Como vender mais no Natal: 5 ações para aumentar as vendas

Como vender mais no Natal: 5 ações para aumentar as vendas

Encontrar formas de como vender mais no Natal não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, muito pelo contrário, com planejamento essa tarefa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é preciso aplicar as estratégias certas, com medidas simples você poderá ter um final de ano muito mais lucrativo do que você espera.

Vale a pena lembrar que o Natal é uma das datas mais importantes do varejo e fazer com que a sua loja tenha um bom desempenho nesta data, te ajudará a iniciar o próximo ano com o pé-direito. Afinal, nenhum empreendedor quer completar o ano no vermelho ou com dificuldades para pagar as contas.

Por isso, para te ajudar nessa busca por melhores resultados, preparamos esse artigo com ações que você poderá fazer para aumentar as vendas no Natal, encantar os seus clientes e garantir vendas o ano todo. Confira!

Como vender mais no Natal

Muitos varejistas se preocupam em encontrar formas inovadoras de atrair o cliente para a loja e vender mais no Natal. Claro que estar atento às tendências do mercado é fundamental, mas não é essencial para ter bons resultados.

Mesmo porque, de nada adianta investir em última tecnologia para controle de estoque, mas não ter vendedores bem treinados, por exemplo. Ou então planejar campanhas extraordinárias se a divulgação não conseguir atingir o público-alvo da sua marca.

O aumento nas vendas geralmente é o resultado de uma série de fatores, combinando ações e sempre pensando em resolver os problemas do cliente. Por isso, se você ainda está perdido e não sabe como vender mais no Natal, é só acompanhar as nossas dicas.

1. Escolha os produtos certos

Uma das primeiras coisas que você deverá fazer para aumentar as vendas no Natal é uma análise nos produtos que estão sendo vendidos na sua loja. Para que o cliente tenha interesse em entrar ou comprar as suas mercadorias, você precisa vender produtos que atendam às necessidades desses clientes.

Ou seja, a escolha do mix de produtos é o principal passo para ter bons resultados. Essa escolha deve ser feita com base na opinião do cliente que frequenta a sua loja e do mercado como um todo. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas que venda calças jeans, você precisa ter em mente que diferentes pessoas irão procurar pelo produto. Algumas procurando por modelos mais clássicos, outras por modelos da moda, e ainda aquelas que estão procurando por algo entre esses dois extremos.

Ou seja, se você oferecer produtos que atendam a apenas uma dessas demandas, então você estará perdendo vendas. Por isso, saber exatamente o que o cliente espera é essencial e qual será a procura, para não acabar com um estoque abarrotado de peças que você terá dificuldade para vender.

Ao mesmo tempo, é importante criar um balanço com a identidade da sua marca. Assim, se a sua marca estiver preocupada em trazer sempre as novidades do mundo da moda, provavelmente os clientes que quiserem comprar calças jeans de modelo clássico, não serão os seus clientes.

2. Inclua outras ações de marketing sensorial

Já falamos sobre duas estratégias de marketing sensorial (decoração e música ambiente) para deixar a sua loja um local especial para os clientes no Natal, entretanto elas não são as únicas. Por isso, a nossa próxima dica é ficar atento a outras ações que podem ser implementadas e que farão toda a diferença.

O sentido do olfato está profundamente ligado à memória afetiva, sendo capaz de despertar diferentes emoções facilmente. Aromas natalinos, como pinheiro, canela, maçã e baunilha, podem criar uma sensação acolhedora e familiar em sua loja. Utilize velas perfumadas, difusores de ambiente ou até mesmo a fragrância de produtos relacionados ao Natal para proporcionar uma experiência olfativa única.

O tato também pode ser estimulado durante o Natal com a disponibilização de produtos para experimentação, permitindo que os consumidores toquem, sintam e interajam com eles. Além disso, considere a criação de zonas de descanso confortáveis onde os clientes possam relaxar, experimentando o toque de materiais aconchegantes.

Por último, mas não menos importante, estimule o paladar dos consumidores. Sem dúvida essa é uma tarefa fácil para empresas do ramo alimentício. Entretanto, você pode oferecer brindes temáticos que sejam comestíveis, biscoitos, chocolates, água, café, chá, dentre outros. Tudo dependerá do perfil da loja e da sua marca.

