações de empresas de todos os segmentos. No setor alimentício não é diferente. Hoje, é preciso que estabelecimentos de todos os tipos estejam em sintonia com as mais recentes atualizações do meio digital, jogando de igual para igual com a concorrência em busca da predileção da clientela.

Mais do que uma simples adequação, é por meio da internet que são desenvolvidas as principais ações de marketing, divulgação e relacionamento com cliente. Afinal, hoje, boa parte dos consumidores fazem pesquisas online e consultam avaliações de outras pessoas antes de decidirem o que vão comer ou pedir.

Com isso, empresas que ainda não possuem uma presença digital definida estão saindo atrás dos concorrentes, desperdiçando a oportunidade de atrair novos clientes e, consequentemente, perdendo espaço no mercado.

Nesse cenário, o marketing digital para restaurantes surge como estratégia fundamental para conquistar esses objetivos. Pensando nisso, separamos algumas dicas com o que há de mais importante para fomentar sua marca online. Acompanhe!

Marketing digital para restaurantes: o que não pode faltar

Existem alguns passos básicos que devem ser seguidos por todas as empresas que desejam marcar presença digitalmente. Os principais são:

Tenha um site funcional

Para iniciar um estratégia de marketing digital para o seu restaurante, é fundamental ter um site funcional. É por meio dele que o cliente vai confirmar informações básicas, como contato e localização, além de consultar o cardápio e fazer reservas.

Por isso, é importante que o site proporcione uma boa experiência ao usuário, sendo intuitivo e fácil de usar. Também é primordial que ele seja responsivo, adaptando-se aos diferentes tamanhos de tela e dispositivos que o cliente possa utilizar para acessá-lo.

Dentro do site, uma das estratégias mais importantes para atração e retenção de clientes a longo prazo é o blog. Para isso, deve-se criar conteúdos originais, relevantes e de qualidade, focando em assuntos que sejam de interesse do seu público-alvo.

Outro quesito fundamental é a aplicação das técnicas de SEO, um conjunto de boas práticas que permite que o site do seu restaurante fique mais bem posicionado na página de resultados do Google e, assim, o usuário o encontre mais facilmente.

Esteja nas principais redes sociais

As redes sociais têm ganhado cada vez mais relevância na relação entre o público consumidor e empresas. Dentre as principais estratégias de marketing digital para restaurantes, é importante que o seu estabelecimento tenha um perfil ativo nas principais plataformas.

Além de serem canais de relacionamento direto e imediato com o cliente, as redes sociais se tornaram ferramentas fundamentais para a realização de ações promocionais que visam a atração e fidelização da clientela. Para uma estratégia mais assertiva, no entanto, é preciso entender quem é seu público e quais mídias que ele frequenta.

No ramo alimentício, Facebook e Instagram têm uma enorme relevância, não só pelo apelo visual que a comida tem, como também pela possibilidade de bons resultados com promoções, eventos e ações segmentadas.

Aliás, o visual tem se tornando um instrumento cada vez mais importante na hora de trabalhar com as redes sociais. Por isso, capriche nesse quesito, e conte com o auxílio de aplicativos para editar imagens e administrar as redes sociais.

Cadastre-se no Google Meu Negócio

Essa ferramenta funciona como uma espécie de identidade do Google para negócios, destacando-os de acordo com os termos da pesquisa do cliente. Trata-se do resultado que aparece mais à direita da página de resultados do Google, mostrando informações, avaliações e fotos do estabelecimento.

Manter um perfil sempre atualizado é fundamental para que o cliente tenha as informações mais precisas possíveis, ajudando também no posicionamento do seu site na página de resultados.

Além disso, o cadastro da localização também é utilizado pelo Google Maps, integrando-o a ferramentas como Waze, Uber e 99, o que facilita a vida do cliente, estimulando-o a comparecer.

