8 truques de marketing no Instagram para turbinar seu restaurante

8 truques de marketing no Instagram para turbinar seu restaurante

Há um fato: o restaurante que deseja ter contato com seus clientes pode usar o marketing no Instagram como uma ferramenta para isso acontecer. E com o avanço das melhorias na rede social, está ficando cada vez mais fácil e prático conhecer o público-alvo.

Mas para obter sucesso com as estratégias de marketing no Instagram, a pessoa que toma conta de um restaurante precisa prestar atenção em algumas funcionalidades da plataforma.

Pensando nisso, preparamos 8 truques para seu restaurante, seja qual for o segmento ou o tamanho, se destacar no Instagram.

Por que seu restaurante deve usar o marketing no Instagram?

O Brasil é o terceiro país com mais números de usuários que passam tempo na internet. Já o consumo do Instagram fica atrás apenas do Whatsapp e do Facebook. Então, por que não investir, não é?

Na verdade, não ter um perfil no Instagram pode trazer falta de visibilidade ao seu restaurante. Com o uso certo da plataforma, você consegue alcançar e trair novos clientes com o tempo.

1. Organize sua bio

É fundamental ter uma bio organizada, por exemplo, conter informações como o segmento, qualidades do restaurante, a localização e por último, mas não menos importante, um site ou cardápio digital.

Isso porque, muitas pessoas ao acessarem o Instagram de um restaurante já buscam pelo cardápio. Não esqueça de destacar nas suas redes.

2. Crie hashtags para o seu restaurante

Por falar em bio do Instagram, é importante para o seu restaurante ter hashtags que mencionem ele.

Por exemplo, colocar na sua bio uma hashtag e dizer aos seus clientes que ao marcar o seu estabelecimento inclua ela também. Isso ajudará você a controlar o conteúdo gerado pelos usuários.

Além disso, as hashtags podem:

– Ajudar a construir uma comunidade;
– Aumentar o engajamento;
– Mostrar uma experiência única para os novos visitantes.

3. Fique atento(a) aos feriados e datas especiais

Uma ótima ideia para aumentar as vendas e atrair novos clientes a partir do Instagram são as datas especiais, como feriados, confraternizações no fim de ano e muitas outras.

Criar conteúdos para esses eventos ajudará a aumentar o alcance do seu restaurante. Além de mostrar aos seus clientes que você está dentro das atualidades.

A ideia são muitas. Você pode fazer uma postagem sobre determinada data ou período, ou quem sabe, fazer um prato especial para o dia que será comemorado.

E para você não perder nenhuma data importante, já separamos por aqui um conteúdo exclusivo com as datas que muitos donos e donas de restaurantes precisam ficar de olho.

4. Tente manter suas paletas de cores

Mas o que seria isso? Então, seu restaurante ou seu negócio em si, como a embalagem do delivery deve possuir alguma cor de destaque, que você pensou para o seu negócio, não é? É importante usar essas cores no Instagram também.

Muito do marketing digital tem a ver com o visual e um feed que combine pode ser o sucesso para a permanência dos seus clientes no seu feed.

Um conteúdo aleatório ou com uma aparência sem consistência pode deixar seu perfil confuso. Por isso, é essencial ter em mente o que você pensa para ter no feed. Claro que manter um feed organizado vai precisar de mais tempo e planejamento, mas você verá que valerá a pena.

Logo abaixo separamos algumas ferramentas que você pode usar para organizar o seu feed, até mesmo criar as postagens em um só lugar:

Canva: Com o Canva, é possível fazer muitas coisas, principalmente quando assunto é criar conteúdo. Com essa ferramenta, é possível ter acesso a templates para Stories, Feed, Reels e muitos outros formatos;

Trakto: Semelhante ao Canva, a Trakto é uma ferramenta que também não deixa nada a desejar. Nela você consegue criar, publicar e compartilhar suas artes para o Instagram;

Facebook Business Suite: O próprio Facebook possui uma ferramenta para ajudar os usuários a programarem suas postagens, que é o Business Suite. Neste link você confere o passo a passo para ver a magia acontecer.

5. Coloque destaques no seu perfil

Além da bio e das hashtags existe uma outra obrigação para o perfil do seu restaurante ter: os destaques.

Com os destaques o seu cliente poderá ter em mãos o máximo de informações possíveis. Hoje, essa funcionalidade funciona como um “menu”, que seus clientes podem navegar como se fosse um site.

Um exemplo de organização de destaques poderia ser:

– Horários – Importante colocar todos, incluindo fins de semana e feriados. Muitos clientes costumam dar aquela conferida antes de sair de casa;

– Avaliações – Aqui ficariam as avaliações dos clientes ou da imprensa;

– Sobre – Nesta sessão pode se falar sobre o restaurante, sua história e muito mais;

– Equipe/bastidores – Uma das que podem mais gerar aproximação do cliente é o destaque que se apresenta a equipe ou os bastidores. Os chefs, as pessoas que servem, quem realiza a entrega, quem fizer parte;

– Por fim, o menu: Se você optar por não ter um cardápio digital ou site, você pode colocar seu menu no destaque.

6. Realize promoções e descontos

Uma valiosa tática para restaurantes que querem usar o marketing no Instagram é realizar promoções para o seu público.

Essa estratégia não apenas aumenta o engajamento, porque os seguidores gostando vão passar a comentar, mas também seu alcance, onde eles poderão marcar um amigo.

7. Faça parcerias com blogueiros(as) ou influencers

Uma das estratégias que mais estão em ascensão são os(as) blogueiros(as) e influencers, e a melhor notícia é que atualmente existem milhares de influenciadores no mercado e com conteúdos de qualidade.

Esses usuários normalmente têm um público muito envolvido nas áreas em que estão localizados, e é por isso que a parceria com eles é uma ótima forma de tática de marketing de restaurante para alcançar novos clientes em potencial.

Existem muitas maneiras de colaborar com influenciadores, dependendo do seu orçamento e do objetivo. Muitos blogueiros de comida com um grande número de seguidores cobram por postagem ou Story, enquanto alguns micro influenciadores podem divulgar para o seu restaurante em troca de um kit personalizado, por exemplo.

8. Capriche nas fotos de comida

Além do conteúdo, é importante pensar na imagem, não é mesmo? E se você deseja realizar um marketing no Instagram organizado, é importante ter fotos boas.

Pratos arrumados, decorados e limpos nas bordas são algumas das estratégias que você pode usar.

Fonte: goomer

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