Como tirar fotos de produtos para vender mais

Como tirar fotos de produtos para vender mais

Você já deve ter ouvido a frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Se o objetivo é vender um produto, ela pode ser considerada uma afirmação bastante adequada. Uma foto bem produzida é capaz de transmitir detalhes importantes sobre o item. Por isso, “como tirar fotos de produtos” está entre os questionamentos de muitos empreendedores.

Eles sabem a importância das fotos para o seu negócio e querem valorizar seus produtos para chamar a atenção do público e estimular as vendas. Neste artigo, mostraremos como tirar fotos de produtos com qualidade para ampliar as vendas e ajudar os negócios da sua empresa. Confira!

O poder das imagens para gerar vendas no seu negócio

Por muitos anos, a fotografia foi uma atividade exercida apenas por profissionais da área. Com a chegada e a popularização das redes sociais, pessoas comuns passaram a registrar seus próprios momentos e compartilhá-los.

Um estudo realizado pela empresa Pew Research revelou que 54% dos usuários da Internet já publicaram uma foto ou vídeo criado por eles mesmos. A produção de fotos se tornou uma atividade mais acessível para inúmeras pessoas. Com isso, o interesse pela fotografia aumentou.

O uso de imagens em textos tornam os conteúdos mais dinâmicos e interessantes para o usuário. De acordo com profissional de marketing Jeff Bullas, os textos com imagens são 94% mais visualizados do que um texto sem apelo visual.

No Facebook, por exemplo, o uso de uma imagem na publicação pode aumentar o engajamento do público em até 2,3 vezes. Os tweets com imagens recebem 150% mais compartilhamentos do que os tweets sem.

Por outro lado, os usuários não estão preocupados apenas em produzir suas próprias fotos. Eles reconhecem imagens que são feitas com qualidade ou não, e isso influencia em seu interesse e desejo de compra. Se o objeto de interesse não foi bem fotografado, o cliente vai buscar por uma imagem em outro site que represente melhor.

Isso pode ser percebido no e-commerce, pesquisas revelam que para 67% dos consumidores, a qualidade da foto do produto influencia na decisão de compra.

Os clientes estão cada vez mais exigentes. Com isso, as marcas estão se preocupando mais com as informações de seus produtos e a qualidade das imagens que usam nas redes sociais, nos e-commerces e até nas lojas físicas. Porém, nem todo empreendedor, principalmente aqueles que estão começando, têm recursos financeiros para contratar um fotógrafo profissional.

Como tirar fotos de produtos se tornou uma dúvida frequente e até uma necessidade para muitas empresas. O empreendedor precisa gerenciar o negócio, fechar vendas, atender os clientes e ainda fotografar os próprios produtos. Para ajudar com esse grande desafio, listamos 15 dicas que vão te ajudar com esse processo. Confira!

Como tirar fotos de produtos

É importante salientar que nenhuma técnica ou dica compartilhada substitui o trabalho de um profissional. O maior diferencial desses especialistas está no olhar aperfeiçoado, na técnica apurada e na criatividade.

Os fotógrafos são capazes de identificar posições, ambientes e cenários que dariam boas fotos com muita facilidade. Além disso, os anos de carreira fazem com que desenvolvam habilidades para conduzir uma sessão de fotos e entregar resultados que superam as expectativas dos clientes.

Por isso, mesmo que você não seja profissional, as dicas a seguir te ajudarão a fotografar com mais qualidade, contribuindo para estimular as suas vendas. Vamos lá!

Saiba onde as fotos serão usadas

Para começar, é importante saber qual será o uso das imagens, pois cada necessidade apresenta características diferentes para as fotos. Uma imagem que será usada em um banner na vitrine não tem as mesmas especificações que uma foto que será usada em uma rede social, por exemplo.

Imagens para e-commerce

1. Resolução mínima

A imagem deve ser nítida para que o cliente consiga visualizar o produto e seus detalhes. Alguns e-commerces oferecem o recurso de zoom, para facilitar a visualização. A nitidez da imagem depende da quantidade de pixels: quanto maior for, melhor será a resolução.