Invista em marketing de indicação

O marketing de indicação ou recomendação é uma das estratégias mais importantes para o fortalecimento da sua marca junto ao público. Uma indicação geralmente acontece por parte de clientes satisfeitos, que também são os mais propensos a se tornarem defensores da sua marca nas redes sociais.

O foco deve ser o desenvolvimento de ações que incentivem essas pessoas a se expressarem a favor do seu estabelecimento. Para isso, ideais como realizar promoções ou descontos especiais para os melhores clientes, incentivá-los a divulgarem o espaço nas redes sociais ou a realização de eventos são algumas saídas para ganhar com o marketing de indicação.

Utilize portais de avaliação

Portais de avaliação são plataformas colaborativas que ajudam a criar uma relação entre clientes e restaurante, possibilitando que os consumidores entrem em contato com o seu estabelecimento, tanto aqueles que não conhecem o seu negócio quanto aqueles que conhecem, mas ainda não o procuraram diretamente.

Nos dois casos, seu restaurante ganhará visibilidade por conta das avaliações fornecidas por clientes que já estiverem em seu estabelecimento. Dessa forma, além de postar dados como estimativa de preço, foco de serviço e horários de funcionamento e fotos, o ideal é responder às opiniões dos clientes, tanto as negativas como as positivas.

Entre os portais de avaliação mais conhecidos e procurados pelos consumidores estão o TheFork, TripAdvisor e Yelp, mas busque também aqueles que têm notoriedade na sua região ou com sua audiência.

O que fazer para ir além dos concorrentes

Como comentamos, as dicas acima são básicas e boa parte das empresas do setor de alimentos as fazem. Mas, então, como se destacar em meio à concorrência?

Existe uma série de outras estratégias mais avançadas de marketing digital para restaurantes que podem ser utilizadas para aumentar sua vantagem competitiva no mercado. Destacamos as seguintes:

Consulte o Google Trends e o Facebook Insights

A duas gigantes da tecnologia disponibilizam diversas ferramentas que são bastante úteis na hora de estabelecer estratégias voltadas para o ambiente virtual. Dois exemplos são o Google Trends e o Facebook Insights.

A primeira permite com que você veja, gratuitamente, o índice de popularidade de determinados termos na internet. Com isso, é possível consultar as principais tendências junto ao público e, assim, direcionar as ações promocionais e de conteúdo de maneira mais assertiva.

Já a solução do Facebook oferece uma série de dados relevantes sobre o comportamento e as preferências das pessoas que já estão conectadas à sua página, o que facilita o direcionamento de ações para atração de novos clientes com perfil semelhante ao do seu público atual.

Utilize o Google Adwords e o Facebook Ads

Trata-se de duas ferramentas de criação e disparo de anúncios pagos. Ambas permitem criar ações segmentadas de acordo com o perfil público, seus interesses ou geolocalização, por exemplo, o que permite um maior foco nas estratégias.

No Facebook Ads, é possível criar anúncios bastante personalizados, focando, por exemplo, somente nos clientes que fazem aniversário nos próximos dias ou naqueles que se casaram recentemente. Ou seja, é possível atingir uma determinada parcela da clientela de maneira bastante específica.

Mensure resultados com Google Analytics

Quando falamos em marketing digital, a mensuração de resultados é uma das etapas mais importantes. Com o Google Analytics, é possível acompanhar diversas métricas que ajudam a medir o alcance e a efetividade de cada uma das ações que você criou, o que auxilia na tomada de decisões e em possíveis mudanças de rumo. Vale destacar que o Facebook também possui ferramentas de mensuração que valem a consulta.

Essas são apenas algumas das principais ações de marketing digital para restaurantes que podem ser feitas para, independentemente do mercado de atuação, obter melhores resultados.

Claro que, no ramo da gastronomia, também é fundamental levar em consideração aspectos como estrutura física e qualidade de atendimento, que servem tanto como continuidade do relacionamento iniciado virtualmente, quanto como início de uma estratégia de fidelização.

Fonte: lojabrazil

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