Como usar os recursos do Instagram para vender mais

Como usar os recursos do Instagram para vender mais

Na estratégia de marketing de uma empresa, é preciso levar em conta a possibilidade de pensar em como vender mais pelo Instagram. O aplicativo é um dos preferidos dos brasileiros, que possuem cerca de 70 milhões de contas ativas no país.

No mundo, o número de contas ativas supera o impressionante número de 1 bilhão. Em 2020, mais de 2 milhões de empresas investiram para que os seus posts pudessem ter visibilidade para os seus usuários.

Quem pensa que o Instagram é apenas um aplicativo de fotos, está enganado. Atualmente, o que mais cresce no Instagram são os vídeos, assim como as transmissões ao vivo. Com a pandemia de Covid19, outro formato que caiu no gosto do público foi o das transmissões ao vivo, as lives.

Na hora de montar a sua estratégia de como vender mais no Instagram, é preciso demonstrar atenção com o cliente, inclusive por meio da publicação de um conteúdo relevante e útil para os seguidores.

Para uma empresa, a presença na rede social vai colaborar para que ela crie uma autoridade no seu ramo de atuação. Vamos aqui apresentar algumas ideias de conteúdo para Instagram que podem ajudar a construir uma rede de seguidores dentro do perfil da empresa.

E para explorar o maior potencial para quem pensa em como vender pelo Instagram é preciso explorar todos os recursos que estão à disposição. Saber usar bem os stories, as hashtags e as mensagens diretas para interagir com o público é um bom começo. Acompanhe com a gente algumas possibilidades!

COMO VENDER PELO INSTAGRAM

USAR OS STORIES

É um recurso que permite a criação de postagens com textos, imagens e vídeos que ficam disponíveis por 24 horas. Basicamente serve para manter a empresa no radar dos clientes e podem ser usados, por exemplo, para conseguir informações valiosas dos seus seguidores. Entre as ferramentas disponíveis nos stories estão as enquetes. Dentro desse conteúdo para Instagram, você pode perguntar o que as pessoas gostariam de ver no perfil ou de repente ter uma ideia sobre o que pensam sobre o seu produto. Sem dizer que as enquetes geram empatia, justamente pela preocupação com a opinião do usuário.

DESCRIÇÃO

A descrição em texto deve ser breve, porém informativa. Deve conter as principais informações sobre o produto ou sobre o conteúdo oferecido. Esse conteúdo preferencialmente deve ter alguma relação com o que a sua empresa oferece, ainda que muitas vezes isso possa acontecer de forma indireta. Se por exemplo você oferece produtos de beleza, pode trazer um conteúdo que fale sobre a importância dos cuidados com a pele ou o corpo, por exemplo. É muito importante também uma descrição bem direta na bio, quando se trata de um perfil comercial.

USO DAS LIVES

Nos últimos dois meses, as lives tomaram conta da Internet. Se for o caso de fazer uma, é bom dar uma olhada no calendário do dia, já que a concorrência é grande. Aqui também vale a qualidade do conteúdo oferecido. Um bate-papo com pessoas conhecidas ou influenciadores sempre são uma boa opção. É preciso avaliar as oportunidades do momento e as demandas dos usuários. Se conseguir unir as duas coisas, as chances de sucesso crescem.

EXPLORAR AS IMAGENS

Para começar, as imagens devem ter uma boa qualidade de resolução. Ou seja, quanto maior a quantidade de pixels, melhor. Hoje, os aparelhos celulares de custo médio e as câmeras de entrada, como DSLRs, podem ajudar na missão. Com o equipamento em mãos, um bom enquadramento e iluminação – que pode ser natural – vão ajudar você a compor uma boa imagem do produto ou do conteúdo que você vai disponibilizar. Aqui falamos um pouco sobre como produzir fotos profissionais sem sair de casa.

FREQUÊNCIA E HASHTAGS

Para que o seu conteúdo ganhe relevância e alcance, é preciso atenção com a frequência dos posts e com as hashtags (#), Os dois itens vão ajudar na visibilidade aos seus posts. No caso da frequência, entre um e três posts diários são suficientes. Mas não vale apenas postar por postar. O conteúdo deve ter relevância para que haja interesse das pessoas. Já as hashtags dão um alcance para os posts fora da sua rede de usuários, e, com isso, podem trazer mais gente para acompanhar o seu trabalho ou produto.

COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE

Colocar o conteúdo no ar é apenas o início do processo, que deve ter sempre o cliente como objetivo principal da atenção. O Instagram é uma rede social dinâmica e de muita interação. Além das curtidas, muita gente gosta de interagir por meio dos comentários ou mesmo de uma mensagem direta. Seja para uma crítica, um elogio ou uma dúvida. No caso das dúvidas, demorar para responder pode fazer com que o seguidor procure o seu concorrente. Redes sociais são dinâmicas e dessa forma devem ser tratadas.

Fonte: terraempresas

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