3. Crie combos de produtos

Conseguir aumentar as vendas exige conhecimento do perfil de compras dos clientes e dos produtos mais desejados por eles. Isso permite que você crie promoções que funcionam, incluindo oferecer combos de produtos que os consumidores ficarão realmente interessados em adquirir.

Isso acontece porque eles oferecem uma economia percebida, com os clientes sentindo que estão recebendo mais valor pelo dinheiro gasto. Além disso, os combos facilitam a escolha, poupando tempo e esforço dos clientes, uma vez que já estão selecionados e combinados de forma estratégica.

Para conseguir montar os combos certos você precisará:

– Identificar os produtos complementares: escolha produtos que se complementam ou são usados frequentemente juntos. Por exemplo, em uma loja de eletrônicos, um combo de smartphone e fones de ouvido sem fio pode ser atraente;

– Crie combos relacionados ao Natal: para se alinhar com o espírito natalino, crie combos com temas festivos. Uma loja de roupas femininas pode oferecer um combo composto por um vestidos e um acessório que complemente o look da ceia de Natal;

– Oferecer descontos significativos: garanta que o preço do combo seja mais baixo do que a soma dos produtos individualmente. Descontos atraentes incentivam os clientes a escolherem a combinação completa;

– Destacar a economia e o valor agregado: comunique claramente a economia que os clientes terão ao comprar o combo. Mostre o valor total economizado para incentivar a compra.

Por último, você também pode fazer uma seleção de produtos que possam ser combinados e o cliente escolhe qual será o combo dele. Isso pode ser feito, por exemplo, com o cliente escolhendo os itens e recebendo um desconto conforme os produtos escolhidos e as suas quantidades, de modo semelhante aos descontos progressivos.

4. Não se esqueça das embalagens para presente

Oferecer embalagens para presente. Existem diferentes vantagens que essa ação pode oferecer e falaremos brevemente sobre elas a seguir.

As embalagens de presente podem ser um diferencial interessante para o seu negócio. Embalagens criativas e temáticas de Natal não apenas atraem a atenção dos consumidores, mas também despertam curiosidade e antecipação em relação ao conteúdo. Um presente habilmente embalado é como um convite visual que promete uma experiência excepcional antes mesmo de ser aberto.

Além disso, quando você consegue facilitar a jornada de compras do cliente, principalmente durante o Natal, ela será lembrada. Afinal, ninguém quer ir em diferentes lojas quando tem tantas outras coisas para organizar. Por isso, oferecer embalagens de presente prontas e bem-feitas simplifica a vida dos consumidores, poupando-lhes tempo e esforço.

Assim como o presente de Natal, durante as compras cada detalhe importa. Colocando as nossas dicas em prática você conseguirá vender mais, conquistar clientes e ainda fidelizá-los. Não espere mais, coloque em prática as nossas dicas e saia na frente da concorrência.

5. Faça ajustes no layout da loja

Outra forma de conseguir aumentar as vendas no Natal é fazendo alguns ajustes no layout da loja e expondo os produtos de forma inteligente. Por exemplo, é natural que o gestor da loja queira expor a maior quantidade de produtos possíveis, mas se os corredores ficarem apertados e os consumidores tiverem pouco espaço para andar pela loja, a tendência é que eles diminuam o tempo de permanência no seu estabelecimento.

Ou então, se os produtos mais procurados ficam logo na entrada da loja, eles entrarão, comprarão aquilo que desejam e irão embora, sem andar quase nada pela loja. E, uma coisa certa, quanto menos eles andam, menos expostos estarão aos produtos que você vende e menores as vendas.

Por isso, a nossa dica é fazer uma análise detalhada de quais espaços podem ser melhor aproveitados, como deixar corredores mais espaços e onde cada item deve ficar exposto. Por exemplo, o ideal é que você deixe alguns dos produtos mais procurados na entrada, os demais podem ficar no fundo da loja.

Ou então deixar os provadores e o caixa em lados opostos, assim, além de forçar o cliente a percorrer uma área maior, você também evitará filas grandes e muita aglomeração durante datas com grande movimentação de consumidores, como o Natal.

 

Fonte: listenx

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