Mensagem para cobrar cliente: veja alguns exemplos

Mensagem para cobrar cliente: veja alguns exemplos

Existem dúvidas sobre como, de fato, cobrar seus clientes? Não precisa se preocupar: a gente trouxe algumas situações práticas como exemplo para você.

Vem dar uma olhada e entender como adaptar cada caso à realidade da sua empresa.

Mensagem de pagamento não confirmado

Que tal criar um fluxo de mensagens para os clientes que finalizaram a compra, mas não têm seu pagamento confirmado no sistema da sua empresa?

Exemplo:

Ei [nome do cliente], tudo bem?

Vimos que o pagamento do produto XXXXX ainda não foi efetuado.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre como finalizar sua compra, não hesite em nos procurar, ok?

Um abraço, [nome da empresa]

Mensagem de negociação

As mensagens de negociação surgem quando o prazo do vencimento do boleto (ou de pagamentos no geral) já expirou há muitos dias.

Aqui, além de se colocar à disposição para entender a situação do cliente, também é interessante já sugerir possibilidades de negociações ou possíveis parcelamentos, quando válidos.

Lembrando que é sempre interessante manter uma linguagem firme, porém educada, até mesmo em momentos mais críticos como esse.

Exemplo:

“[Nome do cliente],

Seu pagamento da compra/serviço XXXX encontra-se com 30 dias de atraso, visto que a data de vencimento do boleto era em DD/MM.

Caso necessário, podemos parcelar esse valor em até 2 vezes sem juros. Para mais opções de negociação, favor entrar em contato conosco.

[Nome da empresa]”

Mensagem de vencimento de Boleto e Pix

Você pode prevenir o atraso de um pagamento via Boleto ou Pix criando uma comunicação com o objetivo de lembrar seu cliente de que a data limite se aproxima.

É interessante, inclusive, que você já envie o código ou link do pagamento na mensagem – ao redirecionar o cliente diretamente para a página onde a ação é necessária, você facilita e agiliza ainda mais o processo e aumenta as chances do pagamento ser efetuado!

Exemplo:

Ei [nome do cliente], tudo bem?

Seu pagamento de R$XXXX vence amanhã, dia XX/XX.

Para pagar, utilize o código abaixo no aplicativo do seu banco ou Internet Banking e simplifique o processo:

[CÓGO DE BARRAS/ CÓDIGO PIX COPIA E COLA]

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Um abraço, [nome da empresa].

Mensagem de cobrança de mensalidade atrasada

Se seu cliente te paga mensalmente por um serviço ou produto, você pode criar uma mensagem de cobrança para situações em que esse pagamento não seja efetuado dentro do prazo.

Exemplo:

“[Nome do cliente], como vai?

Ainda não registramos o pagamento mensal referente ao seu plano de [serviço], que vencia dia XX/XX.

Aconteceu alguma coisa? Lembramos que a falta de pagamento pode acarretar o cancelamento ou a interrupção dos serviços. Por isso, entre em contato conosco para negociarmos a sua dívida.

Estamos à disposição!

[Nome da empresa]”

Mensagem de indagação sobre o pagamento

Caso exista alguma dificuldade em encontrar a cobrança do cliente em sua central de dados, pode ser interessante criar uma comunicação de caráter colaborativo para pedir a confirmação do pagamento.

Exemplo:

Ei [nome do cliente], tudo bem?

Estamos com dificuldade em localizar a confirmação do pagamento do produto XXXXX. Pode nos ajudar?

Responda essa mensagem com “sim”, caso já tenha efetuado o pagamento.

Caso precise de uma segunda via do Boleto ou um novo código de pagamento Pix, estamos à disposição!

Um abraço, [nome da empresa]

Mensagem após vários dias de vencimento

Caso seu cliente atrase vários dias para efetuar o pagamento, você também pode criar uma mensagem de cobrança.

Exemplo:

“[Nome do cliente], como vai?

O seu pagamento com vencimento em XX/XX/XXX, no valor de R$ XXX, referente a compra do [produto/serviço], está atrasado há X dias.

Entre em contato conosco caso precise emitir a segunda via, parcelar ou negociar o débito.

Seguimos à disposição, [nome da empresa]

 

Fonte: inter

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