Por outro lado, você deve lembrar que os arquivos serão hospedados em seu site e isso não deve impactar em seu carregamento. Trabalhe sempre com fotos quadradas entre 600×600 (mínimo) e 1200×1200 (máximo).

2. Não use informações na imagem

Algumas empresas adicionam marca d’água nas imagens ou preços e nome dos produtos. Essa prática não é recomendada e pode prejudicar o uso da foto. Imagine que você precisa usar a imagem do produto fora do seu site, não fará sentido se tiver o preço nela.

Além disso, nome de empresas e logos podem mudar com o passar do tempo.

3. Não economize nas imagens

A compra pela internet causa muita insegurança no cliente. Permitir que ele veja os detalhes do produto pode deixá-lo mais confiante em fazer uma compra em seu site. Por isso, não economize nas imagens. Fotografe o produto por diversos ângulos e adicione o máximo de detalhes no seu site.

Na hora de fotografar

1. Utilize fundos brancos

A menos que o objetivo seja fotografar um ambiente, uma paisagem ou um cenário específico, sempre use o fundo branco. Esse fundo destaca o produto e ajuda na hora da edição.

2. Cuidado com o enquadramento

Veja se o enquadramento está proporcional ou se o objeto que deve ser destacado está posicionado de forma que chame a atenção em todo o cenário. Principalmente em fotos de catálogo e redes sociais, é muito fácil perder a atenção do cliente para o que está ao seu redor. Por isso, o produto deve sempre estar em uma posição que o favoreça.

3. Atenção para a iluminação

A luz natural é a melhor opção para fotografar. Aproveite o início da tarde, sempre que puder. Quando não for possível, será necessário usar um equipamento específico.

4. Aproveite os ângulos

Fuja do padrão. Ao fotografar, busque ângulos diferentes e que você nunca imaginou usar. Não se sinta envergonhado ou ridículo. Os maiores fotógrafos do mundo conseguiram imagens incríveis porque foram ousados.

5. Cuide da estabilidade

Um dos maiores desafios de fazer uma boa foto é garantir a estabilidade da câmera. Um mínimo movimento ou vibração é capaz de deixar uma linda imagem borrada. A solução, nesse caso, é contar com o auxílio do tripé. Existem modelos que comportam até smartphones.

6. Proporcione uma noção de escala para o cliente

Ter noção do tamanho de um produto pode ser difícil quando só é possível ver sua imagem. Esse problema pode ser solucionado com o uso de um objeto comum para medir a escala do produto. Se a sua loja vende bolsas, por exemplo, você pode colocar um aparelho de celular, uma fruta, caderno etc. ao lado dela.

7. Invista no natural

Aproveite os ambientes naturais para ajudar o cliente a inserir o produto em sua realidade. Crie um contexto onde o seu produto pode ser usado, crie cenas e coloque o item como protagonista.

8. Mostre sempre mais

Você vende um produto em diferentes cores? Fotografe cada uma e use as fotos em seu site. Dessa forma, o cliente terá uma noção de como é cada cor aplicada ao produto.

9. Não apague as imagens da câmera

Faça todas as fotos e não apague nenhuma. O olhar que temos sobre o visor da câmera é diferente de quando vemos a imagem no computador. Às vezes você pode apagar uma imagem que ficou incrível porque na hora não gostou muito.

10. Não use filtros

Eles são ótimos para imagens pessoais e em redes sociais. Imagens de produtos devem representar suas cores com a maior fidelidade possível. Caso contrário, pode gerar problemas com o cliente que comprou pensando que o produto era de um jeito, mas quando recebeu, viu que era bem diferente.

11. Aprenda a editar

A edição é fundamental no processo de fotografia. Depois de fazer uma série de imagens, você terá que selecionar as melhores, fazer ajustes, cortes e realçar alguns tons que não ficaram fiéis aos originais. Além disso, você precisará de imagens de tamanhos diferentes, formar composições e mais uma série de outras necessidades de melhorias.

Fonte: sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *