Os principais desafios de um Restaurante

Os principais desafios de um Restaurante

Iniciar um negócio próprio é um grande desafio, independente da área escolhida.
Mas quando o assunto é abrir o próprio restaurante, a situação pode ser ainda mais desafiadora, uma vez que o ramo requer cuidados indispensáveis e especiais.

Além de todas as questões administrativas e financeiras, como capital inicial, capital de giro, estoque, estrutura, insumos, treinamento de equipe e marketing, o dono de restaurante precisa atentar-se especialmente a normas e leis de higiene e segurança.

Ser proprietário de um estabelecimento gastronômico implica em ter responsabilidade direta sobre a alimentação diária de diversas pessoas, significa ter um cuidado redobrado com a segurança e saúde dos clientes, prezando acima de tudo pela qualidade de cada item que é produzido e fornecido ao público.
Então, no momento de se planejar e estruturar, faça um bom plano de negócios e estude detalhadamente as normas e leis dos órgãos fiscalizadores, como a ANVISA, por exemplo.

Vencido isso, é importante definir o público alvo do seu estabelecimento. Ter um nicho específico facilitará a comunicação com o cliente, aumentando a assertividade e conversão.

Além disso, ter um perfil de público definido deixará o seu cliente mais à vontade, com a sensação de estar em casa, em um ambiente familiar ao seu gosto e características.
Tão importante como o cuidado ao definir a sua persona, é o cuidado ao estruturar e decorar o seu ambiente. Neste momento é essencial pensar com a mentalidade de seu público, entendendo os seus gostos em cada detalhe, da decoração à iluminação.

O ambiente de seu restaurante deverá passar a sensação de conforto e bem estar, de aconchego e receptividade.
Aposte em cantinhos bonitos e marcantes, para que seu cliente possa tirar uma linda foto e ainda replicá-la em suas redes sociais.
Capriche no cardápio, tanto nos pratos e bebidas oferecidas quanto na apresentação do mesmo. Sempre respeitando a temática do seu restaurante e a personalidade dos seus clientes.

Invista em treinamentos para toda a equipe, de nada adianta seguir todas as normas e leis padrões, ter um estabelecimento bonito e decorado, comida gostosa e bons drinks, se o atendimento dos garçons e funcionários não for de excelência. Não é mesmo?

Um atendimento de excelência gera relacionamento com o cliente e tem o poder proporcionar uma experiência única e agradável, fidelizar e ampliar o público.

Como visto, os desafios para se iniciar no ramo gastronômico e se posicionar não são poucos, mas com um bom planejamento e bastante dedicação o retorno é certo e gratificante.

Uma das áreas que mais cresce no mundo e que tem demonstrado ser resistente às crises, o ramo alimentício é apaixonante e especial. Vale a pena quando se tem amor pela área.
 
 
Fonte: lojabrazil

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